Você, provavelmente, já ouviu falar em vinho tinto, branco e rosé. Mas, nos últimos dias, um novo fermentado vem atraindo a atenção e os holofotes do mundo nas redes sociais. É o primeiro vinho azul do mundo, lançado na Espanha em 2015.
A vinícula Gik Live foi a idealizadora do novo fermentado, que mistura uvas brancas e vermelhas de diferentes regiões da Espanha e que leva adoçante na fórmula.
A coloração peculiar tem dois responsáveis principais: a antocianina (o corante natural da casca uva) e o pigmento azul adicionado na fabricação.
Com 750 ml, a garrafa custa U$ 11 (R$ 37) e é vendida somente no e-commerce da marca, que pensa em expandir seus negócios além da Espanha, exportando para França, Reino Unido, Holanda e Alemanha.
De acordo com a marca, a cor azul representa movimento na psicologia, inovação e infinito, além de estar associada a fluidez e a mudança.
O processo de coloração foi desenvolvido em parceria com a turma de engenharia da Universidade Politécnica de Valência. No rótulo da bebida aparecem corante azul índigo e E163b, assim como edulcorantes, entre os componentes adicionados no fermentado.
“Mudamos a cor, sabor e aroma do vinho. Você está bebendo algo inovador, uma bebida que se dissocia completamente do mundo do vinho”, descreve o site da marca.
Se este vinho combina mais com carne vermelha, aves ou peixe, precisamos ainda esperar um tempo para responder. A marca ainda não tem data para exportar para o Brasil.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso