7 Previsões de filmes que se passaram em 2015 que deram certo (ou nem tanto)

Conheça os longas que retrataram o futuro deste ano

Uma coisa que sempre intriga os seres humanos é o futuro. Como viveremos? Quais serão os avanços tecnológicos? Apesar de ser uma coisa que nunca saberemos ao certo (isto é, se você não tiver uma Delorean ou for amigo do Doutor Brown) é possível descobrir algumas visões futuristas baseadas em filmes do passado.

Veja as previsões do filme De Volta para o Futuro 2

Os longas abaixo retrataram alguns avanços tecnológicos em 2015. Como você pode perceber, em umas eles até deram certo, já outros, melhor deixar para lá. Confira 7 previsões de filmes que se passaram em 2015 que deram certo (ou nem tanto)!

1# De Volta para o Futuro 2 (1989)

7 Visões futuristas de filmes que imaginaram 2015

Quando foi lançado, em 1989, o filme com Marty McFly imaginava um mundo em 2015 com carros e skates voadores, fim dos CD’s, óculos tecnológicos, câmeras digitais superfinas, grandes monitores de tela plana, controles por movimentos que substituem controles físicos, computadores e tablets portáteis, aviões controlados à distância, pagamentos com celular, comida em forma de pílula, entre outros.

O que deu certo: muitas das novidades apresentadas no longa realmente estão por aí, como: Google Glass, fim dos CD’s (e DVD’s), câmeras digitais ultrafinas, monitores de tela plana, videogames sem controles físicos, tablets, drones, pagamentos por celular, vídeoconferências, entre outros.

O que não vingou: poucas coisas deram errado. Os carros voadores demorarão algumas décadas para chegar às ruas e os skates voadores estão em fase de testes e não se sabem se vingarão.

2# Robocop (1987)

Robocop - 7 Visões futuristas de filmes que imaginaram 2015

A primeira versão de 1987 retrata uma 2015 futurista. Depois de ter sido mortalmente ferido em cerco a marginais, policial (Peter Weller) transformado num misto de máquina e homem a serviço da justiça, quando tem que enfrentar uma gangue disposta a dominar a cidade, sob a custódia legal de poderoso executivo.

O que deu certo: alguns cyborgs já são usados em confrontos contra o crime, desarme de bombas terroristas ou mesmo em meio à guerra. Corações artificiais foram criados para manter o sangue bombeando; implantes no cérebro são instalados para ajudar combater doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson; pernas e braços biônicos já podem ser utilizados pela humanidade.

O que não vingou: ainda estamos longe do dia em que robôs substituirão seres humanos. Muito provavelmente, papinha de bebe não será alimento para homens-máquinas e, o Ford Taurus, usado na época como um carro futurista para 2015, sequer manteve-se em linha nos anos seguintes às filmagens. Mesmo assim, muitos automóveis já podem ser guiados sem a necessidade de um condutor, como é o caso da competição Darpa Grand Challenge, feita só com automóveis de direção automática.

3# O 6º Dia (2000)

6º Dia - 7 Visões futuristas de filmes que imaginaram 2015

O filme e ficção científica de 2000 conta a história do piloto de helicóptero Adam Gibson (interpretado por Arnold Schwarzenegger), que descobre que foi clonado sem seu consentimento (sendo a prática proibida no longa). Adam sai em busca dos responsáveis, que tem como objetivo criar um exército de clones para dominar o mundo.

O longa mostra um mundo livre de doenças incuráveis, animais já não vivem sob ameaça de extinção e fome erradicada por causa dos alimentos transgênicos em abundância. Os órgãos humanos não são problemas para transplantes, já que são clonados.

O que deu certo: pouca coisa sobreviveu. As clonagens de células humanas estão em estudo e são boas perspectivas para o futuro, mas ainda não desta forma retratada.

O que não vingou: temos câncer, aids e até mesmo o ebola para comprovar que muitas doenças estão longe de serem incuráveis; muitos animais vivem sob ameaça de extinção e os alimentos transgênicos são uma incógnita, pois não se sabe se são realmente benéficos ou não ao organismo humano.

4# Evangelion 1.11 (2007)

Robocop - 7 Visões futuristas de filmes que imaginaram 2015 2

Em uma 2015 distante, o mundo está sob constante ataque de criaturas monstruosas, conhecidas como ‘anjos’ e que querem dominar o planeta. Coube a humanidade se juntar para criar robôs gigantes, controlados por seres humanos, para defender o mundo.

O que deu certo: as armas letais criadas pelos homens e os blecautes de energia.

O que não vingou: o filme é mais um Power Rangers versão desenho animado. Robôs gigantes e extraterrestres invadindo a terra estão longes de acontecerem por aqui.

5# The Signal (2014)

The Signal  - 7 Visões futuristas de filmes que imaginaram 2015

O filme lançado em 2014 mostra um 2015 bem normal e comum, exceto pelo fato de existir um complexo abandonado onde seres humanos buscam a proteção contra criaturas aliens.

O que deu certo: espionagem eletrônica, hackers, teorias de conspiração, tecnologia antiquada (gravadores e cassetes, ainda que em museus).

O que não vingou: por mais que o cinema insista, aliens ainda não são uma realidade atual (pelo menos não para a maioria da população). Muito menos que eles tenham interesse em capturar seres humanos para prender em um jardim zoológico no espaço.

6# O Segredo da Imortalidade (Memory Run/Synapse, 1995)

Memory Run - 7 Visões futuristas de filmes que imaginaram 2015

Em 2015, uma empresa de Bio Tecnologia precisa de uma cobaia para colocar a mente de uma pessoa em outro corpo. Andre Fuller, o líder de uma facção criminosa é traído por um de seus comparsas, é preso, acusado de matar a sua própria namorada e acaba sendo usado como cobaia. Ele tem sua mente colocada no corpo de sua namorada e tem que aceitar seu novo papel. Mais tarde ele descobre que está grávida e ele próprio é o pai.

O que deu certo: embora não temos um Big Bróder, as mais diversas câmeras atualmente monitoram quase todos os passos dados pelos cidadãos em vias públicas e particulares. Cercas e armas de lasers também existem hoje em dia.

O que não vingou: a ciência ainda não descobriu o segredo da imortalidade. Imagina se descobrissem como é colocar sua mente no corpo da sua namorada?

7# Shank (2010)

Shank  - 7 Visões futuristas de filmes que imaginaram 2015

Londres, ano de 2015. A sociedade está em decadência, as gangues ganharam força e a economia cada vez mais instável. Uma gangue inicia uma caçada para se vingar de um membro assassinado.

O que deu certo: gangues, Parkour, bandanas e motocicletas. Mas estas coisas nem eram novidades para a época.

O que não vingou: o boxe nem está tão em alta assim (apostaria mais em MMA). As gangues controlam tudo e todo mundo mora em um estacionamento ou em um depósito.

Fonte: GizModo

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »