Como falar bem: dicas práticas para se comunicar melhor

Como falar bem: dicas práticas para se comunicar melhor

Será que você sabe como falar bem? Bom, antes de tudo você precisa saber que há dois lados em todas as conversas, e ambos são essenciais para a arte da comunicação.

Então, como estão suas habilidades de conversação? Pense nisso: você é um locutor suave, ou você divaga muito e se perde enquanto fala? Você é um ouvinte atento, ou você tende a interromper?


Como falar bem

Aprenda de uma vez por todas como falar bem:

Comece seu pensamento em linha reta

Como falar bem: dicas práticas para se comunicar melhor

A fonte mais comum de mensagens confusas é o pensamento confuso.

Por isso, uma das principais dicas para saber como falar bem é saber pensar direito.

Normalmente, nós temos uma ideia previamente formada, mas não muito clara, ou às vezes nós temos tanto a dizer que acabamos não dizendo tudo. Ou ainda temos uma opinião que é tão forte que simplesmente podemos nos segurar e precisamos falar.

Como resultado, acabamos nos confundido na hora de falar e falamos de uma maneira confusa. A primeira regra para falar bem é, então, pensar antes de dizer qualquer coisa. Organize seus pensamentos.

Diga o que você quer dizer

Simples assim, diga exatamente o que você quer dizer.

Vá direto ao ponto

Como falar bem: dicas práticas para se comunicar melhor

Comunicadores eficazes não se enrolam. Uma das principais dicas de como falar bem é: se você quiser algo, vá direto ao ponto. Se você quer que alguém faça alguma coisa, diga exatamente o que você quer.

Seja conciso

Não desperdice palavras. A confusão cresce em proporção direta ao número de palavras usadas. Falar clara e resumidamente, usando as palavras mais curtas e familiares é a melhor forma de falar bem.

Seja real

Cada um de nós tem uma personalidade – uma mistura de traços, padrões de pensamentos e maneirismos – que pode nos ajudar a nos comunicar claramente. Para alcançar uma máxima clareza, seja natural e deixe o real passar. Você será mais convincente e muito mais confortável.

Fale em imagens

Como falar bem: dicas práticas para se comunicar melhor

O clichê de que “uma imagem vale mais que mil palavras” nem sempre é verdade. Mas palavras que ajudam as pessoas a visualizar conceitos podem ajudar bastante na comunicação de uma mensagem.

Para falar bem e se comunicar melhor, saiba ouvir

Mas falar ou enviar mensagens é apenas metade do processo. Para ser um comunicador realmente realizado, você também deve saber ouvir ou receber mensagens.

Se você estiver se aproximando de um cruzamento movimentado, pode enviar uma mensagem com a buzina do carro. Mas essa não é a parte mais importante da sua tarefa de comunicação. A comunicação que conta acontece quando você para, olha e ouve – uma advertência útil para conversas também.

Realmente se interesse pela outra pessoa

Ouvir, como falar e escrever, requer interesse e atenção genuínos. Se você não se concentra em ouvir, não aprende muito e não se lembra muito do que aprende. A maioria de nós retém apenas 25% do que ouvimos – portanto, se você puder aumentar sua retenção e sua compreensão, poderá aumentar sua eficácia.

Use seus olhos

Como falar bem: dicas práticas para se comunicar melhor

Se você ouve apenas com seus ouvidos, está perdendo boa parte da mensagem. Bons ouvintes mantêm os olhos abertos enquanto ouvem. Procure por sentimentos.

O rosto é um meio de comunicação eloquente – aprenda a ler suas mensagens. Enquanto o orador está entregando uma mensagem verbal, o rosto pode estar dizendo: “Estou falando sério”, “Apenas brincando”, “Dói muito estar lhe dizendo isso” ou “Isso me deixa feliz.”

Então, uma das principais dicas de como falar bem é simplesmente entender a outra pessoa.

Facilite as coisas

As pessoas que são ouvintes pobres encontrarão poucos que estão dispostos a procurá-las com informações úteis. Bons ouvintes facilitam aqueles a quem eles querem ouvir. Eles deixam claro que estão interessados ​​no que a outra pessoa tem a dizer. Isso é fundamental para criar conversas melhores e para falar bem!

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »