Como usar jaqueta de couro

Créditos: Reprodução

Jaqueta de couro é aquela jaqueta que pode passar de geração para geração. Uma boa peça dura anos, décadas e vai continuar no seu armário por muito, muito tempo.

Porém, ao contrário do que você pensa, existem alguns segredos e dicas na hora de vestir e de escolher uma jaqueta de couro. E acredite: vale investir em uma.

Por mais que uma boa jaqueta de couro seja cara, ela tem uma vida útil absurdamente grande e, além do próprio material durar bastante tempo, ela também nunca sai da moda.

Os três estilos principais

Créditos: Reprodução

Existem alguns cortes principais e bem comuns nas jaquetas de couro.

O Bomber Flight, por exemplo, é o modelo desenvolvido para quem trabalhava em aviões e precisava de proteção térmica e corporal. Por isso, ele costuma ter o colarinho, as mangas e a parte inferior da peça protegida com outro material.

O Motorcycle é outro modelo clássico! Logo de cara, é fácil ver algum cantor de rock dos anos 1950 dentro dela. Como o nome diz, este é o modelo dos motociclistas.

O modelo Racer é ideal para colocar sobre peças sociais e vestir para trabalhar. Bem lisa e leve para os olhos, a jaqueta Racer é comumente confeccionada em tons de marrom mas, como ela foi desenvolvida para pilotos de MotoCross, você pode encontrar versões com estampas e listras também.

Para trabalhar

Créditos: Reprodução

Como falamos acima, a melhor opção de jaqueta de couro para vestir com camisa social e gravata é a Racer Jacket! Opte pelos tons de marrom e pelo caimento mais justo no corpo.

Se você trabalhar em um ambiente mais descontraído, pode ser feliz nas jaquetas Motorcycle e Bomber Flight.

Calças

Créditos: Reprodução

O ideal é vestir calças com o caimento slim. Elas combinam bastante com a proposta das jaquetas de couro e também criam um visual mais elegante. A cor da calça não importa: azul, preta, jeans, você só precisa prestar atenção se ela vai combinar com a cor da camiseta que está por baixo da jaqueta.

Mas se quiser vestir uma calça com lavagem mais clara, opte por uma jaqueta com lavagem mais clara.

O visual despojado

Créditos: Reprodução

O estilo motorcycle combina mais com esse tipo de visual! Ela também fica excelente com sobreposições: por ser mais larga e com mais detalhes, você pode colocar uma camisa de manga comprida por baixo ou um moletom em dias mais frios.

O Johnny Depp, por exemplo, usou uma outra jaqueta por baixo da jaqueta de couro na foto da direita. O modelo escolhido por ele foi o modelo Cattleman, jaquetas de couro mais largas na cintura e com botões em vez de um zíper. O estilo dela é bem mais rústico e rural.

Faça o seu estilo

Créditos: Reprodução

Preste atenção no seu tipo de corpo! Jaquetas de couro são bem democráticas e combinam com qualquer formato mas, na hora de comprar uma, preste atenção no caimento. Elas podem ficar justas, mas nunca apertadas.

Na hora de escolher uma peça na loja, preste atenção no modelo dela. O Racer tem um corte mais reto e normalmente fica mais justo no corpo, já o modelo Motorcycle é mais largo e o estilo Bomber Flight parece criar um vácuo de ar na região do tórax e barriga.

O segredo é ver o tamanho da manga, o ajuste do punho e o caimento da peça no ombro.

O comprimento

Créditos: Reprodução

Jaquetas de couro podem ser mais compridas ou mais curtas, mas, mesmo o estilo Motorcycle – normalmente mais despojado e cheio de cantos pontudos – não pode estar acima da linha do quadril. A ponta da jaqueta precisa, no mínimo encostar no cós da calça.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »