Apaixonar é semelhante a ficar embriagado, aponta estudo

Um novo estudo sugere que o hormônio do amor é semelhante ao estar bêbado

Responda rápido: Qual a semelhança entre um cara apaixonado e um bêbado? Um novo estudo na Universidade de Birmingham sugere que os hormônios do amor têm o efeito semelhante a embriaguez, e não apenas os aspectos mais agradáveis.

A oxitocina é uma substância química do cérebro com um papel fundamental na determinação das nossas interações sociais e nossas reações a parceiros românticos – daí o seu apelido de “o hormônio do amor ‘.

Ela aumenta comportamentos pró-sociais, tais como o altruísmo, generosidade e empatia, tornando-nos mais dispostos a confiar nos outros. Além disso, remove os freios em inibidores sociais, tais como medo, ansiedade e estresse.

Tal qual acontece com o consumo de álcool.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Dr. Ian Mitchell, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Birmingham, disse: “Fizemos uma investigação sobre os efeitos da oxitocina e do álcool e ficamos impressionados com as semelhanças incríveis entre os dois compostos”.

Apaixonar é semelhante a ficar embriagado, aponta estudo 2

No entanto, os pesquisadores alertam contra a automedicação do hormônio ou uma bebida para proporcionar um pouco mais de confiança nos momentos difíceis. Juntamente com os problemas de saúde que acompanham o consumo frequente de álcool, existem efeitos sócio-cognitivas menos desejáveis ​​que tanto o álcool e oxitocina pode facilitar.

As pessoas podem se tornar mais agressivas, prepotentes, com inveja daqueles que consideram ser seus concorrentes e favorecer-se às custa de outros. Os compostos também podem afetar o nosso sentimento de medo que normalmente age para nos proteger de ficar em apuros e muitas vezes ouvimos de pessoas assumir riscos que de outra forma não faria.

Uma dose de cada composto pode ainda influenciar a forma como lidamos com os outros, reforçando a nossa percepção de confiabilidade, o que aumentaria ainda mais o perigo de tomar riscos desnecessários. Quem já se apaixonou sabe muito bem o perigo que é.

Bom, o aspecto positivo da embriaguez é que, diferente da paixão, você sabe que a ressaca virá no dia seguinte. Já, quando se gosta de alguém, seu sofrimento e insegurança não tem prazo determinado até que o efeito passe. Os efeitos são muito mais devastadores.

Fonte: Science Direct

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »