Cortes de cabelo para fazer em casa: 3 Tipos e dicas para não errar

Cortes de cabelo para fazer em casa: 3 Tipos e dicas para não errar

Quais são os cortes de cabelo para fazer em casa?

Para você que tem ou quer mantar os cabelos curtos, sabe que precisa voltar ao barbeiro pelo menos uma vez por mês para manter. Mas, sabe que isso envolve um custo e, com a situação atual, pode não ser seguro ou viável.

Que tal então cortar o cabelo sozinho em casa? Com alguns itens básicos e seguindo algumas dicas, você pode experimentar. Se liga!

Mas antes disso, saiba!

Cortes de cabelo para fazer em casa:

Pode parecer simples, mas cortar o cabelo sozinho não é fácil. Eu mesmo já recorri ao método e digo que é muito fácil errar a mão e deixar regiões mais assimétricas que outras. Você pode até tentar sem ajuda de ninguém, mas se tiver alguém que possa te auxiliar, oferecendo não só uma visão externa como verificando áreas que você não enxerga, a tendência dos erros é que eles reduzam drasticamente.

Por isso, teste, mas tenha paciência e tempo. Com o tempo você pode melhorar.

Itens Básicos

Para fazer um corte de cabelo masculino curto você precisa destes itens:

  • Tesoura
  • Pente
  • Máquina de cortar cabelo (Fizemos uma matéria com várias opções neste link)
  • Espelho

Cortes de cabelo para fazer em casa

Corte de cabelo Masculino Raspado

Cortes de cabelo raspado

O corte raspado chegou a virar febre entres as celebridades durante a quarentena. Por ser o mais fácil, esse é o mais indicado para quem vai começar a se aventurar em casa. Ele é simples e você consegue fazer sozinho, de boa.

Quer um corte bem rente: tente o pente de máquina com numeração entre 1 a 3. Para não se arrepender, vá sempre da maior para a menor e confira pra ver o resultado antes de reduzir.

Quer um corte com mais volume: tente o pente de numeração 4 a 6. Vai aparentar um estilo mais natural, vai esconder um pouco as falhas e reentrâncias do formato da sua cabeça.

Segue algumas dicas básicas:

  • Comece sempre pela região lateral, raspando contra a direção que nasce os fios;
  • Vá para a nuca, seguindo o formato da cabeça até a direção da coroa (topo);
  • Na parte de cima, comece pela testa e corte em direção à coroa.
  • Faça uma segunda ou até terceira passagem por toda a cabeça, até sentir que a lâmina não está passando por nenhum fio.

É importante sempre limpar a lâmina da máquina de cortar o cabelo para aumentar a eficiência do corte e evitar caminhos de rato.

Corte Militar – cortes para fazer em casa

corte militar

O Corte militar é uma variação do raspado, mas agora ele tem um tamanho nas laterais e o topo da cabeça leva uma lâmina maior.

Existem diversas variações e tamanhos de corte militar. Mas, vamos adotar a prática do uso da máquina com número do pente diferente para simplificar.

Por isso:

cortar cabelo em casa

  • Escolha um pente maior e passe em toda a cabeça, como se estivesse raspando por completo.
  • Agora, mude o pente para um número menor. Pode ser do número 2 para 0, ou do número 3 para 1.
  • Faça uma marcação no lugar onde vai deixar maior no topo. Uma dica é logo acima de onde a cabeça começa a se curvar nas laterais.
  • Por fim, com o pente menor, raspe da nuca ou laterais até atingir essa linha imaginária que você estabeleceu de antemão.

Para criar uma harmonia na transição, depois você pode passar o pente meio na linha divisória. Muitas máquinas oferecem esse recurso e cria uma sensação de degradé, mais agradável.

Corte Undercut

corte de cabelo undercut

Explicado do jeito mais simples possível, o undercut é aquele corte de cabelo masculino onde você passa uma máquina nas laterais e deixa o cabelo comprido em cima.

Vamos deixar claro que você, em casa, dificilmente vá conseguir chegar a perfeição de um barbeiro profissional. Este modelo de corte exige mais tempo e mais paciência para um resultado mais satisfatório.

Primeiro, identifique a área temporal da sua cabeça. É uma leve depressão do crânio na lateral dos olhos e o mais recomendado. Este é o ponto que você pode marcar para fazer a linha de corte com sua máquina.

Crédito: Reprodução

  • Coloque o pente da máquina número 1 ou 2 e crie uma linha nas laterais até a nuca. Depois, raspe contra a direção que nasce os fios até chegar nessa parte divisória.
  • Na parte superior antes do topo da cabeça, passe a máquina com numeração 3 ou 4, para criar um leve degradê. Repeite a risca divisória no cabelo.
  • Para disfarçar a linha que criou, passe a máquina em uma numeração intermediária entre a mais baixa e a mais alta lateral. Você também pode ajustar com um pente e tesoura, mas vai precisar de terceiros.

Assim, a parte do topo é livre e a recomendação é que você faça com pente e tesoura na calma. Por isso, vá tirando aos poucos as pontas, de áreas em áreas e sempre de olho no resultado na frente do espelho.


Confira o vídeo com os melhores barbeiros do Brasil!

Sentiu falta de alguns cortes de cabelo para fazer em casa? Deixe nos comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »