“Brasil cervejeiro precisava deste título”, José Felipe da premiada Cervejaria Wäls

Como uma boa mineira, a cervejaria Wäls chegou de mansinho e, sem fazer alarde, conquistou o World Beer Cup 2014, a competição mais importante do mercado cervejeiro. Eles disputaram com 4754 cervejas de 1403 cervejarias e conquistaram duas medalhas na Copa do Mundo da Cerveja, algo inédito para o Brasil. + As melhores Cervejas do Mundo […]

Confira a entrevista com a cervejaria Wäls, que conquistou o World Beer Cup 2014

Como uma boa mineira, a cervejaria Wäls chegou de mansinho e, sem fazer alarde, conquistou o World Beer Cup 2014, a competição mais importante do mercado cervejeiro. Eles disputaram com 4754 cervejas de 1403 cervejarias e conquistaram duas medalhas na Copa do Mundo da Cerveja, algo inédito para o Brasil.

As melhores Cervejas do Mundo em 2014
Wäls reorcebe ouro inédito no World Beer Cup 2014
+ Conheça as vencedoras do 1º Concurso Brasileiro de Cerveja

O medalha de ouro veio com a xodó da cervejaria e a primeira produzida pela marca, a Wäls Dubbel, na categoria Belgian-Style Dubbel. Inclusive, antes mesmo da premiação, o rótulo era a que menos vendia, virando o jogo após a confirmação do ouro.

A outra medalha veio com o prata da Wäls Quadruppel, na categoria Other Belgian-Style Ale, coroando de vez o trabalho dessa cervejaria de Pampulha, Belo Horizonte. Com essas boas credenciais, a cervejeria pretende alcançar novos voos e entrar no mercado americano.

Entrevista José Felipe, da Cervejaria Wäls 2

Vale lembrar que os mineiro já haviam conquistado o prêmio de Melhor Cerveja de 2013, com a Wäls Pilsen, no 1º Concurso Brasileiro de Cervejas.

Para conhecer melhor o segredo dos mineiros, resolvemos bater um papo com José Felipe, um dos proprietários da premiada Wäls. Ele revelou a emoção da premiação, os próximos projetos e seu ranking de melhores cervejas do mundo

Ao que você credita a premiação no torneio?
A premiação é a coroação de um trabalho focado em diferenciação. A qualidade da receita fez com que ela se destacasse.

Quais eram suas expectativas na competição? Quais os rótulos que você achou que levaria medalhas?
Esperávamos ganhar uma medalha. Não tínhamos uma predileção pela receita X ou Y. Mas acreditávamos que seria provável. Todos eram possíveis candidatas à medalha.

Entrevista José Felipe, da Cervejaria Wäls 6

Como foi a reação de vocês no anúncio da medalha de ouro com a Wäls Dubbel?
Meu irmão e eu gritávamos e pulávamos de felicidade, assim como toda a torcida Brasileira. Isso acabou influenciando a plateia, que vibrou junto com a gente. Não acreditei por alguns segundos. Depois comecei a refletir e fiquei aliviado, o Brasil cervejeiro precisava deste título.

Podemos dizer que as microcervejarias brasileiras estão em um momento de ascensão?
Acredito que todas as 21 cervejarias que participaram do World Beer Cup têm potencial para subir ao palco e trazer mais medalhas para o Brasil seja nessa ou em outras competições. Esperava que outras brasileiras ganhassem também, mas em 2016 tenho certeza que virão mais medalhas.

Entrevista José Felipe, da Cervejaria Wäls 5

O que falta para o brasil despontar de vez no mercado cervejeiro?
O Brasil, de um modo geral e enquadro a Wäls neste quesito, precisa de mais constância em qualidade. Estamos investindo cada dia mais em laboratório, para que possamos destrinchar nossas análises de produto e manter um alto padrão de qualidade por mais tempo.

Quais são os próximos objetivos da cervejaria Wals?
A cervejaria Wäls está focada em continuar ousando, lançando rótulos sazonais e chamar a atenção de novos consumidores para o mercado. Pretendemos continuar apostando em novidades, com receitas inusitadas e criativas.

Vocês pensam em lançar algum rótulo especial nos próximos meses?
Temos algumas coisas planejadas, mas se contar para vocês perde a graça! Na verdade, temos em andamento vários projetos. No tempo certo, eles serão divulgados. O que posso adiantar é que vamos lançar em breve, uma edição comemorativa da Wäls Dubbel em 750ml para comemorar a medalha de ouro no World Beer Cup 2014.

Entrevista José Felipe, da Cervejaria Wäls 4

Você consegue se lembrar qual foi sua primeira cerveja especial que tomou na vida?
Alguma importada qualquer, mas a primeira que me chamou a atenção foi sem dúvida alguma a Falke Monasterium, uma cerveja fantástica!

Você tem alguma cervejaria de inspiração?
A cervejaria que mais me inspira é, sem dúvidas, a Samuel Adams. Mesmo após o super crescimento, eles continuam inventando, ousando e criando receitas únicas. Estou também em uma fase de admiração da Coronado – San Diego.

Monte a sua seleção com as 10 melhores cervejas do mundo
Vale lembrar, que este seria meu top 10 de hoje, já que ele muda constantemente.

Entrevista José Felipe, da Cervejaria Wäls 3

Trappist Rochefort 10
Wäls Pílsen
Wäls/Dum Petroleum
Chimay Blue
Westvleterem 12
Brooklyn Sorachi Ace
Sam Adams Trippel Bock
Wheat Wine -Morada
Wäls Brut
Firestone Walker

Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso