Homens têm TPM? Conheça a Síndrome do Homem Irritável

Créditos: Reprodução

Se a gente for utilizar como base a etimologia da sigla TPM, não, homens não têm TPM porque não menstruam. Mas existe uma síndrome bastante comum chamada IMS – Irritable Male Syndrome. Em tradução livre, Síndrome do Homem Irritável.

Apesar de não estar relacionada ao ciclo menstrual, como no caso das mulheres, a IMS também é causada por mudanças nos níveis de hormônio no corpo dos homens e, por isso, em determinados momentos do ano, podem ocorrer sintomas bem parecidos com aqueles que as mulheres vivem praticamente todos os meses.

A síndrome é causada pela queda nos níveis de testosterona, hormônio responsável, entre outras coisas, pelo comportamento sexual. Ela pode acontecer à qualquer momento enquanto os níveis de testosterona oscilam ao longo do dia, mas é mais comum durante a noite.

O que causa a queda nos níveis de testosterona?

Créditos: Reprodução

Segundo a médica Yael Varnado, a queda pode acontecer por vários motivos. Entre eles, o estresse e a má alimentação são os principais fatores de risco. Uma mudança repentina na dieta também pode provocar a queda nos níveis de testosterona, assim como uma rotina cansativa no trabalho.

Um estudo realizado pelo pesquisador Gerald Lincoln, do Conselho de Pesquisa Medica da Escócia, descobriu a síndrome há alguns anos.

O pesquisador fez testes em carneiros e percebeu que, no inverno, esses animais passam por uma redução de até 90% no nível de testosterona em seus organismos. Nessa época, eles ficam mais agressivos e extremamente confusos.

Sintomas

Créditos: Reprodução

Durante a IMS, os homens sentem muitas coisas que as mulheres também sentem durante o período pré menstrual, como irritação em excesso, raiva, ansiedade, depressão e baixa auto-estima.

Além disso, neste período os homens também perdem a libido e, consequentemente, acabam deixando de transar, mas em pouco tempo o corpo costuma repor o hormônio e tudo volta ao normal.

Tratamento

Créditos: Reprodução

Muitos homens confundem essas mudanças hormonais com depressão e outros problemas psicológicos mas, na maioria das vezes, é apenas a Síndrome do Homem Irritável atacando e, para solucioná-la, consulte um endocrinologista ou outro médico especializado na saúde masculina caso o problema seja frequente.

O tratamento pode ser feito com reposição hormonal e terapia, para garantir uma estabilidade emocional durante o período. Mas, mesmo assim, o principal remédio ainda é manter uma vida saudável com alimentação balanceada, exercícios físicos e equilíbrio.

Depois dos 40 anos o problema é outro

Créditos: Reprodução

A menopausa masculina existe, sim, e os sinais são ainda mais característicos. Geralmente ela ocorre depois dos 40 anos quando a testosterona é reduzida naturalmente do organismo masculino.

Enquanto o organismo se adapta aos níveis mais baixos, o homem pode sentir todos os sintomas destacados anteriormente, mas eles costumam passar com o tempo depois que o corpo se acostuma com a mudança.

Porém, ao contrário do que acontece com as mulheres, nos homens a pausa é rara e seus efeitos mais graduais. Enquanto as mulheres têm o ciclo interrompido, os homens sentem aos poucos os efeitos da queda da testosterona.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »