Jameson, o whiskey irlandês nº 1 do mundo

Assim como o trevo de quatro folhas, o leprechaun e a cerveja Guinness, outro item que faz parte do patrimônio histórico e cultural da Irlanda é o whiskey Jameson. Escrito assim mesmo, com EY, por não ser produzido na Escócia, este item é uma bebida com um método de produção próprio e que a distingue […]

Visitamos a destilaria e mostramos as características do Irish whiskey

Assim como o trevo de quatro folhas, o leprechaun e a cerveja Guinness, outro item que faz parte do patrimônio histórico e cultural da Irlanda é o whiskey Jameson. Escrito assim mesmo, com EY, por não ser produzido na Escócia, este item é uma bebida com um método de produção próprio e que a distingue das outras escolas de destilados de cereais maltados. O resultado é a alcunha de ser o whiskey irlandês mais vendido em todo o mundo.

Quem tem o prazer de viajar pela boêmia Dublin tem por obrigação passar por alguns dos 500 pubs (a menos que fique por uns seis meses, não vai ser possível visitar mais do que 20% deles), conhecer a fábrica da Guinness (e sua visão panorâmica da cidade) e visitar a The Old Jameson Distillery, a primeira destilaria da Jameson. Ela fica no centro da cidade, acima do rio Liffey.
destilaria jameson

Eu fui um desses privilegiados e, apesar de não ser a menina dos olhos dos turistas, me senti muito mais dentro de uma fábrica na destilaria do que na Guinness, que tem uma pegada bem mais para receber os visitantes e perdeu muito a mística de quem busca encontrar os princípios de produção de uma bebida.

Foi lá que conheci e acompanhei toda a história do blend, desde o método de produção até as variedades vendidas atualmente. Não tive a sorte de participar de uma degustação especial em Dublin, mas a fiz aqui mesmo no Brasil, onde pude saborear e diferenciar as três escolas do destilado (Borbon, Scotch Whisky e Irish Whiskey). Apesar de ser fã de carteirinha do Jack Daniels, a experiencia serviu para entender os métodos de produção de cada um e sentir as diferenças no paladar.

Jameson – Como é feito
Visitamos a destilaria e mostramos as características do Irish whiskey

O começo da bebida se dá em 1780, quando John Jameson queria impor um método de destilação próprio, apostando em maltes selecionados, em uma única fonte de água (no caso o Liffey, em Dublin) e em um processo de tridestilação (atualmente muito comum nas vodkas, mas que fique claro que ele usou essa ideia há quase 3 séculos).

Diferente dos whiskys escoceses, com sabor mais marcante e destilado duas vezes, John quis que seu Jameson Original passasse por três toneis de aço, interligados por serpentinas, que conferiria um álcool com pureza maior e suavidade, tornando a bebida mais agradável ao paladar. Quando o álcool evaporava de um tonel, era depositado em outro, passando pelo processo novamente até o tonel final.

Outra característica que os diferem do scotch, é que o whiskey irlandês mistura dois tipos de cevada, sendo que um deles germina na água, preservando aroma e sabor leves.

Para dar o sabor adocicado, o Jameson Original é descansado em barris onde já estiveram bebidas de bourbon, jerez e vinho do porto. A ideia é que o álcool adquira as características de cada bebida, para depois o líquido ser misturado em um tonel de aço e criar um blend específico. O resultado é uma bebida suave, adocicada, com sabores de baunilha, carvalho e mel, além de um toque picante. Na garrafa atual ainda pode ser observado o lema criado por John, “Sine Metu” (“Sem Medo”).

irish coffe

Com o tempo, o Jameson passou a integrar outra popular bebida irlandesa, o irish coffee (café irlandês), fusão do café e do whiskey irlandês coberto com uma camada de creme de leite fresco ou chantilly, que segundo a lenda surgiu em 1942, no bar do restaurante do aeroporto em Foynes, na Irlanda. Além disso, por ser um whiskey menos marcante, é comum o consumo na irlanda em drinks, acompanhado, por exemplo, o suco de cranberry e gelo.

Atualmente, a Jameson é a maior produtora de whiskey Irlandês no mundo. Ela é responsável por organizar o St. Patrick’s Day, batizada de Jameson Global Party, que acontece simultaneamente em 20 países, como Irlanda, África do Sul e Bulgária. Para nossa tristeza, ela não patrocina o evento no Brasil.

Ficou curioso com a degustação especial? Você mesmo pode fazer em casa, com seus amigos. Basta ter os três tipos de destilados (como sugestões, Jack Daniels, Red Label e Jameson). Coloque cada bebida em um copo e vá apreciando um de cada vez, intercalando as doses com água e/ou alguns petiscos. Ai você pode anotar as diferenças que sente na coloração, cheiro (amadeirado, adocicado), gosto (apimentado, doce, amargo). Tanto no visual, tato e paladar, as diferenças são marcantes.

Veja a receita de um drink feito com Jameson, ensinado pela embaixatriz da marca, a irlandesa Julianne Lyne:

Jameson Tea & Lime:
jameson drink
1. Preencha o copo de gelo até em cima;
2. Adicione uma dose de Jameson;
3. Pegue uma fatia grande de limão e esprema dentro do copo;
4. Complete o copo com chá de pêssego de boa qualidade;
Mantenha a fatia de limão dentro do copo e aproveite o drink!

Confira variedade de whiskeys produzidos pela Jameson
destilaria jameson 6

+ Jameson Original: carro-chefe da marca irlandesa, um whiskey original envelhecido 8 anos e produzido desde 1780.
+ Jameson 12 Year Old Special Reserve: whiskey irlandês envelhecido por no mínimo 12 anos.
+ Jameson 18 Year Old Limited Reserve: Criado em 2002, este whiskey é envelhecido 18 anos.
+ Jameson Gold Reserve: whiskey criado em 1996 e envelhecido em barris de carvalho americano virgem.
+ Jameson Rarest Vintage Reserve: edição limitada e extremamente exclusiva dos melhores e mais raros whiskey da destilaria.
+ Jameson Signature Reserve: whiskey que pode ser encontrado nos Duty Free dos principais aeroportos do mundo.

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso