Eu e meu amigo amamos a mesma mulher. E agora?

Você finalmente conheceu a garota dos seus sonhos: ela é linda, adora videogame, esportes, é boa de papo e encanta todo mundo que você conhece. Será que essa criatura realmente existe? Sim, ela existe. O problema? Seu melhor amigo sente a mesma coisa por ela.

Essa situação incômoda é um daqueles casos especiais que podem acontecer em qualquer idade e em qualquer momento da sua vida. Embora seja mais provável que isso aconteça durante seus anos de ensino médio ou de faculdade, isso pode acontecer aos seus trinta, quarenta ou cinquenta anos – e as etapas do sofrimento são as mesmas: roer as unhas e sentir aquela rivalidade desconfortável com seu melhor amigo.

O que você deve fazer se o seu melhor amigo gostar da mesma garota que você?

Eu e meu amigo amamos a mesma mulher. E agora?

Se você sente que deveria fazer a coisa mais cavalheiresca e se afastar para “permitir” que seu amigo tente conquistar a garota, você pode se surpreender ao saber que talvez não seja o que a garota ou o seu amigo desejam. Então o que você deveria fazer? Salvar a amizade ou tentar ficar com a menina? Veja várias coisas que você pode considerar dentro deste cenário:

Riscos a considerar: 

  • Você não ama a garota, apenas acha que ama porque seu orgulho está falando mais alto e o clima de conquista e disputa também;
  • Seu amigo ama muito a garota – e você não a ama tanto assim – e, por isso, talvez seja melhor sair da jogada para que ele seja feliz;
  • A garota não ama seu amigo, mas gosta muito de você e ela gostaria de ser feliz ao seu lado;
  • A garota não ama seu amigo, mas seu amigo ama muito essa garota e você não a ama tanto assim, então, talvez seja melhor não ficar com ela para não magoar seu amigo;
  • A garota ama muito o seu amigo, mas ele não gosta tanto dela quanto você, mas, para dar a chance dela ser feliz, você prefere sair da jogada.

Como identificar o cenário

Eu e meu amigo amamos a mesma mulher. E agora?

Se você e seu amigo gostam da mesma garota, o ideal seria conversar sobre isso com ele. Pode parecer difícil expor seus sentimentos dessa maneira, mas acredite: se você não vê outra solução e realmente ama a garota, o ideal é falar a verdade. Lembrando: essas dicas valem apenas para solteiros! Se você está apaixonado pela namorada do seu amigo, é melhor procurar conselhos em outra matéria. Já falamos sobre isso, para ler, clique aqui.

Depois de conversar com o seu amigo, vale estabelecer dicas de convivência para a amizade não terminar. Se você sente que não vai deixar de amar a garota tão fácil e sente que o seu amigo pensa igual, o ideal é que ambos sejam honestos.

Por outro lado, se você não é do tipo que curte conversar sobre sentimentos, tente pescar sinais. Por exemplo: a menina parece dar mais atenção para o seu amigo ou demonstra mais interesse nele? Ela descaradamente dá em cima dele e todo mundo acha que ela está afim dele? Então, nem converse com o seu amigo sobre isso. Parta para a outra e permita que ambos sejam felizes.

Como saber quando investir

Eu e meu amigo amamos a mesma mulher. E agora?

Se você realmente acredita que essa garota pode ser alguém especial em sua vida – não apenas um rostinho bonito que você quer conquistar, então siga seu coração e corra atrás – mas lembre-se de não fazer isso às custas do seu amigo! Não jogue sujo e não acabe com sua amizade por causa disso.

As mulheres respeitam a lealdade. Então, em vez de ser um idiota sobre o seu amigo, tente dizer para a garota que você o conhece, que ele também gosta dela e que você se sente mal por machucá-lo, especialmente se ela estiver claramente se inclinando para ter um relacionamento sério com você. Falar mal do seu amigo ou diminuí-lo de alguma forma para ela pode fazer com que você fique parecendo um babaca, e ela pode acabar gostando ainda mais dele.

Deixe que ela decida

Eu e meu amigo amamos a mesma mulher. E agora?

Vale lembrar: estamos 2017 e mulheres não são bens materiais para serem comercializados ou trocados. Assim como qualquer ser humano, uma mulher tem o direito de escolha e quem deve dar a opinião final, neste caso, é ela. No fim das contas, conquistar uma mulher tem muito mais a ver com ela se deixar ser conquistada do que com você, então, fique calmo: na verdade isso é uma boa notícia. Em vez de acabar com uma amizade ou sair na mão para ver quem deve “ficar” com a garota, você e seu amigo não vão conseguir muita coisa se a garota não quiser, então, deixem a decisão na mão dela.

Se, no final, a menina em questão escolher você, certifique-se de não esfregar o namoro no rosto do seu amigo, afinal, ele era seu amigo antes dela aparecer, então não seja um otário.

Além disso, respeite o fato de que ele pode não estar confortável perto de vocês, mas também não se afaste. A amizade vai muito além disso.

Por outro lado, se ela preferir ficar com o seu amigo, não seja um cara amargo, e aceite o fato de que a menina em questão está feliz com ele. Não faz sentido ficar bravo com a garota ou com seu amigo, porque, como você, eles são livres para tomar decisões com base no que eles acham melhor para eles. Está certo estar triste por não ser “o escolhido”, mas o mundo está cheio de pessoas e você pode se apaixonar por qualquer uma delas sem colocar sua amizade em risco.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »