Inscreva-se no Canal

Como diminuir a irritação da pele depois de fazer a barba

Você provavelmente sabe que um barbear perfeito exige mais que água e sabão, certo? Mas se mesmo consciente disso você ainda sofre com a pele irritada e seu rosto parece insistir em ficar machucado depois da lâmina, nós temos algumas dicas que podem te ajudar e facilitar, e muito, a sua vida.

+ Conheça os melhores produtos para deixar a sua barba macia
+ Veja 10 dicas simples para deixar a sua barba crescer

Normalmente, peles sensíveis são as que ficam mais irritadas na hora de barbear, mas mesmo se a sua pele se encaixar nessa característica, ainda dá pra evitar a irritação com algumas dicas e produtos específicos.

O fundamental pra isso é entender que é necessário cuidar da sua pele antes e depois de se barbear.

Veja como:

Antes de se barbear

Como diminuir a irritação da pele depois de fazer a barba

Para reduzir os riscos de infecção e irritação, você deve deixar a sua pele muito limpa antes de começar a se barbear. O primeiro passo é usar um bom esfoliante antes do gel ou da espuma.

Como já falamos aqui, ele vai limpar sua pele e abrir seus poros sem ressecar o seu rosto.

Na maioria das vezes, as bolinhas de pus se formam por causa de alguma sujeira que entrou no corte feito com a lâmina e, por isso, a pele fica muito irritada e ainda mais sensível.

Se você lavar o seu rosto direito, os riscos disso acontecer diminuem bastante.

Depois desse passo, é hora de usar o gel ou a espuma de barbear e, se você ainda tem dúvidas de como espalhar direito, a gente explica: uma pequena camada é suficiente e deve ser aplicada em movimentos circulares para deixar a pele mais macia.

Para reduzir a irritação, é bem importante que você aplique o produto desse jeito e tenha paciência na hora de fazer os movimentos. Como o gel e a espuma de barbear tem propriedades hidratantes, eles deixam os pelos mais maleáveis e macios pra você removê-los sem sofrimento.

Então, antes de pegar a lamina e começar a raspar os pelos, deixe o produto agir por alguns segundos.

A qualidade da lâmina

Como diminuir a irritação da pele depois de fazer a barba

Antes de partir pra barba, preste atenção na qualidade da lâmina que você vai usar. Muita gente faz a barba com a lâmina gasta e é daí que nasce a irritação. Se, por exemplo, aquela fita lubrificante que fica abaixo da lâmina já tiver perdido a cor, é hora de jogar ela fora e trocar por uma nova.

Para garantir que a lâmina vai durar bastante tempo e não vai ser um foco de infecção, limpe ela bem depois de se barbear: basta deixar a lâmina um tempo embaixo da água corrente e tirar os pelos que estão presos.

Para evitar que ela fique enferrujada ou estrague mais rápido, seque ela em seguida e, se quiser redobrar o cuidado, passe um pouco de álcool e guarde-a em um lugar seco pra evitar a corrosão.

Durante o barbear

Como diminuir a irritação da pele depois de fazer a barba

O sentido que você vai passar a lâmina é fundamental pra diminuir a irritação do rosto. O ideal é usar a lamina de baixo para cima, acompanhando o sentido de crescimento dos pelos. Mas, como os pelos não crescem todos na mesma direção, você também pode mudar o sentido de acordo com as variações do seu rosto.

Faça os movimentos com calma e sem desespero. Por isso, a gente recomenda que você se barbeie antes de dormir e não durante a manhã, quando está com pressa para ir trabalhar.

Depois de se barbear

Como diminuir a irritação da pele depois de fazer a barba

Os cuidados não acabam por aí: depois que você fizer a barba, é importante usar um creme ou gel pós-barba que se encaixe com o seu tipo de pele – também já falamos sobre isso aqui.

Esse produto vai manter seu rosto hidratado e vai suavizar qualquer possível irritação, além de proteger a sua pele.

Você pode arriscar uma loção com álcool, já que ele fecha os poros e mata as bactérias que podem ter sobrevivido no rosto, mas se a sua pele for muito sensível, essa não é uma boa ideia e você deve procurar por produtos específicos que não façam mal para você.

Uma boa ideia, indicada por dermatologistas, é investir em uma água thermal. Parece frescura, afinal, água thermal é apenas água mineral – apesar de extremamente pura – repleta de nutrientes, mas ela vai ajudar na cicatrização dos pequenos cortes feitos pela lâmina e também refrescar o seu rosto.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »