4 vídeos para ser bom de papo e ter uma boa conversa

4 vídeos para ser bom de papo e ter uma boa conversa

Reprodução

A ciência tem muito a dizer sobre a sua timidez ou falta de tato para lidar com conversas. Rostos humanos, por exemplo, podem ter mais significado para os indivíduos mais sociáveis do que para suas contrapartes mais tímidas, sugere um estudo.

Os resultados mostram que os cérebros de pessoas extrovertidas prestam mais atenção aos rostos humanos do que os introvertidos. Na verdade, o cérebro dos introvertidos não parece distinguir entre objetos inanimados e faces humanas.

Isso pode explicar porque as pessoas mais sociáveis são mais propensas a procurar a companhia de outras pessoas do que as pessoas tímidas, ou porque uma pessoa introvertida prefere ficar em casa e ler um livro do que sair com outras pessoas.

Segundo os pesquisadores, as diferenças nos cérebros das pessoas estão relacionadas com a sua personalidade. Eles afirmam que os traços da personalidade de uma pessoa podem ser agrupados em 5 principais categorias – extroversão, neuroticismo, afabilidade, consciência e intelecto.

A extroversão é o modo pelo qual uma pessoa interage com a outra. Pessoas extrovertidas (mais sociáveis) gostam de estar junto de outras pessoas e desfrutam de situações sociais, o oposto de pessoas introvertidas. Pesquisas mais antigas já haviam revelado que as pessoas mais sociáveis tendem a ser mais assertivas, ter sentimentos mais positivos e ganhar mais recompensas.

O estudo analisou 28 pessoas entre 18 e 40 anos com traços diversos de personalidade. Foram colocados eletrodos no couro cabeludo dos participantes para que suas atividades elétricas cerebrais pudessem ser registradas.

Os tímidos reparam mais nas outras pessoas

4 vídeos para ser bom de papo e ter uma boa conversa

Reprodução

Os cientistas detectaram uma mudança na atividade elétrica conhecida como P300. Essa mudança pode ser provocada por tarefas ou uma mudança no ambiente, como um alto barulho que acontece do nada em uma sala silenciosa.

Essa reação acontece dentro de 300 milissegundos, antes que a pessoa perceba a mudança. Desse modo, o P300 serve como um indicador da atenção de uma pessoa, ou o quão rápido seu cérebro percebe que alguma coisa mudou.

Com base nisso, os cientistas usaram uma sequência de rostos masculinos, com um feminino piscando de repente, e uma sequência de flores violetas, com uma amarela piscando repentinamente.

Nas pessoas mais sociáveis, a resposta P300 era maior aos rostos humanos, isto é, eles prestavam mais atenção aos rostos humanos do que nas flores. Por outro lado, os tímidos, no geral, tiveram respostas muito similares tanto para os rostos quanto para as flores.

De acordo com os cientistas, pessoas introvertidas não colocam um peso maior nos estímulos sociais do que em quaisquer outros estímulos. Dito de outro modo, o cérebro de pessoas tímidas trata a interação com pessoas da mesma maneira como trata qualquer informação não humana.

Em suma, o estudo revelou que as faces humanas possuem um significado muito maior para os extrovertidos do que para as pessoas mais fechadas.

Tudo isso para dizer que: ser tímido é reparar muito mais nas outras pessoas, e isso retroalimenta a timidez. Quer aprender como se livrar disso e ter um bom papo? Se liga nessa seleção de vídeos sobre o assunto!

WHATSAPP: Como puxar (e manter) uma conversa com uma mulher

Hoje em dia, é difícil desligar o celular e, por isso, é impossível falar de “conversar bem” sem falar do whatsapp. Nos vídeos acima, demos algumas dicas sobre como se soltar através do celular.

Como ser interessante: 5 passos simples

Quando você se tornar uma pessoa interessante, perder a timidez vai ser bem mais fácil, afinal, você vai se sentir muito mais confiante.

Como perder a timidez com as mulheres

Seu problema para ser bom de papo é travar por timidez? Veja como resolver essa questão no vídeo acima!

Como falar em público: DICAS SIMPLES

Saber falar em público é, obviamente, ter um bom papo. Veja como conquistar essa façanha!

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »