8 tipos de pessoa pra você não ser no trabalho

Sabe o babaca do escritório? Pode ser você.

Todo escritório tem um babaca e essa babaquice pode estar escondida sob várias mascaras diferentes. Às vezes, aquele cara escroto finge se preocupar com você quando, na verdade, só quer investigar a sua vida para te prejudicar ou falar mal de você para os outros.

+ Descubra como identificar o babaca do escritório 

O escritório não é a sala da nossa casa e, muitas vezes pelo tempo compartilhado e pela quantidade de horas gastas por lá, acabamos confundindo os dois. Depois de anos na mesma empresa, podemos achar que os colegas são nossos amigos e, de fato, alguns podem até ser. Mas a máxima continua valendo: trabalho é trabalho e é melhor prevenir do que remediar.

Já falamos por aqui que o comportamento nocivo dentro de uma empresa pode ser prejudicial tanto para os funcionários quanto para o crescimento da companhia.

Um estudo realizado pela Harvard Business School constatou que os funcionários tóxicos podem puxar toda a equipe para baixo e custar um grande prejuízo para a empresa.

O problema é que, na maioria das vezes, o babaca não enxerga que é babaca. Na verdade, raramente percebemos quando estamos agindo de uma forma tóxica ou negativa porque, em situações estressantes ou desafiadoras onde temos que nos provar o tempo todo, tendemos a confundir falta de empatia por esforço, arrogância por orgulho do nosso trabalho e invasão por simpatia.

Para ajudar a clarear a sua mente, selecionamos os tipos de pessoa que você deve evitar ser no trabalho. Para embasar cada tópico, utilizamos as definições dos que os pesquisadores de Harvard deram para os típicos “babacas”. Veja só:

O bully

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Não seja aquele colega de trabalho que humilha os outros na cruel tentativa de se sentir superior. Não importa se você é um superior, ninguém tem o direito de ridicularizar ou abusar de outra pessoa só por estar em uma posição de poder.

Você pode não perceber, mas aquelas piadinhas invasivas e humilhantes são extremamente degradantes, mesmo quando o seu colega de trabalho não consegue dizer que se incomoda ou que está se sentindo mal com a situação.

Qualquer tipo de assédio, moral ou sexual, se encaixa no comportamento desse tipo de pessoa. Se você não parar de agir assim por bem, vai agir por mal quando encarar um processo.

O chorão

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Esse tipo de pessoa costuma demonstrar um comportamento agressivo e reclamão quando algo não dá certo ou não acontece da forma prevista. Quando surta, parece uma criança desesperada no chão do shopping porque os pais não quiseram comprar um brinquedo.

Se você costuma ficar profundamente chateado quando um imprevisto acontece e, depois, descarrega sua frustração nos outros: pare. É sério. Lide com as suas emoções em casa, o ambiente de trabalho deve ser um lugar estável e que transmita harmonia. O mundo não vai acabar porque um colega esqueceu de desmarcar uma reunião ou porque o estagiário esqueceu de enviar um e-mail. Relaxa.

O teimoso

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O teimoso não aceita que seu plano não foi implementado ou que a sua ideia não foi elogiada. Por birra, aponta pontos negativos no projeto aceito, atrapalha o fluxo do de trabalho e banca o mimado quando precisa fazer algo relacionado ao plano A.

Não seja essa pessoa. O mundo não funciona do seu jeito e você precisa enxergar que os projetos acatados pela equipe visam o bem comum e o sucesso da empresa.

O superior negativamente exigente

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Um pouco de exigência é ótimo e importante para o fluxo de trabalho. Mas tudo tem limite: não seja o superior babaca que critica os funcionários em público e os elogia em particular – quando elogia. Não seja o superior que repassa todas as suas funções para seus subordinados e exige que eles cumpram prazos exorbitantes.

Lembre-se que há uma diferença entre chefia e liderança: o líder apóia a sua equipe e serve de guia para que todos cresçam. O chefe babaca, por outro lado, dá ordens relativamente inúteis para massagear seu ego e se esquece do bem maior.

O passivo-agressivo

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O passivo-agressivo é insuportável e extremamente tóxico. Ele evita o confronto a todo custo e se comunica extremamente mal. É difícil saber o que se passa na cabeça dele porque até quando traça uma crítica, ele fala de um jeito doce e sutil sem realmente dizer o que quer dizer.

Não seja esse cara. Exponha seus pensamentos com clareza. Se não gostou de algo, diga. Se tem uma crítica, faça. Não fique jogando indiretas e nem esperando que as pessoas adivinhem o seu ponto de vista.

O temperamental

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Um dia, você está todo feliz e pimpão. No outro, vira um furacão. Se você é temperamental assim, deve ser uma pessoa muito difícil de lidar. Não transforme a sua rotina em uma montanha russa de emoções porque, se o fizer, as pessoas não vão confiar em você para tomar decisões importantes.

O vigia

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Ninguém suporta trabalhar com um vigia colado nas costas. Mesmo quando você for o superior de alguém, não fique parado atrás dessa pessoa observando o trabalho dela e nem fique passando toda hora perto da sua mesa para ver se ela está fazendo o que foi prometido.

Confiança é a base de qualquer relação profissional e, é sério, ninguém consegue produzir e se atentar ao que deve ser feito quando outra pessoa a pressiona – mesmo em silêncio.

O mentiroso

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Mentirosos manipulam as pessoas para beneficio próprio ou por simples sadismo. Você é uma dessas pessoas? A gente sabe que você sabe o que está fazendo. A gente sabe que você enxerga as suas manipulações e mentiras e acha que nunca vai ser pego.

Fofoqueiros também se encaixam neste perfil.

Nossa dica? Pare. Se não quiser parar pelos outros, pare por você. Esse comportamento é tóxico para a empresa e, consequentemente, tóxico para você também.

E se você conhecer alguém dentro de um desses perfis, se afaste. É sério, sua saúde mental e física vai agradecer.

Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

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