5 Diferenças entre Amor e Apego

shutterstock

Sei que o amor é complexo demais para resumi-lo em itens em uma lista curta. O que quero apontar para você é um olhar que te ajude a identificar quando você está dedicando-se demais a alguém que não tem o mesmo esforço que o seu.

Ou seja, quero mostrar a diferença entre uma simples atração e um amor de verdade.

São ações ou observações que podem dizer muito do seu relacionamento passado, atual, ou dos que ainda virão daqui para frente. O termômetro para dizer quando vale a pena investir e quando é melhor cair fora.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

1. O amor é doar sem esperar a volta, a atração é egoísta

shutterstock

Quando você está amando alguém, você concentra suas energias e vontades em fazer a outra pessoa feliz. Nem sempre as coisas que você acaba fazendo ou abre mão para que o outro se sinta amado é algo de seu gosto ou preferência (em um primeiro momento). Mas, você é capaz de abrir mão disso pela simples recompensa de ver o outro realizado.

Amar não é discutir sobre quem ajuda a mais, ou brigar para ver quem é que lava os pratos depois do jantar. Você não chantageia emocionalmente sua parceira, tenta manipulá-la, ou precisa ter o controle e a dominação do relacionamento.

Quando você tem atração por alguém, está focado nas maneiras pelas quais ele pode fazer você feliz. Você se torna dependente da sua parceira e pode até mesmo tentar controlá-la para evitar o abandono. Em vez de encarar seus próprios problemas e fraquezas, você usa sua parceira para melhorar a sua autoestima e preencher um vazio que está dentro de você.

Você acredita que ela é a responsável por sua felicidade e se frustra e fica irritado, se ela não te der esta satisfação.

2. O amor é libertador, a atração é controladora

shutterstock

O amor verdadeiro permite que seja você mesmo, e ainda assim estar feliz ao lado dela. Sua parceira vai incentivar a ser quem realmente é e você não vai ter medo de expor suas fraquezas para ela.

A confiança mútua se desenvolve e se torna em uma peça fundamental para o crescimento pessoal de ambos. O amor nunca precisa de controle. Na realidade, o amor ultrapassa o controle. Você está ao lado dela porque, apesar de tudo o que você pode fazer, ser e das pessoas que você poderia estar, você resolveu trazer esta pessoa para sua vida.

Sua parceira é capaz não só de aceitá-lo do seu jeito, como incentiva a perseguir seus sonhos. Ela não precisa controlá-lo para ter por perto. O amor não é ficar junto por falta de opção. É decidir compartilhar a vida apesar de todas as possibilidades possíveis.

Ter apego, por outro lado, é tentar estimular o controle. Você pode desencorajar sua parceira a passar tempo com seus amigos, praticar joguinhos tolos, ou viver o relacionamento como se fosse uma prisão. Você pode usar de manipulação para ela ficar com você, sem que ela perceba.

3. O amor é o crescimento mútuo, atração e cada um correndo atrás do seu

shutterstock

Se vocês se amam de verdade, sua parceira e você tendem a crescer juntos. Os dois sempre vão querer se empenhar para se tornar cada vez uma versão melhor do que eram antes. O parceiro vai estimular este crescimento, pois ver o outro realizando conquistas é uma forma de orgulho e motivação própria.

Em caso de atração, o seu desejo de controlar e sua incapacidade de resolver seus próprios problemas restringe o seu crescimento, bem como o da sua parceira. Seus problemas não resolvidos impedem que você comemore a vitória do outro, causando até certa inveja.

O resultado não poderia ser diferente, isso restringe o crescimento de ambas as pessoas, tornando difícil cada vez mais o convívio de forma saudável. Se você não sente o apoio da sua parceira para suas conquistas, o sentimento vai minguando.

4. O amor sobrevive ao tempo, o apego é passageiro

5 Diferenças entre amor e apego 3

O amor sobrevive à passagem do tempo. Vocês até podem terminar o relacionamento, seja temporário ou permanentemente. Mas, se existiu amor ali, essa pessoa sempre terá um lugar reservado no seu coração e você vai continuar a desejar o bem dela para o resto da sua vida.

Se, por outro lado, você tinha um apego a ela, provavelmente vai desenvolver um ressentimento depois de um rompimento. Você pode até mesmo experimentar a traição durante o envolvimento. Isto porque você conservava como pressuposto de que sua parceira tinha a obrigação de te fazer feliz. O que, a seus olhos, não aconteceu, por isso ela é culpada e deve arcar com as consequências.

5. O amor é ser menos egoísta, o apego é cultivar o egocentrismo

shutterstock

O amor faz você ser menos egocêntrico, cultivar mais o NÓS do que o EU. O relacionamento construído serve de combustível para trazer mudanças positivas para ambos. Você vai desenvolver coragem para compartilhar fraquezas, expor suas vulnerabilidades, comunicar-se com o coração e não só com a razão.

Relacionamentos de apego são tipicamente dominados pelo ego. É por isso que muitas pessoas criam um círculo vicioso de relacionamentos insatisfatórios, que acaba tendo os mesmos problemas recorrentes. Você não consegue resolvê-los, isso gera dependência dentro de seu relacionamento e uma sensação de que você não pode ser feliz sem a sua parceira. Você acha que o outro que deve resolver seus problemas ou, pelo menos, ajudá-lo a esquecê-los.

Quer realmente encontrar alguém que vale a pena? Que tal começar se tornando uma versão melhor de companheiro. Torne-se aquela pessoa que você deseja atrair.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »