Cuidados na hora de comprar um terno

Terno

A compra de um terno envolve mais detalhes do que simplesmente dar suas medidas ao vendedor, experimentar de qualquer jeito, pagar pelas peças e ir embora. Existem alguns detalhes que precisam ser percebidos antes de levar um terno e uma calça pra casa.

E aqui falamos do terno como popularmente conhecemos ele: paletó e calça, o “costume” na definição dos manuais de moda masculina. Saiba quais são os cuidados necessários na hora de comprar um terno.

Ombro

Ombro

Uma das primeiras coisas que merecem nossa atenção na hora de experimentar o paletó é o ombro. Paletós largos demais vão criar sobras e dobras na região, o que não é bom.

Pense que na parte de cima do ombro do paletó o tecido deve formar uma linha reta, sem lombadas, que significa o ajuste correto da peça.

Manga

Manga

Outra parte do paletó que merece atenção são as mangas. O paletó não pode cobrir o punho da camisa, porque fica feio e pode ser um sinal de que ele está grande demais.

O tamanho ideal para ele é um pouco acima do punho. Quando estiver experimentando, teste com os braços para baixo.

Comprimento

Comprimento

Outra coisa que foge totalmente das recomendações dos manuais de estilo é o comprimento enorme do paletó. Veja pela foto: a peça ultrapassa com alguma folga as mãos da pessoa.

Recomenda-se que o comprimento do paletó termine aproximadamente na metade das mãos. Também faça o teste com os braços esticados pra baixo.

Paletó slim

Terno slim

O paletó slim, como o próprio nome sugere, já é mais ajustado do que um paletó tradicional. Ele se ajusta naturalmente à lateral do corpo, e por isso só se deve usar o slim se você estiver em forma. Para os mais gordinhos, um modelo tradicional é o recomendado.

Quadril largo

Sumô

Essa é uma dica para homens de quadril largo e que não precisam necessariamente ser gordos para isso. Geralmente suas calças precisam ter um número maior por conta da largura na região ou o tamanho do bumbum. E algumas lojas não vendem paletó e calça separadamente.

Então fique ligado porque você talvez tenha que ajustar o paletó após a compra, já que precisou aumentar a numeração do conjunto para que a calça servisse bem.

Calça ajustada

Calça ajustada

Calça ajustada não é calça apertada, atrapalhando a respiração. O ajuste é fundamental para o uso do terno como um todo, então é importante que sua calça acompanhe o conjunto. Calças mais ajustadas são melhores para quem tem pernas finas.

Barra da calça

Barra da calça

Seguindo com o ajuste da calça, fique de olho na barra. Homens que usam calças largas ficam horríveis, com aquelas sobras e barrigas que o tecido forma por cima do sapato. A calça precisa cobrir a meia quando o homem está de pé. Não é nem para arrastar no chão, nem para terminar na canela.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »