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Seu trabalho pode estar acabando com a sua saúde e te fazendo engordar

Seu chefe pode estar te deixando mentalmente exausto, seu colega de trabalho pode estar te sabotando e a paixão pelo seu trabalho pode ter descido pelo ralo, mas não é sobre isso que vamos falar hoje.

O seu trabalho pode estar acabando com a sua saúde de outra forma: você já reparou na maneira que se senta na frente do computador, por exemplo?

Não são poucas as pesquisas que apontam o ganho de peso entre homens e mulheres que mudaram de emprego e a culpa, acredite, não é dos outros.

Em um estudo encomendado pelo site norte-americano CareerBuilder, muitas pessoas colocam a culpa do aumento de peso no fato de ficaram sentados por muito tempo ou se cansarem ao longo do dia por causa de tarefas exaustivas – segundo essas pessoas, o trabalho cansativo impede que elas se exercitem regularmente.

Trabalhar de casa – uma alternativa que vem ganhando popularidade no mundo todo – também não resolve o problema.
Quem faz home office obviamente não precisa se locomover até o trabalho, então, as calorias gastas nesse percurso são substituídas por mais tempo sentado.

Marianne Stenger, uma jornalista entrevistada na pesquisa do CareerBuilder, inclusive relatou que muitas pessoas passaram a dar os parabéns pela sua gravidez inexistente. Na verdade, a gordura abdominal era conseqüência do tempo que Marianne passava sentada.

Por mais que ela fizesse exercícios físicos regularmente, o fato de não se sentar direito na cadeira do computador amoleceu os seus músculos abdominais e, como resultado, ela cultivou uma barriguinha bem difícil de eliminar.

Para aliviar desses e de outros problemas, tente seguir essas três dicas:

Não ignore o seu estresse

Alem de afetar o seu bem-estar mental, o estresse pode ter um enorme impacto sobre a sua saúde física. Pesquisas mostram, inclusive, que ele pode intensificar problemas gastrointestinais, doenças cardíacas e até reduzir o seu metabolismo.

Coincidentemente, a pesquisa do CareerBuilder apontou que aqueles que relataram níveis mais baixos de estresse também relataram menor ganho de peso. Ou seja, se você sentir que está engordando ou não consegue emagrecer de jeito algum, o problema pode estar na sua cabeça.

Então, não ignore o estresse. Comece tentando descobrir o principal gatilho do seu nervosismo e como você pode evitá-lo ou controlá-lo. Por exemplo, você pode se sentir ansioso quando o prazo de alguma entrega se aproxima. Então, tente quebrar seus projetos em pequenas tarefas para sentir que está sendo produtivo em vez de realizar todo o projeto de uma só vez.

Ou ainda: se você se sente mais estressado ao final da semana, faça um esforço para focar sua atividade física nesses dicas.

Pare de beliscar e mude seus hábitos alimentares

Mesmo se você costuma ter refeições saudáveis, é bem fácil ganhar peso beliscando ao longo do dia.

Vamos deixar algo claro: comer ao longo do dia é algo ótimo. O problema é beliscar o dia todo!

Para manter o metabolismo funcionando e não permitir que o seu corpo absorva demais toda a gordura e açúcar dos alimentos, você precisa comer de três em três horas.

Mas o problema é beliscar coisas que não são saudáveis o dia todo. Se a sua rotina é corrida e o seu trabalho exige um esforço mental muito grande, você provavelmente procura alimentos práticos para não perder tempo – ou, pior: não come nada durante a tarde.

Saiba que isso é extremamente prejudicial para a sua saúde.

Outro problema comum relatado em pesquisas é o péssimo hábito de comer na frente do computador.

Esse hábito é péssimo e faz muito mal para a sua mente e para o seu corpo. Estudos já mostraram que isso pode te fazer ganhar peso e ainda prejudicar o seu sistema digestivo. Quando você não desliga a mente na hora de comer, também aumenta o nível de estresse e tudo vira uma bola de neve.

Na hora de comer, saia da frente do computador e sente-se em um lugar livre de distrações.

Além de prestar atenção no lugar onde você come, é fundamental (logicamente) prestar atenção na sua alimentação: separe lanches saudáveis para comer ao longo do dia e não abra mão das proteínas – fuja dos carboidratos de fácil digestão entre as refeições.

Nozes funcionam para enganar o estômago (pode apostar) e frutas são sempre excelentes para ganhar uma energia extra no trabalho.

Faça dos exercícios físicos a sua prioridade

Não existe aquele papo de não ter tempo para malhar. Quem quer, arranja um tempo. Não é preciso malhar por mais de 20 minutos para sentir o impacto do exercício físico na sua saúde. Então, malhe.

Além de te deixar em forma, fazer atividade física pode aliviar e muito o seu estresse e ansiedade.

Tente correr ou andar de bicicleta pelo menos 20 minutos antes de ir trabalhar. Uma atividade física intensa praticada por pouco tempo todos os dias da semana pode ser mais eficaz do que atividades mais leves praticadas por uma hora ou mais de vez em quando.

Descubra qual é o tipo de atividade física que se encaixa na sua rotina e no seu gosto pessoal e abrace o treino sem medo de ser feliz.

Quando você perceber a diferença que esse hábito vai fazer na sua vida, não vai parar mais de se exercitar.

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