Inscreva-se no Canal

Como cuidar da pele se você faz a barba todos os dias

Ainda não fez a escolha de deixar a barba crescer – por necessidade ou obrigação – e, por isso, sua pele sente as agressões do uso diário da lâmina de barbear? Temos algumas dicas para que você sofra menos e consiga manter seu rosto hidratado.

Raspar a barba todos os dias pode parecer uma solução prática para quem trabalha em um ambiente mais conservador e rígido mas, infelizmente, a afirmação “cada escolha, uma renúncia” é real e, neste caso, a renúncia da pele lisa e saudável parece impossível de contornar.

Mas se você utilizar os produtos certos e criar uma rotina rápida de cuidados depois de fazer a barba, com certeza vai reduzir a probabilidade de ficar com o rosto repleto de poros dilatados e pelos encravados.

Veja só essas dicas:

Como se barbear sem irritar a pele

Não importa qual o método de barbear escolhido por você: a lâmina vai irritar a sua pele se alguns cuidados não forem tomados. Os principais são:

  • Use lâminas novas: quando utilizamos a mesma lâminas repetidas vezes, ela fica cega e também acumula bactérias;
  • Use gel de barbear. Sempre;
  • Raspe na direção do nascimento dos pelos e durante o banho, quando os poros estão mais dilatados (você provavelmente já sabe disso);
  • Raspe os pelos antes de dormir para evitar que o suor e o contato com as bactérias durante o dia prejudiquem a sua pele;
  • Molhe o rosto com água fria depois de se barbear para fechar os poros e mergulhe a lâmina em um copo com álcool.

Limpeza matinal

Invista em um bom sabonete facial. Os sabonetes que usamos para lavar o corpo podem entupir os poros do rosto e estimular a produção de oleosidade.

Depois que você comprar um bom sabonete facial, lave seu rosto com ele todas as manhãs.

É importante que a pele esteja limpa para receber a lâmina, afinal, qualquer sujeira ou bactéria pode tomar proveito dos machucados quase invisíveis – ou não – causados pelo barbear.

Se você optar por se barbear antes de dormir (a melhor opção), pule essa parte e siga direto para a hidratação da pele.

Depois de limpar o rosto, use um gel de barbear para raspar os pelos. Fuja dos cremes pois eles podem entupir os poros!

Depois, aplique um hidratante. Se você não passar um produto específico para hidratar o rosto depois da limpeza, sua pele vai intensificar a produção das glândulas sebáceas, que começam a trabalhar em dobro para compensar o ressecamento, deixando a pele ainda mais oleosa.

Por fim, não se esqueça do protetor solar. Alguns hidratantes já têm proteção solar na fórmula, então, preste atenção nisso quando for comprar.

+ Sabonete facial da Clinique para controle de oleosidade
+ Gel de limpeza facial da Dr. Jones com microesfoliação
+ Hidratante facial da Natura
+ Hidratante facial de O Boticário

Cuidados extras

Depois de se barbear, você pode aplicar um pouco de gel de aloe vera. Assim, a pele irritada vai ficar mais macia porque o gel previne a formação de protuberâncias – aqueles caroços chatos que insistem em aparecer depois que você faz a barba.

Deixe o gel por 5-10 minutos antes de lavar com água fria, e depois seque levemente com uma toalha limpa!

Para intensificar o tratamento e prevenir, de vez, aqueles buracos que aparecem no rosto com o tempo e nunca mais vão embora, experimente fazer uma máscara de aveia.

Por décadas, ela é usada como um remédio para peles irritadas e funciona bem para queimaduras de lâminas. Para fazer a máscara é bem simples: misture aveia com um pouco de leite e passe na pele. Deixe agir por 10 minutos antes de lavar com água morna.

Antes de escolher qualquer produto para utilizar antes ou depois de se barbear, preste atenção nos ingredientes para ver se você não ter alergia. Se você nunca fez um teste para descobrir isso, mas percebe que a sua pele fica mais irritada do que o normal depois de fazer a barba, experimente cortar todos os produtos que você costuma usar por algumas semanas e, depois, introduza um por vez na sua rotina. Desse jeito, você vai descobrir qual deles está irritando a sua pele e, então, pode consultar um dermatologista para entender qual ingrediente é o problema.

+ Gel Concentrado com Aloe Vera

Limpeza noturna

Antes de dormir, lave novamente o rosto com o mesmo sabonete utilizado de manhã. Durante a noite, o objetivo é eliminar a sujeira acumulada que pode causar cravos e espinhas. Uma ou duas vezes por semana use um creme esfoliante para uma limpeza mais profunda que elimina as células mortas superficiais e mantém a pele lisa. Quando for esfoliar a pele, a dica é se barbear em um horário diferente porque a pele vai estar muito sensível.

Na hora de hidratar, não utilize o mesmo produto que usou de manhã. A recomendação dos especialistas é usar um hidratante mais potente: durante o sono ocorre um processo de renovação celular que repara os danos causados à pele durante o dia por estresse, poluição e radiação solar.

+ Esfoliante facial da Dr. Jones
+ Gel esfoliante da L’Occitane

Você tem alguma dica pra compartilhar? Conta pra gente!

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »