Cerveja vai acabar! Como aquecimento global pode reduzir DRASTICAMENTE a produção do fermentado no planeta

cerveja vai acabar em todo planeta

Cervejeiro, se faltava um motivo para você apoiar a proteção ao meio ambiente, agora não falta mais! Em recente estudo, publicado em outubro, apontou que o aquecimento global pode acabar com os estoques globais de cerveja!

Esta conclusão foi publicada no periódico Nature Plants. Isso porque as frequentes ondas de calor, agravadas ainda mais pelo aquecimento global, devem levar a grandes declínios no rendimento das colheitas de cevada, o principal ingrediente da cerveja.

Essa perda de produtividade nas colheitas pode chegar a 17%. Em resumo, terá menos cerveja no mercado e, as disponíveis podem até triplicar de valor em alguns lugares.

“Embora esse não seja o impacto futuro mais preocupante da mudança climática, extremos climáticos relacionados a isso podem ameaçar a oferta e a acessibilidade econômica da cerveja”, diz o estudo, desenvolvido por cientistas da Universidade da Califórnia, da Universidade Chinesa de Pequim, da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, do Centro Internacional Mexicano para Melhorias do Milho e do Trigo e da Universidade de East Anglia (Inglaterra).

Para chegar a esta conclusão, o estudo avaliou 34 regiões produtoras de cevada, antes e depois do ano de 2050.

Cerveja vai acabar pela redução da produção de cevada

A conclusão do conjunto de pesquisas levou a estimar que a cerveja, um produto ‘essencial’ para uma grande parte de pessoas e economias pelo mundo, vai sofrer com as mudanças climáticas, assim como outros itens da nossa alimentação.

Como nem toda cevada produzida pelo mundo é usada na fabricação de cerveja (apenas 17% dela), os pesquisadores apontam que a escassez pode levar a produtores deixar de priorizar animais para a produção da cerveja.

Em economias desenvolvidas e que tem a cerveja como grande parte da cultura, como Bélgica, Dinamarca, Polônia e Canadá, tomando por exemplo, eles devem resolver o problema subindo o preço final da bebida.

Assim, um pacote de seis cervejas comuns pode chegar a custar o equivalente a US$ 20 (R$ 75, na cotação atual), conforme estimativa do estudo.

cerveja vai acabar em todo planeta

Na média, conforme aponta as pesquisas, o preço da cerveja deve dobrar. A pesquisa considera que em casos de queda de 4% da produção de cevada, a bebida acaba custando 15% a mais.

Por outro lado, em economias mais pobre, como a China e o Brasil, o consumo de cerveja tende a cair pela elevação de preços e escassez de produto.

As projeções levantadas pelo estudo indicam que o fornecimento de cerveja em todo o mundo deve cair cerca de 16%. Para você ter uma noção, isso equivaleria a todo o consumo de cerveja dos Estados Unidos, um grande mercado consumidor.

Com essa informação alarmante, chegou a hora de você tomar consciência ambiental para que este ‘apocalipse’ cervejeiro não aconteça! A mãe natureza e os seus encontro em bares no futuro, agradece!

Fonte: BBC

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »