A cervejaria paulistana Urbana, conhecida por seus bons e irreverentes rótulos, acaba de lançar mais uma polêmica cerveja: é a Chuchupa.
+ Confira uma seleção de cervejas com ingredientes inusitados
O rótulo é uma American Pale Ale que leva chuchu em sua receita. Com 5,8% de teor alcoólico (na garrafa consta 5%) e 40 IBU’s (unidade de amargor). Diferente do legume, a cerveja tem identidade e mostra ao que veio
Com uma cor alaranjada turva e boa formação de espuma, a bebida oferece aroma floral e cítrico. No paladar, o cítrico acompanha em segundo plano, com o aroma bem presente, marcando até o final seco.
Para explicar o uso do legume na composição da cerveja, confira o que Fernando Pieratti, sócio e responsável pelo Marketing da Urbana, falou.
“Hoje, o mercado está afoito por cervejas com ingredientes especiais, frutas, temperos, etc. E tem mais, quando você entra em um bar encontra um monte de gente com trejeitos de beer sommelier ou, em maior escala, sofrendo de “beer sommeliose”. Então a gente resolveu lançar um desafio: quem consegue encontrar o chuchu – que é algo pouco óbvio e distante do espectro sensorial conhecido no mundo da cerveja – nessa corajosa american pale ale”.
Eu assumo que até tentei, mas não consegui perceber nem no aroma e nem no paladar o legume que nunca me agradou.
Vale lembrar que a cervejaria é conhecida por seus rótulos com nomes pouco incomuns, tais quais: Boo, Bergamosh, La Sorciere, Gordelícia, Piscadinha, Refrescadô de Safadeza, Sporro, Trimiliqui, Prima Pode, Fio Terra e Podrelícia.
Chuchupa
Estilo: Americam Pale Ale
Cervejaria: Urbana
País de Origem: Brasil
Graduação Alcoólica: 5%
Temperatura de Consumo: 5 a 7º C
Copo ideal: Pint/Caldereta
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso