Maiores jogadores brasileiros de todos os tempos

Pelé - melhor jogador brasileiro de todos os tempos 10

Para qualquer brasileiro, em sã consciência, uma lista com os maiores jogadores brasileiros de todos os tempos vem, necessariamente, com Pelé puxando a fila e outros completando o time.

Apesar de não ser do país do futebol, o site americano Bleacher Report começou bem e se arriscou a montar uma lista com os 20 melhores atletas brasileiros com a gorduchinha. Muitos bons jogadores dos últimos 20 anos ficaram de fora enquanto outros menos conhecidos na atualidade entraram na seleção.

Confira o ranking dos 20 maiores jogadores brasileiros de todos os tempos, com as frases de alguns famosos sobre os craques e diga quem você gostaria de incluir ou excluir da lista!

1º Pelé

Pelé - melhor jogador brasileiro de todos os tempos
“Meu nome é Ronald Reagan, eu sou o presidente dos Estados Unidos da América, mas você não precisa se apresentar, porque todo mundo conhece o Pelé.” – Ronald Reagan.

“O maior jogador da história foi Di Stefano. Eu me recuso a classificar Pelé como jogador. Ele estava acima disso”- Ferenc Puskas.

“Pensei: ele é de carne e osso como eu. Me enganei” – Tarcisio Burgnich, defensor italiano na Copa de 70.

“Pelé é o único que ultrapassa os limites da lógica” – Johan Cruijff, comandante do Carrossel Holandês na Copa de 74.

“Como se soletra Pelé? D-E-U-S” – The Sunday Times, jornal inglês com entrevista com Pelé.

2º Garrincha
garrincha - melhores jogadores brasileiros de todos os tempos 10
“Quando ele estava em forma, o tom se tornou um circo. A bola tornou-se um animal obediente, e o jogo tornou-se um convite para a festa. Garrincha protegia seu animal de estimação, a bola, e, juntos, eles evocam alguns truques maravilhosos que levavam os espectadores às gargalhadas. ” – Escritor Eduardo Galeano.

“Para Mané Garrincha, o espaço de um pequeno guardanapo era um enorme latifúndio” – Armando Nogueira, jornalista e escritor.

“De que planeta veio Garrincha?” – Jornal El Mercurio, do Chile, na Copa de 62.

“Ele me deu um baile. Pedi que o contratassem e o pusessem entre os titulares. Eu não queria enfrentá-lo de novo” – Nílton Santos, maior lateral-esquerdo da história do Brasil e do Botafogo.

“Estávamos em pânico pensando no que Garrincha poderia fazer. Não existia marcador no mundo capaz de neutralizá-lo”. – Nils Liedholm, meia da Suécia na Copa de 58.

3º Ronaldo
Ronaldo Nazário - melhores jogadores brasileiros de todos os tempos 10
“Ronaldo era o meu herói. Eu adorava assistir a jogadores como Zidane, Ronaldinho e Rivaldo, mas Ronaldo foi o melhor atacante que eu já vi. Ele era tão rápido que ele podia marcar do nada, e podia chutar a bola melhor do que qualquer um que eu já vi” – Lionel Messi.

“Ronaldo é, além de um símbolo do nosso maior rival, é o maior jogador existiu na era pós-Maradona e antes de Messi” – jornal argentino Olé.

“Você foi para a Holanda, Espanha e Itália e enalteceu o nome do Brasil, você voltou ao país e ressuscitou o Campeonato Brasileiro e o Corinthians. Todos os brasileiros temos que agradecer o que você fez pelo futebol e pelo Brasil” – Pelé.

4º Zico
Zico - melhores jogadores brasileiros de todos os tempos 10
“O Zico é um jogador completo. Tem uma extraordinária visão de jogo, uma habilidade fantástica e um toque de bola que eu invejo.” – Roberto Dinamite, ex-atacante da Seleção Brasileira.

“Zico foi o líder do melhor time que vi jogar. Ele é um mito e não haverá outro como ele” – Romário.

“Louvemos o poeta Zico, que jogava futebol como se a bola fosse uma rosa entreaberta a seus pés.” – Armando Nogueira, jornalista e escritor.

5º Sócrates
Sócrates - melhores jogadores brasileiros de todos os tempos 10
“Jogando bola é difícil descrever tamanha classe, categoria e a inteligência, extrapolou os campos de futebol. Além de médico, sempre foi engajado politicamente nas causas que acreditava” – Zico, ex-jogador e parceiro de Sócrates na seleção e no Flamengo.

6º Jairzinho
Jairzinho - melhores jogadores brasileiros de todos os tempos 10
“Eu sabia Jairzinho ia ser um grande sucesso. E não só por causa de sua capacidade de marcar gols, mas também porque ele estava em forma assustadoramente boa, fisicamente… Ele tinha o físico para ser um lateral direito, um meia, um centroavante… tudo de uma vez. “- O ex-técnico do Brasil Mario Zagallo.

7º Romário
Romário - melhores jogadores brasileiros de todos os tempos 10
“O melhor jogador que eu treinei? Foi Romário. Você poderia esperar tudo dele. Sua técnica era extraordinário”. – Johan Cruyff.

8º Paulo Roberto Falcão
Falcão - melhores jogadores brasileiros de todos os tempos
Alguém com toda a habilidade e fantasia do mundo, mas também vigor e capacidade de marcação. Um craque cuja função não era marcar gols, mas organizar sua equipe desde onde tudo começa: no meio-campo, às vezes até na defesa. Mais ou menos como um outro famoso camisa 5, esse alemão de fato: Franz Beckenbauer”. – Site da Fifa.

9º Ronaldinho
Ronaldinho Gaúcho - melhores jogadores brasileiros de todos os tempos
“Ronaldinho Gaúcho é o melhor do mundo porque joga bola para se divertir” – Diego Maradona.

10º Gérson
Gérson - melhores jogadores brasileiros de todos os tempos
“No começo ele era afoito, corria muito. Depois, chegou à perfeição como jogador de meio-campo.” – meia Didi, bicampeão mundial pela Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1958 e 1962.

11º Nilton Santos
Nilton Santos - melhores jogadores brasileiros de todos os tempos 10
“Quando você joga bola tanto quanto ele fez, a posição não importa realmente. Quando tudo for dito e feito, Nilton Santos não era um defensor ou um zagueiro. Ele era apenas uma estrela, tão simples como isso.” – Zito, ex-volante da seleção brasileira de 58.

12º Carlos Alberto Torres
Carlos Alberto Torres - melhores jogadores brasileiros de todos os tempos 10
“Mas tive o privilégio de ser um dos cinco brasileiros a viver aquele momento em nome do país, em nome do futebol. É o momento mais marcante da minha carreira de jogador” – Carlos Alberto Torres, o lateral direito e capital da Copa de 70, falando sobre levantar a taça de Campeão do Mundo.

13º Rivelino
Rivelino - melhor jogador brasileiro de todos os tempos
“Eu era garoto e assistia aos jogos do Brasil. O Pelé ia para um lado e eu nem me importava: olhava para o outro, para onde ia Rivellino. Ele era tudo o que queria ser como jogador de futebol: os dribles perfeitos, os passes precisos, o chute indefensável… E tudo feito sempre com a perna esquerda. A direita podia estar morta, mas a esquerda fazia de tudo. Eu achava lindo.” – Diego Armando Maradona.

14º Leônidas da Silva
Leônidas da Silva - melhor jogador brasileiro de todos os tempos
“Esse homem de borracha, na terra ou no ar, possui o dom diabólico de controlar a bola em qualquer lugar, desferindo chutes violentos quando menos se espera. Quando Leônidas faz um gol, pensa-se estar sonhando”, descreveu o jornalista Raymond Thourmagem, na revista Paris Match.

15º Tostão
Tostão - melhores jogadores brasileiros de todos os tempos
“A diferença de um grande jogador para o outro é a capacidade de inventar o momento. De repente, sai uma jogada que não estava prevista” – Tostão.

16º Didi
Didi - melhor jogador brasileiro de todos os tempos 10
“Eu não sou nada comparado com Didi. Ele é meu ídolo, ele é o cara que eu olhar para cima. Os primeiros cartões de imagem que eu comprei eram dele.” – Pelé na Copa do Mundo de 1958.

17º Júnior
Júnior - melhores jogadores brasileiros de todos os tempos
“Eu nunca sequer considerei jogar por outra equipe brasileira. Estava simplesmente fora de questão. Passei toda a minha juventude com o Flamengo e praticamente toda a minha carreira profissional. Sou eternamente grato por ter desempenhado um papel no período mais glorioso da história do clube” – o próprio Junior.

18º Clodoaldo
Clodoaldo - melhores jogadores brasileiros de todos os tempos
Foi considerado um dos melhores volantes da história do futebol mundial.

19º Heleno de Freitas
Heleno de Freitas - melhor jogador brasileiro de todos os tempos
“Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim, nem que eu faça a falta que elas me fazem. O importante pra mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível, e que esse momento foi inesquecível” – o próprio Heleno de Freitas.

20º Careca
Careca - melhores jogadores brasileiros de todos os tempos
“O pessoal fala que era fácil jogar ao lado do Maradona. Pelo contrário! Você tinha que acompanhar o pensamento do cara, estar próximo do nível dele, se não passava vergonha e ficava para trás”. O próprio Careca, sobre o período em que jogava ao lado de Maradona, no Napoli.

Curta o MHM
Autor Leonardo Filomeno

Jornalista, fã de esportes, apreciador de cerveja (e destilados), e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia - no G+