Belga, mas que foge das tradições do país europeu a que estamos acostumados. A importadora Best Beers trouxe, com exclusividade, 11 rótulos da De Dochter van de Korenaar, a premiada cervejaria que aporta no país para mostrar criatividade e fugir dos padrões preestabelecidos.
Situada na cidade de Baarle-Hertog, na Bélgica, a cervejaria é bem jovem, fundada em 2007 pelo casal de holandeses Monique e Ronald Mengerink. Os dois construíram suas instalações onde moram e contam com um equipamento de fabricação que inclui seis tanques que não chegam a 1000 litros cada.
Em 2011 a De Dochter ganhou a prata no Zythos Beer Festival com Embrasse Oak Aged e uma medalha de prata na European Beer Star com a L’Enfant Terrible. Em 2013 a cerveja Extase ganhou pela escolha dos consumidores o troféu no Festival de Cerveja Zythos.
A cervejaria faz muitas experiências com maturação em barril, usa lúpulos americanos e produz estilos fora do tradicional belga que estamos acostumados. À convite da Best Beers, participamos da apresentação dos rótulos no Empório Alto de Pinheiros e curtimos bastante as novidades. Conheça os 11 rótulos que mostram que a De Dochter sabe fugir do óbvio!
1# Belle Fleur (6%)
O rótulo é uma IPA, feita com lúpulos europeus e americanos, tanto no amargor quanto no dry hopping. Tem um aroma frutado e amargor presente. Consideramos uma das melhores da De Dochter. Disponível em garrafas de 330ml.
2# Extase (8,5%)
Uma Imperial IPA, esta é, sem sombra de dúvida, uma cerveja para quem curte amargor. Ela usa 11 lúpulos na receita (europeus e americanos) e é muito aromática. Digamos que esta cerveja separa os meninos dos homens. Disponível em garrafas de 330ml.
3# Noblesse Very Special Old Pale (5,5%)
Esta blonde ale bem aromática foi envelhecida 8 meses em barris que anteriormente era usados para comportar Genever, um tipo de gin comum na região da Bélgica. O aroma e sabor do destilado ficam presente na cerveja e, quanto mais quente, mas ele aparece. Vale a pena experimentar. Disponível em garrafas de 330ml.
4# Bravoure (6,5%)
Essa é uma Smoked Amber Ale com notas de caramelo, queimado e defumado, sem ser agressiva. A espuma é bem presente. Disponível em garrafas de 330ml.
5# L’Ensemble (13%)
A Barley Wine é feita com duas cervejas fabricadas separadamente, misturadas em um único fermentador e adicionado levedura de vinho. Maturou por 13 meses e passou ainda por um dry-hopping um dia antes de ser engarrafada. Disponível em garrafas de 500ml.
6# Embrasse (9%)
A cerveja ganhou duas versões de rótulos. A primeira foi apresentada como uma Belgian Dark Strong Ale, com aroma frutado e e notas tostadas. Pode ser envelhecida por até 5 anos. É uma das cervejas de maior sucesso da cervejaria. Disponível em garrafas de 330ml e 660ml.
7# Embrasse Peated Oak Aged Ardbeg (9%)
A segunda versão é a mesma Embrasse, porém maturada em barris de single malte de whisky escocês Ardbeg. Aqui, o aroma de whisky e turfa bem perceptiveis. Disponível em garrafas de 660ml.
Outros rótulos da De Dochter no Brasil
8# Noblesse (5,5%)
Uma blonde ale bem aromática, um pouco mais seca que as blondes tradicionais, e com lúpulo mais em evidência. Disponível em garrafas de 330ml.
9# Charbon (7%)
Smoked Vanilla Stout, uma Stout feita com maltes defumados e favas de baunilha adicionadas na fervura e maturação. Disponível em garrafas de 660ml.
10# Finesse (8,5%)
Uma Tripel feita com 3 tipos de malte(cevada, trigo e centeio) e 3 tipos de lupulos. Disponível em garrafas de 330ml.
11# Finesse B.B.B.C. (8,5%)
A mesma Finesse, porém maturada em barris de de single malt irlandês Connemara. Aroma de tripel com turfa. Disponível em garrafas de 660ml.
Referências: Full Pint
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso