Arte marcial com mais de 2 mil anos, o Muay Thai tem origem tailandesa e também pode ser conhecido como Thai Boxing ou Boxe Tailandês.
Por trabalhar diversos grupos musculares no corpo, ser uma boa atividade aeróbica e ainda ensinar movimentos de defesa pessoal, a luta tem se tornado cada vez mais popular, atraindo praticantes tando de nível amador como profissional.
Sou praticante da modalidade desde 2010 e assumo que desde que conheci a arte marcial deixei os exercícios repetitivos e chatos da musculação em segundo plano e adotei a luta como minha principal atividade física.
Hoje, minha mulher e eu fazemos parte da equipe Squadrão Thai, na Mooca (SP), comandada pelo mestre Bruno Abbate. Você pode conferir parte dos treinos de Muay Thai no vídeo em 360º que fizemos.
Para você que está em dúvida ainda se faz ou não a luta, separei alguns benefícios que o Muay Thai proporciona ao seu corpo. As imagens que ilustram a matéria foi tirada pelo fotógrafo Marcel Gonzalez.
1. Melhora o condicionamento Físico
Por trabalhar tanto pernas quanto braços, o Muay Thai é uma ótima alternativa para melhorar a forma e proporcionar um condicionamento físico, sendo tão intenso (e às vezes até mais) que um treinamento funcional ou de crossfit.
Você adquire força e resistência muscular (com atividades de agachamento, flexões de braço e abdominais); condicionamento cardiorrespiratório (habilidade de realizar corridas, trotes, rounds de aparadores e luvas; e flexibilidade (com a realização de movimentos com boas amplitudes sem dificuldades ou limitações por músculos encurtados ou articulações ‘travadas’).
2. Ótima atividade física para gasto calórico
Para você ter noção do gasto calórico dessa atividade, pesquisadores da Universidade da Itália, simularam uma luta de Muay Thai – três rounds de três minutos cada, com um minuto de intervalo entre eles.
Nesse período de nove minutos, o gasto calórico foi de, aproximadamente, 14 calorias por minuto – ou seja, 126 calorias ao todo.
Considerando que um treino dessa modalidade costuma durar uma hora e meia e envolve outras atividades que não apenas o combate, o gasto calórico pode chegar a 1000 a 1500 calorias, dependendo do ritmo da aula e de seu metabolismo. A média de iniciantes fica na casa de 750 calorias por sessão.
3. Acelera o metabolismo
Um dos benefícios de praticar uma atividade de auto impacto é acelerar o seu metabolismo. O Muay Thai garante isso com os esforços intensos, exigindo do organismo mais trabalho para gerar energia para a atividade.
4. Desenvolve a disciplina
Ela é fundamental não só no Muay Thai, mas para todos os esportes, em especial as artes marciais. Dentro de uma boa equipe, você vai aprender com seu professor desde o início a seguir as regras, respeitar os limites e seu adversário.
A disciplina adquirida com o esporte extrapola a aula e contribui para melhorar seu comportamental em diversos campos da vida.
5. Melhora sua autoestima
O esporte de contato ajuda a melhorar a autoconfiança das pessoas, já que proporciona benefícios ao corpo. Isso transmite mais segurança e dá mais disposição para enfrentar os desafios da vida.
Além disso, fazer parte de uma equipe de artes marciais melhorar sua inibição e aumenta sua socialização. Isso traz benefícios tanto para o campo profissional quanto no relacionamento.
6. Blinda seu sistema imunológico
A longo prazo, o número de doenças e gastos médicos serão drasticamente reduzidos. Isso acontece porque a arte marcial exige bastante do corpo, preparando-o para estímulos cada vez mais fortes. Quando uma gripe ou virose chegar, seu organismo está muito mais preparado, dificultando assim que você fique de cama.
7. Melhora sua definição muscular
Pra que fazer atividades físicas variadas para tonificar diversos grupos musculares se você pode fazer uma só que trabalha quase todos ao mesmo tempo?
Quer desenvolver membros inferiores, glúteos e abdome? Os chutes e joelhadas da luta dão conta. Está a fim de aumentar braços, peitoral, trapézio e costas? Basta trabalhar mais socos, cotovelos, flexões de braço e guarda de defesa.
Além disso, de acordo com sua necessidade, o professor da luta pode passar um treinamento específico a você.
8. Um corpo muito mais flexível
Depois que você pratica o Thai, começa a perceber um ganho da flexibilidade. “Há ganho na flexibilidade dos músculos lombares, posteriores da coxa, flexores e extensores dos quadris, em especial porque os gestos da modalidade e os exercícios realizados no início e ao final dos treinos acabam estimulando diferentes amplitudes de movimento que, com a prática, proporcionam estes ganhos”, afirma o professor de Educação Física e especialista em artes marciais Fabricio Boscolo Del Vecchio, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para o site Minha Vida.
9. Ganho de força
Para adquirir mais força, o treino de Muay Thai conta com exercícios calistênicos, ou seja, atividades que usam o próprio peso do corpo sem aparelhos, como polichinelo – e de resistência muscular localizada – abdominais e flexões de braço.
A força também pode vir do treino nos aparadores e nos sacos de pancada.
10. Ganho de agilidade
Já a agilidade vem da parte chamada de luvas, quando companheiros de treino lutam entre si com foco em colocar as sequências e técnicas em prática. Isso proporciona a velocidade de reação, resistência e agilidade na resposta.
Vale lembrar que, mais importante que desferir um golpe no adversário é saber receber este golpe, defender, para causar o mínimo de dano possível. Dessa forma, o Muay Thai contribui para que o lutador desenvolva uma estratégia, treinando sua mente para lutar e se defender de forma rápida e eficiente.
[TRANSPARÊNCIA] Este post foi feito com ajuda da nossa parceria com a DK Academia, onde treinamos. Ela é uma academia localizada na Mooca e que fica aberta 24h por dia.
Acessando o site dos caras ou colando lá dizendo que conheceu a academia por causa da gente, você ajuda que o MHM continue a produzir conteúdo de qualidade.