O caso do brinco e as situações de merda que a gente se mete às vezes

Acontece sempre que você faz uma escolha ruim e se bota numa situação onde não há uma saída em que você não se foda.

as situações de merda que a gente se mete as vezes

Chama zugzwang ou zug. É uma situação no xadrez. Ou melhor, é uma situação de merda no xadrez. É aquele momento da partida em que, próximo da derrota e sem alternativas, cada movimento que você fizer vai expor mais suas peças e fazer você se foder mais ainda.

Você pode chamar isso de uma situação de dupla perda, perda garantida ou ardil 22. Acontece sempre que você faz uma escolha ruim e se bota numa situação onde não há uma saída em que você não se foda.

Aconteceu com esse amigo meu.

Chess-king-e1398429410997

Ele está ficando com uma garota e pensa em desenrolar algo sério. Porém, um dia desses, enquanto a gata saia do carro dele depois de um encontro, achou o brinco de outra mulher lá dentro.

“É o brinco da minha mãe”, disse ele de bate pronto.

Um boa saída, não? Seria, se a mãe dele não fosse uma evangélica fervorosa que não tem – e nunca teve – nenhum furo na orelha.

É mais ou menos aqui aonde eu queria chegar. Muitas vezes, os momentos de complicação as quais nos metemos em um relacionamento são exclusivamente de culpa nossa.

o-FOX-NEWS-WOMEN-facebook

O cara poderia ter dito milhares de coisas para mina. Mesmo.

  • “De quem é esse brinco?” – Não sei. Várias mulheres andam no meu carro, amigas da faculdade, primas, tias, mas que bom que você achou. Vou tentar descobrir de quem é.
  • “De quem é esse brinco?” – É da Maria, moça do trabalho para quem eu dou carona todo dia.
  • “De quem é esse brinco?” – Eu ficava com uma garota a um tempo atrás e como não lavo o carro, provavelmente é dela.

Porra, o cara poderia até mesmo ter lançado a real: Fiquei com outra mulher e o brinco é dela. Se não é um namoro, esse tipo de coisa acontece. Vai do seu entendimento da maturidade e da personalidade de sua parceira.

O problema é a mentira.

mulher-nervosa

Consideremos toda as variáveis a partir daqui:

  • Eles continuam ficando, ela conhece a mãe dele vê que ela não tem brinco e fica puta por ele ter mentido lá atrás.
  • Ela não esquece essa história, pressiona ele até que ele tenha que contar a verdade e ela fique brava porque ele mentiu.
  • Ele resolve contar a verdade para ela e ela fica puta por ele ter mentido.
  • Ele conta a verdade, ela até que recebe bem, mas configura-se ali uma mancha de mentira no começo do relacionamento.

E aí temos nossa zugzwang. Se nosso amigo não tivesse feito a cagada de mentir que o brinco era da mãe lá no começo, ele não estaria nessa situação.

Sim, homens e mulheres são falhos. Cometemos erros a torto e a direita. O que precisamos aprender é como minimizar a consequência de nossos atos ou melhor ainda, como não entrar numa situação como essa.

É preciso ter raciocínio rápido sempre e pesar as alternativas antes de tomar uma escolha em uma situação de pressão.

O que fazer agora? O esquema é rezar para aquela esqueça. E que o broder aprenda a nunca mais se botar em uma situação de merda assim.

Compartilhe
Edson Castro
Edson Castro

Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso