Todo mundo sonha em ter um poder de persuasão, mesmo sem saber exatamente o que é isso. Afinal, quem não quer ser convincente? Conseguir fazer com o que os outros enxerguem a qualidade de uma ideia sua, de um projeto, de um sonho ou até mesmo de um plano de vida?
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Embora você possa parecer elegante e eloquente, infelizmente, se focar demais em como você vai falar em vez de prestar atenção no que você vai falar não é algo que te ajuda a construir seu poder de persuasão.
Mas, mesmo assim, falar de forma segura e manter a postura ainda é um elemento importante para ser persuasivo, mas sua importância ainda é inferior ao seu argumento, que deve ser claro, lógico e irrefutável.
Se você quer saber como construir esse poder de persuasão, é importante saber que muitas pessoas, nessa mesma batalha, acabam caindo em 7 armadilhas que causam o efeito oposto. Saiba quais são elas:
Exagerar em ideias opostas
Se você está no meio de uma discussão sobre um assunto e quer convencer alguém sobre algo, não exagere na ideia oposta ao que você quer. Por exemplo: você está debatendo sobre um tema político e, em toda a sua argumentação, exagera e aumenta os contra-argumentos, mentindo ou aumentando os fatos opostos para fazer com que o seu discurso e sua opinião pareça “melhor”.
Outro exemplo: quando você está discutindo com sua esposa sobre a possibilidade de gravidez e ela não está muito afim de engravidar daquele momento, não diga coisas como: “você odeia crianças, é por isso que você não quer engravidar”.
Isso acaba com seu argumento e destrói o seu discurso, além, é claro, de tirar a credibilidade do que você diz.
Levar as coisas para o lado pessoal
No meio da conversa, você pode até ficar empolgado e sentir que o clima está esquentando na discussão, mas não leve para o lado pessoal. Argumente contra a ideia, não contra a pessoa.
Usar discurso de ódio e medo – e ainda não ter evidência
Apelar pela sensação de medo pode parecer convincente. Mas isso, além de perigoso, é extremamente antiético e pode destruir sua credibilidade se os seus argumentos não forem fundados em evidências.
Apelar para a ignorância
Por exemplo, você não pode dizer que o iPhone é o melhor smartphone do mundo só porque alguns celulares da Samsung explodiram recentemente – apesar de ser bem tentador dizer algo assim. Existem outros telefones por aí que são considerados tão bons quanto um iPhone.
Ao escolher ignorar fatos concretos e se empolgar para validar uma reivindicação, você não só está mostrando às pessoas como superficial seu conhecimento é, como também está se tornando vulnerável a um forte contra-ataque.
Usar “a maioria”
Usar a maioria para dizer que algo é aceitável é extremamente perigoso. Como a maioria das falácias, esse tipo de argumento pode te trazer muitos problemas e acabar com a sua credibilidade.
Vale lembrar que a maioria já quis muitas coisas horríveis ao longo da história.
Usar anedotas floreadas
Você já viu algum vendedor chegar para você e dizer: “olha, eu sou um ótimo vendedor, todo mundo confia em mim, eu tenho X seguidores no Instagram e eu sou muito carismático, então, compre comigo”? Não, certo? Então, se apóie em fatos se for vender seu peixe. Não exagere.
Generalizar demais
Trabalhar com generalizações e estereótipos é horrível. Fuja disso em qualquer argumento. Ao julgar uma pessoa de acordo com uma experiência ruim, você está mostrando apenas que é um ignorante.
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