22 Curiosidades sobre o UFC (que você provavelmente não sabia)

Confira os fatos marcantes no maior evento de MMA do planeta

Em uma reunião na véspera do torneio que serviu como o primeiro card Ultimate Fighting Championship (UFC), um dos lutadores fez uma pergunta que poucos na sala pareciam preparado para responder.

“Onde estamos autorizados a morder?”

Campbell McLaren, um dos criadores e produtores do espetáculo que foi anunciado como sem regras (NO RULES), foi pego de surpresa. Ele vinha da produção de comédias e sabia do controverso evento que venderia. Mesmo assim, estava animado com a idéia da UFC quando foi lançado por Rorion Gracie e Art Davie.

+ Conheça as melh0res lutas da história do UFC

McLaren estava usando frases de efeito, incluindo “No Rules” e “Banned em 49 States” (Banidos em 49 estados) para vender o show, mas a realidade do que estava para acontecer dentro de uma gaiola estava começando a se estabelecer.

Rorion Gracie então levantou-se e resolveu a questão: “Senhores, não somos animais. Não vai ter mordida!”

21 Curiosidades sobre o UFC 7
Carlos, Hélio, Rickson e Royce Gracie

E foi assim que surgiu em 12 de novembro de 1993, o Ultimate Fighting Championship, carinhosamente conhecido no mundo todo como UFC. Agora, a maior organização de MMA mundial, fundada por Rorion Gracie e hoje comandada pelos irmãos Fertitta e pelo carismático Dana White, acumulou muitos fatos curiosos. Confira os principais antes e depois da fundação da organização!

1# Theodore Roosevelt, o vigésimo sexto presidente americano, foi o primeiro lutador de MMA dos EUA. Ele era boxeador, wrestler e ainda foi o primeiro americano a receber uma faixa marrom de judô!

2# Muhammad Ali já fez uma luta de MMA. Em 1976, o wrestling japonês Kanji “Antonio” Inoki enfrentou o maior pugilista de todos os tempos. Ali embolsou 6 milhões de dólares para aceitar o confronto e impôs algumas condições. Inoki podia dar apenas o chute abaixo da cintura. O japonês castigou as pernas de Ali que, lento, conseguiu acertar apenas cinco socos em 45 minutos. No final, a luta foi decretada empate e impulsionou ainda mais o vale-tudo no Japão.

3# Na idealização do UFC, os promotores pensaram em adicionar jacarés e cercas eletrificadas para deixar o espetáculo mais ‘atrativo’.

4# O conceito dos espaços para a luta de UFC foi baseado em uma versão da vida real de “Mortal Kombat”, um jogo de vídeo muito popular na época e que reunia diversos lutadores de modalidades diferentes, em busca de eleger o melhor de todos. Foi John Milius, escritor de “Conan, o Bárbaro, que idealizou usar o octagonal para as lutas.

5# Outros rumores dão conta que o octagonal foi inspirado em Chuck Norris. A referência é do filme de 1980: “The Octagon”. No filme, Norris lutava contra um clã de ninjas assassinos, aonde todos os duelos principais do filme aconteciam, num octágono. De qualquer forma, quem trouxe o octágono para vida real foi o evento Cage Rage, e o UFC registrou o modelo e os tamanhos oficiais quando começou suas competições.

6# No início, o UFC orgulhava-se de não ter muitas regras ou restrições. Dedo no olho, golpes baixos, tiro de meta (chutar a cabeça com o oponente no chão) e cabeçadas eram alguns golpes permitidos. A luta não tinha juiz e terminaria apenas em caso de ‘submissão, nocaute ou morte’.

21 Curiosidades sobre o UFC 6

7# Depois do Brasil proibir mordidas e dedo no olho no evento IVC (parceiro do UFC), os dois golpes preferidos do lutador Gary Goodridge, o canadense inovou com um golpe sujo, mas lícito. No meio da luta, Gary, de 1,92 metro e 118 quilos, colocou a mão dentro da sunga do brasileiro The Pedro e apertou seus testículos. Pedro caiu de dor e foi castigado no chão até o fim. Como no regulamento não tinha nada proibindo o golpe, Gary ganhou. A partir daí foi instituído a ‘Regra de Gary Goodridge’,  proibindo o ato.

8# Sérgio Mallandro (sim, o Gluglu, Yeah Yeah) já foi juiz de evento de MMA. Isto foi no evento Pentagon Combate, em 1997, realizado no Rio e exibido no SporTV.

9# Um raio cai duas vezes no mesmo lugar. No WEC 35, Brian Bowles derrotou Page com uma guilhotina em 3:30 do primeiro round. Já no UFC on Versus 3, Bowles derrotou o mesmo Page com uma guilhotina em 3:30 do primeiro round. Coincidência?

10# A primeira luta do UFC, entre Gerard Gordeau e Telia Tuli, em novembro de 93, durou 30 segundos, com um chute na cara que nocauteou e desdentouo adversário. Uns falam que os dois dentes de Tuli grudaram nos pés de Gordeau, outros que os dentes voaram da boca e foram parar na plateia.

11# A Zuffa LLC, empresa que detém a marca UFC, é comandada pelo irmãos Frank e Lorenzo Ferttita. No contrato está previsto que, caso eles discordem em alguma decisão, as desavenças serão decididas em uma luta de jiu-jitsu, arbitrada por Dana White.

12# Kazushi Sakuraba é conhecido Caçador de Gracies (Gracie Hunter), por ter derrotado vários membros da família que inventou o Brazilian Jiu-Jistu. Entre os vencidos, Royler Gracie, Renzo Gracie e Ryan Gracie. No ano 2000, em luta contra Royce Gracie, após seis rounds de quinze minutos, Sakuraba cansou o seu oponente e a equipe de Royce jogou a toalha. Essa luta entre Royce e Sakuraba é a luta mais longa do Vale-Tudo moderno.

21 Curiosidades sobre o UFC 4

13# Dana White quase entrou no octógono para lutar contra o ex-lutador Tito Ortiz, depois de uma aposta. O ‘boss’ do UFC chegou a treinar durante sete meses para o confronto, mas Ortiz acabou não comparecendo à pesagem e a luta foi cancelada.

14# O recorde de vendas no Pay-Per-View foi de 1,6 milhão, no UFC 100, que teve o confronto entre Brock Lesnar e Frank Mir, Georges St. Pierre contra o brasileiro Thiago Alves, e Dan Henderson versus Michael Bisping.

15# O grande recordista de finalizações do UFC é o brasileiro Royce Gracie, com 11 combates terminados desta maneira.

16# A finalização mais dramática aconteceu no combate entre Anderson Silva e Chael Sonnen, no UFC 117. Ela aconteceu aos 22min35s de luta.

17# O Atleta com mais vitórias no UFC é George Saint Pierre, com 18 combates vencedores.

18# A disputa de cinturão mais rápida da história do UFC aconteceu no UFC 55, entre Andrei Arlovski e Paul Buentello, o combate acabou com 15 segundos quando Andrei nocauteou Paul.

21 Curiosidades sobre o UFC 3

19# O lutador com o maior número de defesas de cinturão no UFC é Anderson Silva, com 10 defesas de cinturão.

20# O Nocaute mais rápido da história do UFC foi de Duane Ludwig, com 6.06seg, na luta contra Jonathan Goulet, pelo UFC Fight Night 3.

21 Curiosidades sobre o UFC

21# O lutador mais gordo do UFC foi Emmanuel Yarborough, com 279,4 kg

22# Por fim, vocês sabem quem é verdadeiramente o maior perdedor do MMA? Kenneth Allen. Ele tem uma vitória e 34 derrotas, são 26 finalizações, 5 nocautes, 2 decisões e uma sem o método informado.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »