Todo mundo já enfrentou ou vai enfrentar um colega de trabalho mau caráter em sua carreira profissional. O que você não pode deixar acontecer é que essa pessoa te prejudique e acabe com a sua imagem dentro da empresa.
Existem algumas ações que podem ser tomadas para tornar essa relação menos nociva e não atrapalhar o ambiente. Afinal, você também trabalha com gente de caráter que está lá para fazer o mesmo que você: trabalhar e crescer.
Trate com respeito
Trate o mau caráter com respeito. Não custa dar “bom dia” na hora que chega nem “boa noite” na hora de ir embora. Ambos são funcionários e vocês não precisam deixar claras as inimizades ou os problemas dentro da empresa, a não ser que ele te prejudique na frente de todos.
Não fique falando mal
O mau caráter já é um lixo por si só, não se rebaixe ao nível dele e evite ficar falando mal para as pessoas da empresa, principalmente para seu chefe. É você quem pode ficar com a fama de podre ou falso se fizer isso.
Tente não dividir tarefas e projetos
Se possível, evite fazer parte da mesma equipe que ele ou tente não dividir projetos. Em algum momento, vai sobrar para você o que o mau caráter deveria ter feito, ou ele simplesmente poderá estragar seu projeto para te ferrar. Cuidado.
Foco total no seu trabalho
Mantenha o foco no seu trabalho e nas suas obrigações. Não deixe que esse tipo de indivíduo tome conta do seu pensamento e desvie sua atenção durante o trampo. Sua motivação está nos seus objetivos e sonhos, não em eliminar essa pessoa.
Ele te ferrou? Fale diretamente
Tenha uma conversa franca e pergunte por que ele fez ou faz determinadas coisas para prejudicar você e sua equipe. Busque resolver a situação diretamente com essa pessoa (e de forma civilizada, sem sair na mão) antes de partir para o seu superior.
Não resolveu? Fale com seu chefe
Esse quadro desconfortável está te consumindo, você conversou com o mau caráter e ele ainda insiste em atrapalhar o seu trabalho? Converse com o seu chefe sem se exaltar e explique a ele o que acontece entre vocês e como isso afeta o seu desempenho na empresa.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso