“Não é nada pessoal. São apenas negócios.” – O Poderoso Chefão
Quantas vezes você chegou em casa puto por causa do trabalho? Ou chegou puto no trabalho por causa de algo que aconteceu no caminho para ele, como uma fechada no trânsito, por exemplo?
Você é daqueles que explode por qualquer coisa e arrasta um problema de um lugar para o outro, criando uma bola de neve de raiva que só te deixa mal no fim do dia?
Se eu posso te dar uma dica para ser feliz meu amigo, é que você precisa parar de levar as coisas pro lado pessoal.
Como não levar as coisas para o lado pessoal?
Gostaria de citar uma frase do filme Birdman: “Você não é importante. Acostume-se com isso”.
Você pode até ter um cargo grande no seu ambiente de trabalho, mas não é o centro das atenções da vida das pessoas.
Na maioria das vezes, elas nem lembram de você e muito menos pensam em você antes de fazerem alguma coisa.
Lide com isso.
Sua esposa ou namorada deixou a pia cheia de louça suja depois de um dia cansativo de trabalho? Não, ela não fez isso para te provocar.
Ela simplesmente esqueceu de lavar a louça porque sim. Acontece. Comece a relevar mais as coisas e permita-se ser uma pessoa feliz, leve e descontraída.
Pare de achar que todo mundo está querendo te atingir o tempo todo. Você não é o centro das atenções. Muito menos o centro do universo.
Você tomou uma fechada no trânsito, pisou em cocô de cachorro ou bateu com o dedinho na quina do sofá. Você pode se dar ao direito de um minuto de raiva, mas é isso. Não é uma conspiração do universo contra você.
Essas coisas acontecem com todo mundo o tempo todo. Pare de levar para o lado pessoal.
Outra coisa, nem todos aqueles que discordam de você fazem isso para te atingir ou para fazer da sua vida um inferno. Assim como você, as outras pessoas tem suas opiniões e estilos de vida.
Nem sempre estes vão bater com o seu. Paciência.
Ouça a opinião delas, tente levar um diálogo civilizado e, após o final da conversa, tente levar algum aprendizado daquilo.
Saber lidar com estes tipos de diferenças é o que separa um ser humano de caráter de um psicopata em potencial.
Sim, sei que existem muita gente mal caráter no universo corporativo. Já trabalhei com muita gente assim.
Você vai ter que ter jogo de cintura para segurar seu emprego e não deixar elas te prejudicarem. Use toda sua competência, paciência e bom humor para chegar até o fim do dia. Mas lembre: Esse inferno acaba assim que você bate o ponto e parte para sua casa.
Seus pais, parceira ou filhos não tem nada a ver com o seu ambiente de trabalho. Por isso, por pior que esteja a barra no trampo, não deixe isso te consumir a ponto de prejudicar suas relações pessoais.
Desconto minha raiva em quem não merece. O que fazer?
O primeiro passo para isso é pensar na sua vida como uma casa.
Imagina se você quebrasse todas as paredes de uma residência. O som da TV da sala impediria que você dormisse no quarto, o cheiro do banheiro se espalharia pela cozinha enquanto você janta e por aí vai…
Você deve levantar as paredes para impedir que os problemas de um ambiente não interfiram no outro.
Sim, é difícil, mas não é impossível. A vida está cheia de barulho e ruído. Às vezes é ensurdecedor. Mas você pode se permitir fechar certas portas para os problemas lá fora e curtir um pouco ao lado de quem você ama.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso