10 carros mais famosos de todos os tempos

Shelby Mustang GT 500 carros mais famosos

Ao longo da história do automóvel, centenas de marcas surgiram, muitas sumiram, e poucas delas criaram seu legado, com carros consagrados e que entraram na memória das pessoas, tornando-se grandes clássicos.

Confira abaixo quais são os carros mais famosos de todos os tempos e descubra o motivo de sua importância.

Ford Model T

Ford T carros mais famosos

Período de produção: 1908 a 1927
Unidades produzidas: 16,5 milhões

O Ford T estreou a linha de montagem em uma época em que o sistema de produção e o mercado eram muito arcaicos e rudimentares. Em quase duas décadas de vida, o bólido equipado com um motor de apenas 20 cavalos de potência atingia a velocidade máxima de 70 quilômetros por hora.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

As primeiras unidades foram vendidas a 850 dólares, mas, com a otimização dos processos, os últimos modelos chegaram a custar apenas 260 dólares.

Volkswagen Fusca

Fusca carros mais famosos

Período de produção: 1936 a 2003
Unidades produzidas: 23,5 milhões

Automóvel mais carismático de todos os tempos, o Fusca foi produzido por ordem de Adolf Hitler, que queria repovoar as estradas alemãs em meio à reconstrução pós Primeira Guerra Mundial.

Durante a sua história, o beatle (besouro) foi consagrado por sua robustez e simplicidade mecânica (bastava uma corrente dentada e uma chave de fenda para resolver qualquer problema na máquina). No Brasil, o modelo com mais de 3 milhões de vendas, teve a sua produção encerrada em duas ocasiões: em 1986 para dar espaço ao Gol e em 1996 após a Volkswagen retomar a fabricação em 1994.

BMC Mini

BMC MINI carros mais famosos

Período de produção: 1959 a 2000
Unidades produzidas: 5,3 milhões

O BMC Mini é o principal símbolo automobilístico da Inglaterra, feito pela British Motor Corporation. Reinventou o segmento de subcompactos, com seu curto comprimento, com pouco mais de 3 metros, mas com espaço suficiente para quatro adultos e 155 litros de bagagem.

Isso só foi possível graças ao motor instalado transversalmente e a suspensão posicionada nos cantos do bólido. Além de econômico, tinha boa segurança para os padrões da época e possuía um controle de direção fora do comum em curvas. Apesar de não ser da mesma montadora, o Mini atual, da BMW, foi inspirado no modelo.

Toyota Corolla

Toyota Corolla carros mais famosos

Período de produção: 1966 até hoje
Unidades vendidas: mais de 40 milhões

Está em sua décima geração, o Corolla é o automóvel mais vendido de todos os tempos. Seu número impressiona por ser mais que o dobro de seu principal concorrente, o Honda Civic, em todo o mundo.

Ao longo dos anos o bólido incorporou novas tecnologias e cresceu de tamanho. Apesar de não ser um carro daqueles que os garotos penduram fotos na parede do quarto ou é uma marca lembrada de prontidão no quesito carro dos sonhos, o auto mantém a hegemonia por apresentar um conjunto mecânico bastante confiável, conforto e eficiência energética.

Outro motivo de sucesso do carro da marca japonesa pode ser explicado pela fidelidade de sua legião de fãs, que dificilmente trocam por outro modelo depois de adquirir o automóvel.

Citroën DS

Citroën DS carros mais famosos

Período de produção: 1955 a 1975
Unidades produzidas: 1,45 milhão

Símbolo francês, o DS foi um carro muito a frente de seu tempo. Tinha uma aerodinâmica moderna e foi o primeiro bólido de produção a adotar freios a disco nas rodas dianteiras.

O carro incorporou o sistema de faróis direcionais, raridades ainda hoje, e lançou a suspensão hidropneumática, que, no lugar de molas e amortecedores, usava esferas acumuladoras e permitia alterar a altura e, se necessário, até dirigir o carro sobre apenas três rodas.

O mais recente lançamento da montadora, o Citroën DS3, recuperou a linha DS, dando um caráter mais especial e personalizado para os bólidos.

Bugatti Veyron

Bugatti Veyron carros mais famosos

Período de produção: 2005 a 2015
Unidades produzidas: 450

Apesar das unidades produzidas, o bólido luxuoso, superesportivo e exclusivo entrou no Hall de carros lendários. O Veyron foi lançado com um objetivo claro: superar a barreira dos 400 quilômetros por hora e sagrar-se como o carro de produção mais rápido do mundo.

Primeiro, cravou 407,1 quilômetros por hora (motor W16 com 1 001 cavalos de potência); depois, uma versão aprimorada fez 431,1 quilômetros por hora (upgrade para 1 200 cavalos). A última unidade, chamada Last Edition, foi vendida por 2,3 milhões de euros.

Shelby Mustang GT 500

Shelby Mustang GT 500 carros mais famosos 2

Período de produção: 1965 até agora
Unidades produzidas: 2048

O muscle car é um ícone americano que ficou famoso no mundo todo e, o carro mais emblemático dos cinemas, com pelo menos nove produções onde ele recebe destaque.

Escolho um dos principais modelos, o Shelby Mustang GT 500, ou também chamado de Eleanor, no filme 60 Segundos. O carro é na verdade uma versão mais potente do Mustang GT 350, com a assinatura do piloto e lendário projetista Carrol Shelby.

Seu motor era um V8 7.0 litros de 355 cavalos brutos e com dois carburadores Holley de corpo quádruplo. Resultado dessa brutalidade? Velocidade máxima acima dos 220 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos sete segundos.

Ferrari 250 GTO

Ferrari 250 GTO carros mais famosos

Período de produção: 1962 a 1964
Unidades produzidas: 36

Escolhi o modelo mais exclusivo e raro dos esportivos que ocupa a preferência de muitos amantes da alta velocidade. O nome do modelo faz referência ao tamanho de cada um dos cilindros de 250 cm³ do motor V12 de 3.0 litros, que desenvolve 302 cv de potência e consegue atingir os 280 km/h.

A sigla GTO, de Gran Turismo Omologata, refere-se às unidades de corrida homologadas para as ruas. O período de fabricação desta raridade foi de apenas dois anos, e somente 36 unidades saíram das linhas de produção de Maranello. A Ferrari ganhou três títulos mundiais consecutivos da categoria GT de 1962 a 1964. Um único exemplar da 250 GTO chega a ser avaliado em até US$ 30 milhões, cerca de R$ 120 milhões.

Ford F Series

Ford F Series

Período de produção: 1948 até hoje
Unidades produzidas: mais de 35 milhões

Em produção desde 1948 nos Estados Unidos, a Série F de picapes da marca do oval azul já emplacou impressionantes 35 milhões de unidades em 65 anos de história. Atualmente, o modelo F-150 é o veículo mais vendido no mercado norte-americano.

Lamborghini Miura

Lamborghini Miura carros mais famosos

Período de produção: 1966 a 1972
Unidades produzidas: 764

A definição moderna de supercarro é simples: um esportivo de alto desempenho com carroceria em formato de cunha, espaço para duas pessoas, motor central-traseiro e uma etiqueta de preço bem alta. Mas, sabe quem definiu este conceito? O Lamborghini Miura, o primeiro supercarro moderno.

O carro tinha baixíssimo centro de gravidade e usava motor traseiro central com 12 cilindros em “V” e 350 cavalos, que transmitia a força para as rodas de forma brutal e exigia muita habilidade do piloto.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »