7 Mitos e Verdades sobre a Cerveja

A bebida alcoólica mais consumidas no Brasil e paixão nacional, a diversidade de cervejas no mercado brasileiro cresce a cada dia e embala as conversas nas rodas de amigos, nas comemorações da família e na mesa do bar.

Mas, afinal, o que faz uma boa cerveja? Ingredientes definem a sua qualidade? Cerveja boa é cerveja clara? Quanto mais amarga, melhor? O mestre cervejeiro da Ambev, Luciano Horn, que trabalha há 13 anos na companhia e estudou engenharia de bebidas por quatro anos e meio na Alemanha, esclarece sete mitos e verdade sobre a cerveja.

1. As melhores cervejas são feitas de puro malte

MITO – Nenhuma cerveja é melhor ou pior que a outra; elas simplesmente são diferentes. São os ingredientes que dão às cervejas as características diversas para atenderem aos mais variados paladares e ocasiões.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Esse mito nasceu da Lei de Pureza alemã, decretada pelo duque Guilherme IV da Baviera por razões fiscais na Idade Média, que obrigavam a utilização de lúpulo, matéria-prima com produção mais restrita e controlada, que tornava fácil de entender o quanto se havia produzido de cerveja (nessa época, o lúpulo era utilizado basicamente para a produção da bebida).

Além disso, por ser uma matéria prima muito utilizada na produção de pães, o trigo também não seria utilizado na produção cervejeira. Hoje, é consenso no mundo cervejeiro de que a qualidade da bebida não depende do uso do puro malte. No mercado mundial, há cervejas excelentes que seguem a escola alemã assim como as escolas americana e belga, entre outras.

2. Cerveja boa é cerveja clara

MITO – A cor não define a qualidade da cerveja, nem seu teor alcoólico, como muita gente acredita. Ela pode ser amarela, dourada, âmbar, acobreada, marrom ou preta, dependendo dos ingredientes utilizados, mas a coloração não indica se é boa ou ruim.

3. A qualidade da cerveja depende da qualidade dos ingredientes

VERDADE – A qualidade do conjunto dos ingredientes impacta totalmente na qualidade final do produto. Assim como na gastronomia, a receita de uma cerveja pode conter cevada, milho, arroz, laranja, pimenta, café e diversos outros ingredientes, mas se eles não tiverem qualidade, o resultado será ruim.

4. Quanto mais amarga for a cerveja, melhor

MITO – A qualidade da cerveja não depende do amargor. Ele indica apenas que a bebida foi produzida com mais lúpulo. Os mestres cervejeiros “brincam” com as características da cerveja para criar diversidade. Se quiserem produzir uma cerveja mais leve e refrescante, usam cereais como milho e arroz ao lado da cevada. Se o objetivo é criar uma bebida mais aromática, trabalham com a fermentação.

5. Milho é usado na cerveja brasileira para baratear a produção

MITO – Historicamente é comum as cervejarias utilizarem os cereais mais disponíveis em seu país, porque tendem a ser mais acessíveis. Mas é claro que tudo depende da receita da bebida. Há cervejas muito complexas e caras no mercado mundial que utilizam milho em sua composição. Para se ter uma ideia, estima-se que 80% das cervejas consumidas no mundo sejam feitas de milho e/ou arroz, as chamadas American Lagers.

6. A qualidade da cerveja não depende do seu estilo

VERDADE – Os estilos de cerveja refletem o modo de fazer a cerveja, os diferentes ingredientes usados em diversas regiões do mundo e até as condições climáticas locais. Por exemplo, as Weiss, mais encorpadas, nasceram na Alemanha, enquanto a Pilsen se difundiu no Brasil por ser uma cerveja mais leve, cristalina e refrescante, adequada ao nosso clima. Há cervejas boas em todos os estilos.

7. O transporte e o armazenamento interferem na qualidade da cerveja

VERDADE – As alterações de temperatura durante o transporte e o armazenamento alteram o sabor e o aroma da cerveja. Por isso, procure guarda-la em locais arejados, frescos e que não bata sol. Armazene as garrafas em pé e cheque a data de produção: cerveja é como verdura, quanto mais fresca, melhor.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »