10 carros mais famosos de todos os tempos

Conheça os automóveis que se tornaram grandes clássicos

Ao longo da história do automóvel, centenas de marcas surgiram, muitas sumiram, e poucas delas criaram seu legado, com carros consagrados e que entraram na memória das pessoas, tornando-se grandes clássicos.

Confira abaixo quais são os carros mais famosos de todos os tempos e descubra o motivo de sua importância.

Ford Model T

Ford T carros mais famosos

Período de produção: 1908 a 1927
Unidades produzidas: 16,5 milhões

O Ford T estreou a linha de montagem em uma época em que o sistema de produção e o mercado eram muito arcaicos e rudimentares. Em quase duas décadas de vida, o bólido equipado com um motor de apenas 20 cavalos de potência atingia a velocidade máxima de 70 quilômetros por hora.

As primeiras unidades foram vendidas a 850 dólares, mas, com a otimização dos processos, os últimos modelos chegaram a custar apenas 260 dólares.

Volkswagen Fusca

Fusca carros mais famosos

Período de produção: 1936 a 2003
Unidades produzidas: 23,5 milhões

Automóvel mais carismático de todos os tempos, o Fusca foi produzido por ordem de Adolf Hitler, que queria repovoar as estradas alemãs em meio à reconstrução pós Primeira Guerra Mundial.

Durante a sua história, o beatle (besouro) foi consagrado por sua robustez e simplicidade mecânica (bastava uma corrente dentada e uma chave de fenda para resolver qualquer problema na máquina). No Brasil, o modelo com mais de 3 milhões de vendas, teve a sua produção encerrada em duas ocasiões: em 1986 para dar espaço ao Gol e em 1996 após a Volkswagen retomar a fabricação em 1994.

BMC Mini

BMC MINI carros mais famosos

Período de produção: 1959 a 2000
Unidades produzidas: 5,3 milhões

O BMC Mini é o principal símbolo automobilístico da Inglaterra, feito pela British Motor Corporation. Reinventou o segmento de subcompactos, com seu curto comprimento, com pouco mais de 3 metros, mas com espaço suficiente para quatro adultos e 155 litros de bagagem.

Isso só foi possível graças ao motor instalado transversalmente e a suspensão posicionada nos cantos do bólido. Além de econômico, tinha boa segurança para os padrões da época e possuía um controle de direção fora do comum em curvas. Apesar de não ser da mesma montadora, o Mini atual, da BMW, foi inspirado no modelo.

Toyota Corolla

Toyota Corolla carros mais famosos

Período de produção: 1966 até hoje
Unidades vendidas: mais de 40 milhões

Está em sua décima geração, o Corolla é o automóvel mais vendido de todos os tempos. Seu número impressiona por ser mais que o dobro de seu principal concorrente, o Honda Civic, em todo o mundo.

Ao longo dos anos o bólido incorporou novas tecnologias e cresceu de tamanho. Apesar de não ser um carro daqueles que os garotos penduram fotos na parede do quarto ou é uma marca lembrada de prontidão no quesito carro dos sonhos, o auto mantém a hegemonia por apresentar um conjunto mecânico bastante confiável, conforto e eficiência energética.

Outro motivo de sucesso do carro da marca japonesa pode ser explicado pela fidelidade de sua legião de fãs, que dificilmente trocam por outro modelo depois de adquirir o automóvel.

Citroën DS

Citroën DS carros mais famosos

Período de produção: 1955 a 1975
Unidades produzidas: 1,45 milhão

Símbolo francês, o DS foi um carro muito a frente de seu tempo. Tinha uma aerodinâmica moderna e foi o primeiro bólido de produção a adotar freios a disco nas rodas dianteiras.

O carro incorporou o sistema de faróis direcionais, raridades ainda hoje, e lançou a suspensão hidropneumática, que, no lugar de molas e amortecedores, usava esferas acumuladoras e permitia alterar a altura e, se necessário, até dirigir o carro sobre apenas três rodas.

O mais recente lançamento da montadora, o Citroën DS3, recuperou a linha DS, dando um caráter mais especial e personalizado para os bólidos.

Bugatti Veyron

Bugatti Veyron carros mais famosos

Período de produção: 2005 a 2015
Unidades produzidas: 450

Apesar das unidades produzidas, o bólido luxuoso, superesportivo e exclusivo entrou no Hall de carros lendários. O Veyron foi lançado com um objetivo claro: superar a barreira dos 400 quilômetros por hora e sagrar-se como o carro de produção mais rápido do mundo.

Primeiro, cravou 407,1 quilômetros por hora (motor W16 com 1 001 cavalos de potência); depois, uma versão aprimorada fez 431,1 quilômetros por hora (upgrade para 1 200 cavalos). A última unidade, chamada Last Edition, foi vendida por 2,3 milhões de euros.

Shelby Mustang GT 500

Shelby Mustang GT 500 carros mais famosos 2

Período de produção: 1965 até agora
Unidades produzidas: 2048

O muscle car é um ícone americano que ficou famoso no mundo todo e, o carro mais emblemático dos cinemas, com pelo menos nove produções onde ele recebe destaque.

Escolho um dos principais modelos, o Shelby Mustang GT 500, ou também chamado de Eleanor, no filme 60 Segundos. O carro é na verdade uma versão mais potente do Mustang GT 350, com a assinatura do piloto e lendário projetista Carrol Shelby.

Seu motor era um V8 7.0 litros de 355 cavalos brutos e com dois carburadores Holley de corpo quádruplo. Resultado dessa brutalidade? Velocidade máxima acima dos 220 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos sete segundos.

Ferrari 250 GTO

Ferrari 250 GTO carros mais famosos

Período de produção: 1962 a 1964
Unidades produzidas: 36

Escolhi o modelo mais exclusivo e raro dos esportivos que ocupa a preferência de muitos amantes da alta velocidade. O nome do modelo faz referência ao tamanho de cada um dos cilindros de 250 cm³ do motor V12 de 3.0 litros, que desenvolve 302 cv de potência e consegue atingir os 280 km/h.

A sigla GTO, de Gran Turismo Omologata, refere-se às unidades de corrida homologadas para as ruas. O período de fabricação desta raridade foi de apenas dois anos, e somente 36 unidades saíram das linhas de produção de Maranello. A Ferrari ganhou três títulos mundiais consecutivos da categoria GT de 1962 a 1964. Um único exemplar da 250 GTO chega a ser avaliado em até US$ 30 milhões, cerca de R$ 120 milhões.

Ford F Series

Ford F Series

Período de produção: 1948 até hoje
Unidades produzidas: mais de 35 milhões

Em produção desde 1948 nos Estados Unidos, a Série F de picapes da marca do oval azul já emplacou impressionantes 35 milhões de unidades em 65 anos de história. Atualmente, o modelo F-150 é o veículo mais vendido no mercado norte-americano.

Lamborghini Miura

Lamborghini Miura carros mais famosos

Período de produção: 1966 a 1972
Unidades produzidas: 764

A definição moderna de supercarro é simples: um esportivo de alto desempenho com carroceria em formato de cunha, espaço para duas pessoas, motor central-traseiro e uma etiqueta de preço bem alta. Mas, sabe quem definiu este conceito? O Lamborghini Miura, o primeiro supercarro moderno.

O carro tinha baixíssimo centro de gravidade e usava motor traseiro central com 12 cilindros em “V” e 350 cavalos, que transmitia a força para as rodas de forma brutal e exigia muita habilidade do piloto.

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso