17 Curiosidades sobre Freddie Mercury (que você provavelmente não sabia)

Coisas que você não sabia sobre Freddie Mercury

Em novembro chega aos cinemas o filme Bohemian Rhapsody, que conta um pouco a história da banda Queen, formada pelo vocalista Freddie Mercury e seus companheiros nos anos 70.

Dirigida por Bryan Singer e que tem o ator Rami Malek no papel de Freddie Mercury, o filme mostra a formação da banda com Mercury e os outros integrantes, Brian May, Roger Taylor e John Deacon, nos anos 1970. O longa traz o grupo no momento que tem de enfrentar o desafio de conciliar a fama e o sucesso com suas vidas pessoais cada vez mais complicadas.

Como a morte de Freddie Mercury aconteceu em 1991, mas seu legado persiste até hoje, reunimos uma série de curiosidades sobre o vocalista para você conhecer mais um dos maiores ídolos do rock. Se liga!

Coisas sobre Freddie Mercury

Freddie Mercury não é inglês

Freddie Mercury não era inglês

Apesar de ficar conhecido como um cantor inglês, o Freddie Mercury é do país. Ele nasceu dia 5 de setembro de 1946 na cidade de Pedra, em Zanzibar, na África (atual Tanzânia). Ele viveu entre lá e depois na Índia até se mudar para a Inglaterra.

Nome de batismo

O nome da certidão de nascimento de Freddie Mercury era Farrokh Bulsara. No entanto, o apelido Freddie surgiu durante seu período escolar na Índia e tornou-se oficial na década de 70, quando alterou legalmente seu nome para Freddie Mercury.

Músicos favoritos

Freddie Mercury tinha como músicos favoritos John Lennon, a cantora Aretha Franklin e a banda era a “The Jacksons”.

Referências no cinema

Crédito: Reprodução

Seu filme preferido era Quanto Mais Quente Melhor. As atrizes favoritas eram Marilyn Monroe e Liza Minnelli e o ator era Timothy Dalton, que interpretou James Bond em dois filmes (The Living Daylights e Licence to Kill).

Freddie era muito tímido

Um amigo próximo do cantor, David Wigg, chegou a afirmar certa vez que “em contraste à sua presença no palco, a menos que ele conhecesse uma pessoa muito bem, ele poderia ficar tímido“. O nível de introspecção é tamanho que Mercury tinha uma baita preocupação de que os outros pudessem ficar desapontados pelo fato de que não era a pessoa a mesma pessoa que atuava nos shows.

Para comprovar isso, de acordo com o livro “Freddie Mercury: A biografia definitiva”, a publicação resumiu o astro como carente, inseguro, com uma forte personalidade, fã de ópera, mitologia e astrologia.

Vergonha dos seus dentes

Freddie Mercury - tudo o que você precisa saber sobre o cantor

Freddie Mercury não curtia muito o próprio sorriso, mas se recusou a usar aparelho ou fazer qualquer tratamento estético por medo de que os procedimentos alterassem sua voz. Talvez por isso, ele tenha deixado o bigode como forma de disfarçar seus dentes

Ele já construiu um palco para David Bowie

Uma das músicas mais conhecidas do Queen é de uma parceria com o cantor David Bowie (Under Pressure, 1981). O que você provavelmente não sabe é que antes da fama, Bowie fez um pequeno show na faculdade em que Freddie estudava. Mercury curtiu tanto o estilo do cantor que o acompanhou onde fosse durante a apresentação e até ofereceu ajuda para carregar seu equipamento.

Bowie pediu para que Freddie o ajudasse a montar o palco. Como recompensa, David Bowie deu um par de botas antigas, já que não tinha dinheiro para pagar seu ‘desconhecido’ ajudante.

O primeiro disco do Queen foi lançado em uma sexta-feira 13

O álbum, que veio na data ‘cabalística’ em julho de 1973, tinha nove das dez letras do disco escritas pelo vocalista Freddie Mercury e pelo guitarrista Brian May.

O primeiro trabalho tinha uma pegada de rock progressivo, metal e algumas falavam sobre a história de Jesus e folclore.

Os primeiros Hits

Freddie Mercury - tudo o que você precisa saber sobre o cantor

Os primeiros clássicos foram lançados em 77, no mesmo álbum “News of the World”, com o “We Will Rock You” e “We Are The Champions”.

Formação da Banda

Todos os membros originais da banda concluíram o ensino superior. Freddie era design gráfico, Brian May é PhD em astrofísica, John Deacon é engenheiro elétrico e Roger Taylor é biólogo.

Criação do logo

Foi o próprio Freddie que criou o logo da banda Queen, baseado nos signos dos integrantes.

John e Roger eram de leão, por isso os dois leões; Brian May era de câncer e as duas fadas representam o signo de virgem, de Freddie. O “Q” e a cora representam o nome da banda e a fênix simboliza proteção.

Músicas baseadas em experiências visuais

Crédito: Reprodução

Inúmeras canções da banda refletem experiências pessoais de Freddie. “Body Language”, por exemplo, lançada em 1982, é sobre a experiência gay dele na cidade de Nova York.

Em “My Malancholy Blues” ele fala sobre seus momentos de solidão e tristeza. A música “Love of My Life” foi feita por Freddie em homenagem à sua namorada Mary Austin. Eles se mantiveram próximos mesmo após o fim de seu relacionamento.

Já “We Are The Champions” era para retratar o sucesso da própria banda Qeen.

Sobre a música Bohemian Rhapsody

A música “Bohemian Rhapsody” foi lançada no dia 31 de outubro de 1975. De acordo com um amigo próximo de Freddie, o cantor demorou mais de dez anos para finalizar a música.

Quando um repórter perguntou a ele sobre o significado da icônica música “Bohemian Rhapsody”, Freddie Mercury respondeu que a letra não tinha significado algum e não passava de uma porção de bobagens reunidas para fazer rima.

O clipe da música é considerado um dos primeiros da história. A ideia não era fazer um clipe como conhecemos hoje, eles fizeram um vídeo para ser exibido no programa “Top of the Pops”, exibido na BBC naquela época.

A banda demorou mais de três semanas e 180 sessões de gravação para que ela ficasse como eles queriam. O vídeo foi gravado em 4 horas, sem ensaio e custou três mil e quinhentas libras.

Ela foi escrita pelo próprio Freddie Mercury em vários pedaços de papéis que ele usava para fazer anotações.

Como o acaso contribuiu

Freddie Mercury tudo o que você precisa saber

A música foi parar no rádio por acaso. De acordo com Brian May o DJ britânico Kenny Everett roubou a fita da sessão de gravação da banda e tocou sem avisar ninguém.

Freddie dá nome a um asteroide

O Asteroide 17473, localizada entre Júpiter e Marte, foi descoberto em 1991, ano da morte de Freddie. Em 2016, foi renomeado como Asteroide Freddiemercury 17473. O anúncio foi feito pelo guitarrista do Queen, Brian May, que também é doutor em Astrofísica.

Além disso, uma espécie de planta — com flores amarelas — foi batizada com um nome inspirado no de Freddie Mercury depois de sua morte. Um asteroide também foi nomeado em sua homenagem.

Relacionamentos de Freddie Mercury

Freddie Mercury curiosidades sobre o cantor

Freddie Mercury teve um longo relacionamento amoroso com uma moça chamada Mary Austin nos anos 70. Foi para ela que o artista deixou sua casa e boa parte de sua fortuna, além de torná-la beneficiária dos royalties de suas músicas. Mercury inclusive escreveu várias músicas sobre Mary — sendo a mais famosa delas “Love of my Life”.

Freddie iniciou um relacionamento sério com Jim Hutton em 1985, cinco anos antes de Hutton descobrir que era soropositivo. Hutton viveu com Mercury até a sua morte, em novembro de 1991, cuidou do artista até o final e estava ao seu lado quando Freddie faleceu.

Freddie Mercury e o HIV

Mercury optou por não tornar a sua condição pública para proteger as pessoas mais próximas do assédio da imprensa, e só divulgou que tinha HIV por meio de uma nota no dia de sua morte. Os integrantes da banda e os amigos mais chegados sabiam o que artista tinha muito antes de ele falecer.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »