10 coisas que você aprende quando vai morar sozinho

10 coisas que você aprende quando vai morar sozinho

Todo mundo passa por isso em algum momento da vida: cedo ou tarde – às vezes, muito tarde – você acaba saindo da casa dos seus pais e embarcando na maravilhosa jornada de morar sozinho.

Tem gente que sonha com isso desde cedo e, por outro lado, tem gente que evita isso ao máximo, mas uma hora a realidade bate na porta e você precisa passar pela porta da casa dos seus pais com seus pertences para seguir a vida adulta.


Essa mudança pode ser dolorosa, mas, no fundo, é extremamente gratificante e recompensadora. Apesar dos perrengues, é inexplicável ter o seu próprio canto – mesmo que muitas vezes ele seja realmente só isso: um canto com apenas um banheiro e, se você der sorte, um quarto.

Se você ainda não saiu da casa dos seus pais, já saiu há bastante tempo ou acabou de sair, vai se identificar com essas 10 coisas que você aprende quando vai morar sozinho:

Acredite ou não: seus pais fazem tudo por você

10 coisas que você aprende quando vai morar sozinho

Por mais complicada que seja a sua relação com os seus pais, e por mais conturbada que fosse a sua rotina na casa deles, seus pais faziam – e ainda fazem – tudo por você.

Provavelmente nunca te faltava comida, seu quarto estava sempre arrumado e, acima de tudo, quando você ficava doente, não te faltava carinho e nem um chá quentinho para te ajudar a se recuperar.

As contas que você criava, eles pagavam: internet, luz, TV, telefone, enfim. Provavelmente dinheiro algum saia do seu bolso, e eles estavam sempre dispostos a te dar mais uma grana para você sair no final de semana.

Morando sozinho as coisas são bem diferentes.

O lixo não desaparece

10 coisas que você aprende quando vai morar sozinho

Talvez esta seja uma das realidades mais difíceis de encarar quando você vai morar sozinho: o lixo não some.

Parece bobeira, mas é sério, ele não desaparece, alguém pega o lixo quase que diariamente e o leva para a área reservada do condomínio, ou para a calçada no dia que o caminhão de lixo passa – aliás, essa é outra coisa que você aprende quando vai morar sozinho.

O caminhão de lixo não passa todos os dias, e você só pode colocar o lixo para fora – se morar em uma casa, é claro – no dia que o caminhão de lixo passa pela sua rua.

A roupa não se lava sozinha – e ela fica fedida se ficar na máquina

10 coisas que você aprende quando vai morar sozinho

Uma coisa importante que você aprende quando vai morar sozinho é que meias parecem se multiplicar, cuecas parecem triplicar e as roupas dentro do cesto de roupa suja parecem procriar durante a noite. Sempre, e eu repito, sempre vai ter roupa para lavar dentro do cesto.

Mas o sofrimento não rola apenas na hora de colocar a roupa na máquina, ele rola na hora que você percebe que precisa separar as roupas por cor.

Roupas coloridas e escuras não podem ser lavadas com roupas brancas – a não ser que você tenha algum produto, como um paninho específico, que consiga absorver a cor durante a lavagem para não estragar as roupas claras – roupas delicadas não podem ser lavadas com toalhas, e aquele seu tênis imundo não pode entrar na máquina e ser misturado com outras peças de roupa.

Além disso tudo, depois de lavar você precisa quase que instantaneamente pendurar as roupas.

Pois é: se você não fizer isso imediatamente, as roupas vão ficar fedidas dentro da máquina e você vai precisar lavar de novo. Então esquece aquela ideia de deixar a roupa lavando enquanto você vai dormir!

O banheiro cria limo

10 coisas que você aprende quando vai morar sozinho

Se você não tem a sorte de ter um  funcionário doméstico que limpe a sua casa semanalmente, você vai precisar lavar o banheiro sozinho – e meu amigo, você vai precisar mesmo fazer isso.

Caso o contrário, o seu banheiro vai virar uma cena do Jumanji.

O banheiro é um ambiente que está bastante exposto à umidade, a resíduos de sabonete, xampu e condicionador, além de partículas de gordura corporal e outras sujidades mais difíceis de remover.

E é aí é que entra o famoso limo, uma espécie de lodo que se desenvolve em ambientes úmidos e com sombra.

Se você acha que isso é difícil de acontecer, se engana: em apenas um mês o seu banheiro pode começar a ficar com uma cor estranha entre os azulejos.

Para evitar esse visitante indesejado, o ideal é que a limpeza básica do banheiro seja feita pelo menos de 2 em 2 dias. Já os azulejos devem ser limpos semanalmente, enquanto os rejuntes precisam ser higienizados a cada mês.

Boa sorte, essa é uma das coisas mais difíceis que você aprende quando vai morar sozinho.

Banana custa muito caro

10 coisas que você aprende quando vai morar sozinho

Começar a frequentar o mercado é um choque de realidade absurdo quando você vai morar sozinho.

Calma, eu sei que você já vai ao mercado há muito tempo, e provavelmente ia ao mercado mesmo quando morava com seus pais, mas é diferente ir ao mercado para comprar uma coisa ou outra, e ir ao mercado para fazer compras para a sua casa – com o seu dinheiro.

Nessa viagem fantástica você percebe que tudo custa muito dinheiro, a banana é apenas um exemplo – estrondoso, por sinal.

É sério, você já reparou no preço da banana? O que aconteceu com a frase “a preço de banana”, gente?

Não se deve deixar a louça acumular

10 coisas que você aprende quando vai morar sozinho

Esta é uma das maiores verdades de quem vai morar sozinho: nunca. Jamais. Em hipótese alguma deixe a louça acumular.

Deixar a louça acumular é um caminho sem volta, e quando você menos perceber, vai ver que ela te engoliu. Não permita que os pratos se empilhem, não pense “poxa, é só uma faca, depois eu lavo”. Não. Faça. Isso.

Louça acumulada é uma desgraça: fede, faz bagunça, atrai bichos e, acima de tudo, te deixa de mãos abanando quando você vai procurar um prato para almoçar ou um copo para beber água.

O ideal é lavar a louça sempre que usar – aquilo que seus pais sempre te pediam, e você nunca fazia.

Passar roupa dá calor – e cansa

10 coisas que você aprende quando vai morar sozinho

Seus braços provavelmente vão ficar bem mais musculosos – e suas pernas, bem mais cansadas. Passar roupa é extremamente cansativo, mas você vai precisar encarar essa tarefa, afinal, se você não fizer isso, vai precisar ir com camisa amassada para o trabalho.

Logo nas primeiras semanas morando sozinho, você vai desejar ter roupas que não precisem sem passadas, e vai começar a se perguntar exatamente isso dentro das lojas de departamento quando estiver procurando uma roupa nova.

Liberdade é superestimada

10 coisas que você aprende quando vai morar sozinho

Morar sozinho: que sonho. Ter a liberdade de levar quem você quiser para a sua casa, ter a liberdade de dormir a hora que quiser, ter a liberdade de ouvir música no volume máximo, ficar pelado na sala, dormir sem roupa…enfim, morar sozinho é o maior exemplo de que a liberdade, na verdade, é superestimada.

Liberdade é tomar decisões e arcar com as consequências.

Você pode fazer uma festa na sua casa o dia que quiser? Sim, pode. Mas vai conseguir acordar para ir trabalhar no dia seguinte?

Ao mesmo tempo: você pode ouvir música no volume máximo, mas vai pagar a multa do condomínio?

Liberdade vem com um preço e, na verdade, nós nunca estamos completamente livres – e era bem mais fácil ser livre embaixo do teto dos nossos pais.

Dá trabalho ser saudável

10 coisas que você aprende quando vai morar sozinho

Fazer a sua própria comida é cansativo e exige preparação e programação. Você vai cozinhar todos os dias? Provavelmente não, porque para morar sozinho, você provavelmente trabalha e isso demanda tempo.

Então, você vai fazer comida apenas uma vez na semana e dividir a comida em marmitas para comer ao longo dos dias, certo? Errado.

Errado porque você vai ter preguiça de cozinhar no domingo e preparar as refeições diárias, então, você vai comer muito macarrão.

Macarrão será o seu melhor amigo e você vai virar um especialista em receitas que envolvam todos os tipos diferentes dessa iguaria: macarrão com molho pronto, macarrão com molho branco, macarrão com alho, macarrão frito e, principalmente, macarrão com o que tem na geladeira.

Se alimentar de forma saudável dá muito trabalho.

Se você não guardar suas coisas, ninguém vai

10 coisas que você aprende quando vai morar sozinho

Sabe aquela blusa que você tirou apressado e jogou no chão da sala quando chegou da academia? Ela vai continuar lá se você não tira-la de lá. Sabe aquele tênis sujo que ficou molhado depois que você pegou chuva? Ele vai começar a feder no tanque se você não pegar suas mãos e lavá-lo.

Infelizmente, amigo, gnomos não existem e eles não vão te ajudar quando você morar sozinho: você vai precisar guardar sua bagunça constantemente – e a minha sugestão é que você nem faça bagunça para começar.

Por fim, sim: seus pais estavam certos o tempo todo.

Morar sozinho é cansativo, mas é gratificante – e você pode repassar essa lista toda quando receber seus pais para um almoço de domingo, mostrando que, no fundo, você sempre soube que eles tinham razão.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »