Como combinar barba e cabelo

Como combinar barba e cabelo

Barba é um negócio engaçado: você gasta anos torcendo e esperando que ela cresça e, quando ela resolve aparecer, parece crescer descontroladamente e aí você sofre tentando se livrar do excesso para não ir trabalhar todo desleixado.

Encontrar o equilíbrio é uma virtude e cuidar da barba vai além de escolher o comprimento e o estilo que mais de agrada: você precisa saber se ela combina com o seu formato de rosto e entender se o seu corte de cabelo está em harmonia com o estilo de barba que escolheu.

Entender o equilíbrio da combinação vai te deixar visualmente mais elegante e também mais atraente, já que todo mundo aprecia a harmonia e a proporção das coisas.

Em parceria com a Garagem Barbearia, selecionamos algumas dicas para te ajudar a entender como combinar barba e cabelo. Confira:

O que escolher primeiro: corte de cabelo ou barba?

Como combinar barba e cabelo

A escolha vai depender da quantidade de cabelo que você tem. Se, por exemplo, o seu cabelo for seu ponto forte, não comprometa seu penteado por causa da sua barba; porém, se o seu cabelo é fino e ralo e você quer desviar a atenção dele, escolha um estilo de barba que combine com o seu rosto e que você consiga manter e, então, escolha um corte de cabelo apropriado para equilibrar.

Como lidar com a diferença de tonalidades?

Como combinar barba e cabelo

Você tem bastante cabelo branco, mas a barba é escura? Ou, talvez, tem fios loiros na cabeça e pelos ruivos no rosto?

Nesse caso, como proceder? É melhor pintar o cabelo? Existe alguma combinação de cores para evitar?
Adam Brady explica: “Para quem, assim como eu, trabalha com isso, não há nada mais visualmente interessante do que a mistura de tons naturais da barba e do cabelo. Muitas pessoas, inclusive, passam horas no cabelereiro tentando criar esse contraste, então, abrace a diferença dos tons e não se preocupe com isso”.

Mas, se você quiser pintar o seu cabelo – seja pelo excesso de cabelos brancos ou por moda mesmo – tome cuidado para não intensificar o tom de preto, por exemplo, e aumentar o contraste entre a barba e o cabelo. Isso pode deixar o visual meio bizarro.

Aliás, se você quiser mudar a cor do cabelo não é legal clarear ele demais e escapar muito da tonalidade da barba.

Careca pode ter barba?

Como combinar barba e cabelo

Claro que pode. Adam explica que tudo se resume ao quanto você confia em si mesmo: “a barba, aliás, pode até aumentar a sua autoestima. Mas você precisa ficar esperto na quantidade de pelo que tem no rosto. Se a sua barba for rala, o efeito pode ser negativo”.

Barba ideal para corte militar

Como combinar barba e cabelo

Normalmente, o corte militar pode causar aquela imagem de cabeça de ovo, então, para equilibrar as proporções, o ideal é aparar a barba e criar um visual de “barba por fazer”. Ela vai definir o contorno do seu rosto e equilibrar perfeitamente com o corte militar.

Barba ideal para o corte social

Como combinar barba e cabelo

Como a proposta do corte é algo mais sério e limpo – já falamos do corte social aqui – o ideal para Adam é raspar a barba completamente para não fugir do tema.

Barba ideal para cabelos com comprimento médio

Como combinar barba e cabelo

Quanto mais comprido é o seu cabelo, mais opções de barba você tem para trabalhar. No caso do comprimento médio, qualquer tipo de barba funciona, mas, já que você quer explorar, a sugestão do Adam é equilibrar com contrastes. Por exemplo: se o seu cabelo é grosso e pesado, o legal é optar por uma barba mais leve.

Adam complementa: “Em 2017, a tendência é usar barbas mais curtas e o cabelo mais bagunçado. Se você unir essas duas propostas, vai ver que o resultado final é bem interessante”.

Barba ideal para cabelos compridos

Como combinar barba e cabelo

Aqui a coisa fica um pouco mais complicada: “Quando você decidir ultrapassar o comprimento médio e investir no longo, é melhor ter certeza que você tem uma estrutura óssea mais rígida e masculina. Rostos mais finos e delicados podem ficar mais femininos se você investir em um cabelo comprido. Se você não liga para isso, ótimo! Se liga, é melhor deixar a barba crescer e cultivar mais pelos na região do maxilar”.

Experimente

Como combinar barba e cabelo

Mesmo com todas essas dicas, a gente ainda reforça que o melhor que você pode fazer é experimentar e ter coragem de mudar. Nem todo mundo tem a sorte de ter uma barba que cresce rápido, mas, mesmo assim, não é o fim do mundo raspar todo o pelo do rosto e esperar a barba crescer para tentar de novo.

Cabelos crescem mais rápido do que você pensa, então, experimente e veja qual o estilo que combina com a sua personalidade e com o seu ritmo de vida.

Conheça a Garagem Barbearia e Estética

garagem_estetica_2

Procurando uma boa barbearia para cuidar do seu cabelo e barba? Conheça a Barbearia Garagem. Pioneira em estética masculina no Brasil, a rede oferece os mais diversos serviços como massagens, podologia, dia do noivo e muitos outros.

Confira todos os endereços onde você encontra uma Garagem Barbearia, abaixo:

► SÃO PAULO

  • Moema – Avenida Agami, 183
  • Itaim – Rua Prof. Atílio Innocenti, 731
  • Anália Franco – Rua José Oscar Abreu Sampaio, 134
  • Perdizes – Rua Doutor Homem de Melo, 420
  • Shopping D&D – Avenida das Nações Unidas, 12555
  • Cidade Jardim – Avenida Magalhães de Castro, 1200

► RECIFE

  • Boa Viagem – Av. Conselheiro Aguiar, 2205 – Loja 4

Acesse o site

 

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »