Cervejas especiais podem causar seios masculinos

O consumo excessivo de lúpulo na cerveja pode causar peitinhos em homens

Cervejas especiais podem causar seios masculinos

Se você é um grande apreciador das cervejas do tipo Indian Pale Ales, as famosas IPAs, tenho uma notícia triste para te dar: Elas podem ser responsáveis por causar seios “masculinos”.

Antes de você se revoltar, eu já aviso que isso não é invenção minha. A polêmica foi trazida à tona por dois sites gringos, o Munchies e o Independence Brewing.

Acontece que a IPA é uma cerveja que desde a sua origem é conhecida por ter um pouco mais de lúpulo do que outros estilos. Além de servir para deixar o nosso suco de cevada com gosto diferenciado, o ingrediente já foi muito usado como remédio para menopausa.

Isso por conta de seus altos níveis de fitoestrógeno, substância semelhante ao estrogênio – hormônio responsável pelo desenvolvimento das características femininas, como aumento dos quadris e das mamas, por exemplo.

Lúpulo pode causar peitinhos em homens

O acúmulo deste no corpo de um homem pode fazer com que as glândulas mamárias se desenvolvam mais do que o normal, causando o que os americanos chamam de man boobs, conhecidos por aqui como “seios masculinos” ou as famosas tetinhas.

Para piorar, o lúpulo também era usado por monges para suprimir o desejo sexual de monges durante a idade média. Por isto que o consumo de cerveja para estes sempre foi liberado. Ou seja, alem de tetudinho, você pode perder o apetite sexual.

Bem, acredito que a notícia seja bem alarmista. Apenas tomar uma IPA não vai te dar peitinhos. Mas, se você combinar cerveja em excesso com uma alimentação desregrada e uma vida sedentária, aí sim, meu amigo, já pode ir pedindo um sutiã emprestado para sua mãe ou irmã.

Compartilhe
Edson Castro
Edson Castro

Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso