Quem tem o costume de sair para beber com os amigos, já deve ter reparado que um bêbado quase sempre segue um mesmo padrão. Tem aquele amigo que bebe e começa a falar sem parar, o outro que fica esquentado e tenta arranjar briga ou até mesmo aqueles que viram pessoas muito mais divertidas do que quando estão sóbrias.
Por algum motivo que a gente não sabe, pesquisadores da Universidade do Missouri, em Columbia (EUA), elaboraram uma classificação que descreve, com base científica, os diferentes tipos de bêbados.
Segundo o estudo publicado na revista especializada Addiction Research & Theory, a grande maioria dos bêbados pode ser dividida em quatro grupos, cujos nomes foram inspirados em personagens conhecidos da realidade e da ficção. São eles:
Bêbados tipo Ernest Hemingway
O primeiro grupo – representado por 40% das pessoas que participaram do estudo – é daqueles que não revelam mudanças notáveis de personalidade quando passam da sobriedade à embriaguez.
Esse nome veio de uma declaração do escritor Ernest Hemingway que disse que podia beber qualquer quantidade de whisky sem nunca ficar bêbado.
Bêbados tipo Mary Poppins
Outros 14% das pessoas fazem parte do grupo de beberrões que, quando ficam alcoolizados, demonstram um comportamento mais carinhoso e agradável, tal qual a famosa babá do cinema. Normalmente, é aquele seu amigo que sai abraçando a galera e dizendo eu te amo para todo mundo.
Bêbados tipo Professor Aloprado
Esse grupo – que corresponde a 24% dos entrevistados – teve seu nome inspirado pelo personagem que foi interpretado pelos atores Jerry Lewis e Eddie Murphy. Ele é composto por aquelas pessoas que, quando bebem, ficam mais extrovertidas do que são normalmente.
Bêbados tipo Mr. Hyde
O último grupo, representado por 22%, é composto por aqueles caras que tem uma tendência a ser menos responsáveis e inteligentes porém muito mais hostis sob influência do álcool. Segundo os estudiosos, esse tipo de pessoa tem mais probabilidade de arcar com consequências negativas associadas ao consumo de álcool.
► Qual dos grupos citados acima você se identifica mais? Deixe sua resposta aqui nos comentários.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso