O que acontece com você não te define; as suas reações, sim

Pare de culpar as circunstâncias.

Charles R. Swindoll é um autor de vários livros de auto-ajuda e, apesar da trivialidade de vários de seus pensamentos, ele tem uma frase bem popular e significativa: “10% da sua vida é definida pelo o que acontece com você, e 90% pela forma com a qual você reage aos acontecimentos”.

Quando Swindoll afirma isso, ele reforça a importância das nossas atitudes, afinal, a gente pode não escolher o que acontece na nossa vida, mas nós temos a capacidade de escolher como vamos reagir.

O mais importante não é a nossa falha ou o nosso sucesso, mas o que escolhemos fazer com elas. Nossa falha pode ser o começo de uma carreira incrível. Quando alguém é demitido de um trabalho, pode ganhar tempo e coragem para mudar de profissão ou começar a trabalhar em um emprego muito melhor.

O fim de um namoro pode ser o começo de um novo relacionamento ainda mais feliz.

Nossas atitudes podem moldar nossos sentimentos, crenças e até o nosso comportamento.

Muitas pessoas podem aceitar uma realidade cruel e culpar as circunstâncias pelas suas falhas. Para essas pessoas, o evento e o resultado que tiramos dele são equivalentes. Por isso, elas podem tomar decisões precipitadas obscurecidas por emoções.

Decisões das quais elas vão se arrepender depois.

Crédito: Reprodução

Para outras pessoas, essa realidade não é aceita. Essas pessoas conseguem alcançar a sua visão de sucesso independente do que aconteça com elas, independente do passado e das dificuldades.

Elas conseguem superar os problemas porque elas podem escolher como vão encarar cada situação. Elas pensam de forma positiva, mais racional, e essa maneira de encarar as diversidades.

Um estudo bem interessante realizado pela Universidade de Exeter concluiu que a maneira com a qual você encara a sua idade pode te fazer envelhecer mais rápido ou mais devagar.

Ou seja: a sua mente realmente tem poder.

E esse poder não é místico ou sobrenatural, é apenas uma consequência dos seus pensamentos.

Nós não temos controle sobre o nosso passado e nem sobre o que vai acontecer na nossa vida, mas temos controle sobre as nossas reações e atitudes e, por isso, precisamos vencer com o que temos nas mãos.

Nós somos responsáveis pela nossa própria vida. Coisas ruins podem – e provavelmente vão – acontecer, mas a nossa reação é o que vai definir o nosso caráter e o nosso futuro.

Você pode escolher se lamentar pelo resto da vida por algo que não deu certo. Isso é mais confortável e pode parecer mais seguro, mas é esse tipo de reação que te define.

Então, reaja.

Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso