Amar seus inimigos pode ser um divisor de água na sua vida.
Todos nós temos nossos inimigos; pessoas que têm prazer em nos causar dor e miséria. Às vezes, o desenvolvimento de um inimigo é devido a certas diferenças de caráter ou eventos que levaram a isso. Outras vezes, algumas pessoas acabam odiando você aparentemente sem nenhuma razão.
- Veja 12 sinais de que você sofre com o transtorno de ansiedade
- Como sair da bad: veja 12 dicas para superar um dia ruim
Independentemente de como você conseguiu este inimigo, ao contrário do paradigma de combater fogo com fogo, considere as seguintes razões e veja por que você realmente deveria apreciar seus inimigos. Este artigo mostrará não apenas como não ser incomodado por seus inimigos, mas como aprender com eles.
É uma lição prática em gerenciamento de raiva
Para ser honesto, seus inimigos são as melhores pessoas para ajudá-lo a entender seu senso de controle da raiva. Quando pode ser verdade que seus inimigos têm uma maneira de mostrar o pior em você em relação à raiva, também é verdade que eles podem ajudá-lo em sua busca para ter essa raiva controlada. Afinal, você não pode ficar realmente zangado com alguém que ama – ter inimigos te faz ter a possibilidade de saber administrar a sua raiva.
O controle da raiva é mais eficaz quando rola na prática e não na teoria.
Seus inimigos são como os terapeutas que você precisa, mas na verdade não quer. Na medida em que você pode querer odiá-los, eles fornecem uma oportunidade para controlar o impulso de raiva que você tem.
Por isso, é bem saudável amar seus inimigos.
É uma oportunidade para uma competição saudável
Você pode não saber, mas seus inimigos são grandes rivais pois ajudam a incentivar o competidor em você (às vezes, você pode nem saber ou estar familiarizado com esse lado competitivo até encontrar um adversário). Você obtém a motivação certa para competir e isso pode ajudar muito na vitória.
No entanto, ao fazer isso, também é essencial que você se lembre de não se tornar uma versão pior de si mesmo enquanto estiver competindo. Trabalhar contra um adversário é complicado, e você precisa garantir que você não cause danos a si mesmo ou a sua moral no processo.
Concorrência saudável é tudo que você precisa.
Seus comentários negativos podem ajudá-lo a descobrir algo
É verdade que seus inimigos normalmente não te conhecem de verdade. No entanto, por mais que eles estejam falando de você por ódio, pode haver alguma verdade no que eles estão dizendo.
Sempre que você ouvir algo ruim ou desagradável de um inimigo, você pode dar um passo para trás e avaliar a si mesmo.
Há uma chance de que o que este inimigo está dizendo seja verdade e vir a encarar esse fato é um grande passo para ajudá-lo a se tornar uma pessoa melhor.
Por isso, amar seus inimigos pode ser algo libertador.
Inimigos também podem ser poderosos aliados
Valorizar seus inimigos também pode significar fazer um esforço para interagir e fazer as pazes com eles. No final, se você conseguir estabelecer um terreno comum e consertar as coisas, conseguirá fazer outro amigo. E quem não precisa de amigos?
Isso também pode ajudá-lo a trabalhar com as pessoas a longo prazo.
Você pode aperfeiçoar suas habilidades interpessoais, e isso pode ser uma grande vantagem.
Te dá a capacidade de ver o lado bom das coisas
Em uma infinidade de negatividade, uma partícula de positividade sempre existe.
Às vezes, um conhecimento do fato de que você tem inimigos também ajudará você a se concentrar nos muitos aspectos positivos e boas coisas que estão em sua vida. Muitas vezes, negligenciamos o que realmente importa na vida. Isso pode ser devido a estar excessivamente preocupado com os inimigos que temos.
No entanto, também é possível que esse reconhecimento o leve a dar um passo atrás e apreciar as coisas boas (e as pessoas que o cercam).
Pode ser apenas um mal entendido
Às vezes, a razão pela qual você tem um inimigo pode ser algo muito inócuo.
Basta se aproximar deles e tentar entender o que aconteceu. Desentendimentos acontecem, e você precisa ser capaz de contorná-los.
Você aprende a apreciar o lado bom
Ter inimigos também ajudará você a não tomar aqueles que o amam como “pessoas garantidas”. Amor e ódio são duas emoções opostas e é possível que alguém ofusque momentaneamente o outro.
No entanto, enquanto você sempre terá inimigos, sempre haverá pessoas que amam você. Essas pessoas precisam ser apreciadas pelo que fazem por você. Nunca deixe o ódio projetado para você por seus inimigos tomar o lugar disso.
Você realmente precisa do ódio?
A verdade é que os inimigos trazem apenas emoções tóxicas e geram reações ruins de você. Se você busca uma vida boa, não pode estar carregando toda essa bagagem.
O ódio é ruim e você deve tentar de tudo para se livrar dele. É um fato bem conhecido que ninguém pode ir muito longe na vida enquanto carrega muita bagagem emocional. Bem, o ódio é a maior forma de bagagem emocional que existe. Então, pra quê alimentá-lo?
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso