A solidão pode te deixar mais forte

É natural, saudável e humano querer compartilhar seus momentos com outras pessoas. O contato social é importante e é ele o principal responsável pelo desenvolvimento humano ao longo dos séculos.

Mas também é importante entender (e valorizar) a solidão. A ideia de estar sozinho e passar um tempo sozinho pode ser assustador para algumas pessoas pois, nos dias de hoje, temos a falsa imagem de que isso é sinal de tristeza e motivo de pena.

Mas algumas pessoas realmente gostam de curtir um tempo sem a companhia dos outros e, segundo alguns psicólogos, isso proporciona vários benefícios. Veja quais são eles:

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Um tempo sozinho pode te tornar mais confiante

Pessoas que não confiam em si mesmas comumente dependente dos outros para decisões pequenas e importantes. Porém, passar um tempo sozinho te encoraja a tomar decisões por si só.

Quando você está sozinho, você pode realmente focar nos seus pensamentos e refletir sobre a situação sem ser influenciado pela opinião de outras pessoas. Você ganha a oportunidade de ponderar os prós e contras para tomar a melhor decisão possível e, assim, aumenta a confiança em si mesmo.

Um tempo sozinho vai potencializar sua produtividade

Quanto você está cercado de outras pessoas, é provável que se distraia de seus objetivos e prioridades. Quando você está sozinho, tem a chance de pensar sobre o que realmente importa, seja no trabalho ou na vida pessoal.

Isso te ajuda a decidir seus objetivos, traçar planos e também te motiva a criar uma meta para alcançar seus sonhos.

Um tempo sozinho te ajuda a ser mais criativo

Todo mundo é criativo de uma maneira diferente, mas, quando estamos perto de outras pessoas, nós acabamos agindo de acordo com o grupo. Quando estamos sozinhos, influências externas não existem e, por isso, podemos agir exatamente como quisermos.

Algumas pessoas gostam de desenhar ou pintar, e outros gostam de cozinhar ou escrever. Existem várias maneiras de trabalhar a criatividade, e quando ficamos sozinhos, conseguimos explorar qual realmente combina com a nossa personalidade, habilidades e talento.

Um tempo sozinho vai clarear a sua mente

Nós somos bombardeados de informação o tempo todo. As redes sociais, o ambiente de trabalho e até a faculdade ou colégio são fornecedores incansáveis de opiniões e discussões.

Mas às vezes é necessário e essencial tirar um tempo disso tudo para pensar na nossa vida e processar tudo o que está acontecendo.

Um tempo sozinho te permite clarear a mente e, consequentemente, te deixa mais relaxado e feliz.

Um tempo sozinho te ajuda a solucionar seus problemas

Muitas vezes, a melhor solução surge quando estamos sozinhos e refletindo sobre os nossos problemas.

Passar um tempo sozinho te ajuda a trabalhar as melhores alternativas para determinada situação e te dá a chance de realmente pensar e refletir sobre tudo o que aconteceu.

Sozinho, você pode pensar na causa do problema e também nas diferentes maneiras de superá-lo. Além disso, você também pode pensar, em silêncio, sobre o rumo que a sua vida segue e se você está indo na direção certa.

Um tempo sozinho te ajuda a agir

Muitas pessoas têm uma lista de obrigações e desejos mas, no meio do fluxo de acontecimentos diários, é difícil colocá-la em prática.

Sozinho, você vai ter tempo ininterrupto para começar a trabalhar nessa lista. Nós costumamos cumprir metas com maior velocidade e intensidade quando não temos distrações.

Mesmo que não seja divertido seguir a sua lista de obrigações, ela é fundamental para que você conclua a sua lista de desejos.

Um tempo sozinho alivia o estresse e a ansiedade

É comum sofrer de ansiedade por causa da quantidade de informações diárias e do fluxo de conversas. Por isso, um tempo sozinho vai te ajudar a relaxar e reduzir o nível de estresse.

Quando estamos sozinhos, não temos que ouvir os problemas de outras pessoas e nem discutir sobre questões estressantes. Nós podemos nos concentrar em nós mesmos e relaxar.

Um tempo sozinho te encoraja a ser mais independente

Um dos maiores benefícios de cultivar momentos de solidão é a independência. Quando estamos sozinhos, conseguimos focar no nosso progresso pessoal, na nossa capacidade de solucionar problemas e nos sentir confortáveis sem a companhia de outras pessoas.

Isso intensifica o nosso senso de independência e o nosso amor próprio.

Mas é importante lembrar que ninguém é, nem deve ser, uma ilha. Valorize sua solidão mas não abra mão de estar em contato com outras pessoas.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »