Coisas que você nunca vai ouvir uma pessoa de sucesso dizer

O sucesso é relativo, mas as atitudes para alcançá-lo, nem tanto!

A definição de sucesso é muito particular. Para você, ter sucesso na vida pode ser ganhar muito dinheiro. Para mim, ter sucesso pode ser ter a oportunidade de trabalhar viajando. Para oura pessoa, a definição de sucesso pode ser construir uma família ou comprar a casa própria.

O sucesso é relativo.

Muitas páginas na internet compartilham dicas de sucesso e, em sua maioria, o sucesso está diretamente relacionado ao poder aquisitivo e ao aumento de salário ou elevação de cargo.

Porém, a nossa proposta com este texto é ampliar a definição de sucesso e te fazer considerar, em cada ponto listado abaixo, a sua perspectiva de vida e seus objetivos.

Em todos os depoimentos de pessoas bem sucedidas (em várias áreas da vida) que eu já vi, reparei que elas não dizem determinadas coisas ou agem de uma maneira bem comum entre aqueles que não alcançam seus objetivos ou são infelizes.

Veja quais são esses pontos dentro de um ambiente de trabalho e encaixe cada aprendizado na sua forma de encarar o mundo:

Pessoas bem sucedidas são seletivas para compartilhar suas idéias

Crédito: Reprodução

Se pessoas bem sucedidas têm uma ideia dentro da empresa (ou fora dela), elas são seletivas na hora de compartilhar.

Elas não contam para todo mundo porque sabem que uma ideia sem execução é exatamente isso: uma ideia.

Além disso, pessoas bem sucedidas sabem que não podem compartilhar suas idéias com qualquer um, afinal, uma ideia pode ser facilmente roubada.

Mas o maior motivo para não compartilhar uma ideia enquanto a ideia é apenas uma ideia é: evitar a criação de expectativas e a pressão.

Pessoas bem sucedidas não falam sobre detalhes íntimos da sua vida

Crédito: Reprodução

Vida privada é vida privada e, no trabalho, pessoas bem sucedidas sabem o que é interessante compartilhar.

Por exemplo: se você é casado, não é interessante contar detalhes da sua vida sexual para seus colegas de trabalho. Pode parecer algo bobo e inocente, mas isso diz muito sobre a sua conduta profissional e respeito.

Pessoas bem sucedidas nunca se vangloriam

Crédito: Reprodução

Elas são modestas e não ficam contando vantagem. Além de ser egocêntrica e arrogante, essa atitude pode criar um clima desagradável no ambiente de trabalho e fora dele.

Pessoas bem sucedidas são humildes

Crédito: Reprodução

Elas sabem que contar detalhes sobre sua condição financeira pode causar competição, desconforto e ressentimento no local de trabalho.

Pessoas bem sucedidas não fazem fofoca

Crédito: Reprodução

Elas não contam detalhes sobre conversas que tiveram com outras pessoas e nem fazem fofoca. Elas são confiáveis e sabem manter a palavra.

Compartilhar detalhes íntimos da vida de alguém promove conflitos no trabalho e nos relacionamentos. Pessoas bem sucedidas compreendem que ser autêntico e genuíno é o melhor caminho.

Pessoas bem sucedidas sabem equilibrar boas e más notícias

Crédito: Reprodução

Essa dica vai para os líderes: quem está no comando de alguma operação ou equipe e quer ser bem sucedido deve saber que revelar informação demais para o time pode ter um impacto negativo na performance.

Então, pessoas bem sucedidas compartilham informações de forma seletiva e cuidadosa, analisando os efeitos que elas terão no time inteiro.

Por exemplo: se alguém está trabalhando em um projeto, atrapalhar essa pessoa com alguma notícia negativa pode afetar a produtividade e a qualidade do serviço.

Espere a hora certa.

Pessoas bem sucedidas guardam o medo

Crédito: Reprodução

Você pode sentir medo e insegurança, mas compartilhar isso excessivamente em um ambiente de trabalho pode ter um efeito negativo na sua vida profissional. Você pode achar que é uma atitude transparente e autentica. Porém, ela pode ser encarada como incompetência. Então, saiba muito bem o que você vai dizer e quanto dizer.

E você, tem alguma dica para alcançar o sucesso?

Compartilhe
Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso