Super Bowl 2016: Curiosidades sobre a final da NFL

 

Super Bowl 2016

Chegando a sua 50ª edição em 2016, o Super Bowl é um dos – senão o – maior evento esportivo do mundo. É um megaevento que vai além do esporte. Ele envolve música, negócios, cinema e muito, mas muito dinheiro.

Só nos Estados Unidos, o evento é assistido por mais de 115 milhões de pessoas e movimenta mais de 14 bilhões de dólares na economia do país. Isso, sem levar em conta os outros 180 países onde a partida é transmitida.

O Super Bowl 2016 acontece no recém inaugurado Levi’s Stadium, em Santa Clara, na Califórnia, o estádio do San Francisco 49ers.

shutterstock_325469504

Funciona mais ou menos assim. Os times de futebol americano são divididos em duas ligas: A AFC e a NFC. O dois campeões delas se enfrentam em uma partida para disputar o título de campeão da NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos.

Enquanto a final não chega, separamos algumas curiosidades sobre o Super Bowl para você ir ficando por dentro do assunto. Se liga:

O primeiro Super Bowl

A edição foi vencida pelo Green Bay Packers sobre o Kansas City Chiefs, porém a partida foi longe de ser o sucesso que é hoje em dia. O evento não foi nem transmitido pela TV e seu ingresso custava entre 6 e 12 dólares.

Outra curiosidade é que o nome do jogo era AFL-NFL World Championship Game. Quem inventou o termo Super Bowl foi Lamar Hunt, fundador do Chiefs, que se inspirou em um brinquedo de seus filhos chamado “Super Ball”.

O Vasco do Super Bowl

Na década de 90, 0 Buffallo Bill fez algo impressionante para qualquer competição esportiva. Entre 1990 e 1993 foi para o Super Bowl e conseguiu ser vice nas quatro disputas.

Recordistas do Super Bowl

shutterstock_38016406

Charles Halley é o jogador com mais títulos de Super Bowl na história. O cara tem 5 deles, sendo dois com o San Francisco 49ers e mais três pelo Dallas Cowboys.

Outro jogador de destaque é Tom Brady, o marido de Gisele Bündchen. O cara detém uma série de recordes na grande final. Entre eles maior número de touchdowns lançados, maior número de jardas lançadas, maior números de passes tentados e completados e mais jogos como quarterback titular.

Os times que mais venceram o Super Bowl são o Pittsburgh Steelers, com 6 títulos, seguido do Dallas Cowboys e o San Francisco 49ers, cada um com 5 títulos. O Dallas Cowboys foi o time que mais disputou a final: marcou presença em 8 Super Bowls.

A audiência do Super Bowl

Só em 2015, o jogo foi assistido por mais de 115 milhões de pessoas nos Estados Unidos – sem contabilizar bares ou eventos. Isso faz com que o espaço publicitário do Super Bowl seja um dos mais caros do mundo com empresas gastando 4 milhões por 30 segundos de anúncio.

O mais caro e mais longo foi o anúncio da montadora Chrysler, em 2011, que custou US$ 12 milhões e durou 2 minutos. Achou isso uma exagero? Acontece que para muitos, o investimento vale a pena.

Um exemplo disso é que quando o U2 comandou o show do intervalo no Super Bowl em 2002, o seu CD foi da 108ª posição para a 8ª nas lojas. O mesmo aconteceu com o Paul McCartney em 2005 que, após seu show, viu a venda de músicas dos Beatles aumentar em 60%. Algo parecido também aconteceu com o Black Eyed Peas. Após a performance da banda em 2011, as vendas da música “Where Is the Love” subiram em 330%.

O show do intervalo no Super Bowl

jackson22

O intervalo do Super Bowl é um espetáculo a parte. Até 1992, bandas pequenas de faculdades se apresentavam durante o meio tempo da partida.

Foi a partir de 1993 que o evento começou a chamar grandes nomes para se apresentarem, trazendo nada mais, nada menos do que Michael Jackson. A partir daí, já apresentaram artistas como The Who, U2, Madonna, Rolling Stones, Katy Perry, Beyoncé e outros.

O Troféu do Super Bowl

EAST RUTHERFORD, NJ - FEBRUARY 02: Head coach Pete Carroll of the Seattle Seahawks holds the Vince Lombardi Trophy after his team won Super Bowl XLVIII at MetLife Stadium on February 2, 2014 in East Rutherford, New Jersey. The Seahawks beat the Broncos 43-8. (Photo by Elsa/Getty Images)

Batizada de Troféu Vince Lombardi, a taça para o time campeão é feita de prata legítima e feito pela Tiffany. Ela tem cerca de 55 cm de altura e pesa 3.5 quilos.

Além disso, cada atleta da equipe vencedora recebe um anel de ouro branco de 14 quilates decorado com diamantes e com o escudo do time.

A cidade sede do evento

A cidade do evento é escolhida com cerca de 3 a 4 anos de antecipação pela NFL, independente se o time da casa vai jogar a final ou não. Por coincidência, até hoje, não teve um Super Bowl onde uma equipe dona do estádio participou da partida.

O Super Bowl 2016 vai rolar em Santa Clara, no estádio do 49ers, o de 2017  vai acontecer em Houston, na casa dos Texans e o 2018 em Minnesota, casa dos Vikings.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »