Mercedes-Benz apresenta caminhão que dirige sozinho

Caminhão com sistema de direção autônoma promete modernizar as estadas do mundo

Mercedes-Benz apresenta caminhão que dirige sozinho

A Mercedes-Benz apresentou no dia 4 de julho seu primeiro caminhão com sistema de direção autônoma. O modelo, batizado por hora como Mercedes-Benz Future Truck 2025, roda a 80km/h em estradas de longa distância sem que o motorista precise encostar no volante.

Para realizar o feito, ele se utiliza de uma série de recursos modernos como comunicação Wi-Fi entre veículos, radares nas laterais e frente do caminhão, além de uma câmera 3D no vidro da frente.

O sistema consegue analisar obstáculos, condições da pista, veículos, acidentes e condições climáticas. Com esses dados, ele toma decisões que um motorista tomaria, como frear, reduzir, acelerar, desviar e até mesmo parar o caminhão.

A ideia a princípio é que a direção autônoma seja utilizada mais ou menos como os aviões são em velocidade de cruzeiro. Os pilotos só são acionados durante a viagem quando necessário .

Para que os planos da montadora se concretizem e o veículo esteja rodando até 2025, uma série de leis precisam ser mudadas permitindo que veículos não-pilotados rodem as estradas.

2ftetrck8709

Ficou muito feliz com o investimento das montadores em veículos inteligentes. Estamos desenhando um futuro onde as estradas poderão ser mais seguras, já que a tecnologia inibe a imprudência de motoristas, seja no caso de motoristas alcoolizados, em manobras imprudentes ou nos populares casos de caminhoneiros movidos a rebite e estimulantes.

Há quem reclame que esta tecnologia vai acabar com uma série de empregos, mas isso faz parte do avanço da sociedade moderna. Ao longo do ano, centenas de empregos deixaram de existir, como os acendedores de lamparinas, que se tornaram obsoletos com o advento da eletricidade. Que a tecnologia venha e deixe nossas estradas mais seguras.

Edson Castro
Edson Castro

Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso