10 Lições de Vida que você só vai aprender com o Rugby

Reprodução

Qualquer esporte pode te ensinar coisas para se aplicar a vida real. Mas, o rugby oferece muitas lições que não são encontradas em qualquer jogo.

+ Rugby de Calcinha, a versão cor de rosa do esporte

Não estou falando simplesmente sobre coisas genéricas como trabalhar em equipe ou dar o seu melhor. Mas sobre preparação para a vida que você só vai encontrar no campo de rugby, seja como um atleta ou mesmo um admirador do esporte de brutos jogado por cavalheiros.

Aproveitando a Copa do Mundo de Rugby 2015, que acontece na Inglaterra, resolvi levantar esses preciosos ensinamentos para compartilhar com você. Confira!

1# Muitas vezes você tem que jogar com dor

“A partida de futebol é o jogador passando 90 minutos simulando uma contusão. O jogo de rugby é o atleta passando 80 minutos fingindo que não está machucado”

Em meio a pequenos problemas que aparecem na sua vida você pode deixar de seguir em frente e culpá-los por isso, mas não há lugar para isso em uma partida de rugby. Atletas do esporte usam suas lesões não como uma desculpa para sair da partida, mas como um símbolo de guerra, lutam quase sempre contra a dor para conquistar uma vitória.

2# Tenha paciência – As oportunidades virão

Reprodução

Se você decidiu ir para o jogo, quer participar ativamente para fazer seu time vencer. Mas, se você estiver jogando de asa, precisa aprender a ter muita paciência para, quem sabe, receber uma bola ou outra no meio da partida. Até ela chegar, você precisa manter-se concentrado no jogo para, quando a oportunidade chegar, você ter a visão do que tem que fazer e mostrar que esta é sua hora para brilhar.

Nem sempre as oportunidades virão logo na sua vida. Em muitos momentos, é preciso ter muita paciência, trabalhar bastante, até que elas surjam.

3# Às vezes, as melhores coisas na vida são as menos compreendidas

Reprodução

Apesar de ser um esporte foda, o rugby não é tão queridinho da TV quanto o futebol ou mesmo atrai o marketing e visualização que seu dissidente futebol americano. Muitas pessoas não sabem como ele é jogado e nem sequer que o esporte existe. Mas, para os jogadores e fãs de rugby, eles não precisam da validação da massa para saber que eles gostam de um dos melhores esportes na Terra.

Você não precisa da aprovação de muitas pessoas para fazer o que acha certo. Está com a consciência em dia, não vai prejudicar ninguém, siga em frente.

4# Mostre respeito por aqueles que têm autoridade

Reprodução

Apesar de ser praticado por brutamontes, no jogo de rugby talvez seja um dos poucos lugares ainda onde a autoridade é amplamente respeitada. Só um membro da equipe tem o direito a se dirigir ao árbitro. Quando o mesmo toma uma decisão que determinado time discorda, os atletas chamam de “senhor” e não retrucam.

Isso não significa que há uma submissão – isso significa que os praticantes de rugby respeita os outros, suas opiniões, decisões e hierarquia. Algo muito útil para você usar na sua vida pessoal e profissional.

5# O sucesso é muitas vezes determinado por decisões nos últimos segundos

Reprodução

Instantes finais do jogo empatado. Você tem a bola em mãos e uma distância considerável entre você e a zona do tri. Um companheiro de equipe está atrás de você, e alguns defensores te esperam mais à frente. Você pode optar por seguir sozinho e tentar vazar a defesa, passar a bola ou mesmo tentar um drop kick? O que você decidir neste instante pode significar a diferença entre uma pontuação ou a bola na mão dos adversários.

Em certos momentos, você precisa fazer decisões que podem se transformar em sucesso ou fracasso. Para que tome a melhor alternativa, vai precisar de muito treino, conhecimento e um bocado de sorte.

6# Não é suficiente alcançar a sua meta – você tem que superá-la

Reprodução

Se você é um atleta mediano, pode se contentar em conquistar zona por zona, ter o choque, proteger a bola e avançar alguns passos com o time. Mas, no rugby, a maioria dos atletas querem mais. Quanto mais próximo da zona do try chegar, melhor é e mais rápido ele vai pontuar.

É importante traçar metas na vida, mas você não deve se apegar a elas. Não há realização maior do que superar aquilo que você tinha planejado. Quanto mais para o alto você mira, mais você atinge.

7# O mundo real não te protege de nada

Reprodução

É a única coisa que quase todo mundo sabe sobre o rugby é que os jogadores não usam capacetes e armaduras de proteção (shoulder Pad), no máximo uma touca com uma ‘espuminha safada’. O atleta vai tomar muita porrada, sem proteção, e ainda assim seguir em frente.

O mundo real não vai te dar o conforto de uma almofada para te proteger nas pancadas que você vai tomar. Ainda assim, você precisa calejar seu corpo (e mente) para chegar em algum lugar.

8# Satisfação vem de fazer grandes partidas e não conquistar só vitórias

Reprodução

Vencer o jogo é importante, mas é muito mais gratificante saber que jogou duro para obtê-la, tornando a partida memorável tanto para você quanto para seu adversário, do que simplesmente ganhar por um gol roubado, como acontece em alguns jogos de futebol.

9# Respeite seus adversários


Um jogador de rugby não vê o time adversário como um mal para eliminar, ele tem profundo respeito pelo outro competidor. Basta ver quando alguém se contunde e sai de campo, os atletas do outro time fazem questão de aplaudi-lo, isso sem contar no terceiro tempo que é um encontro dos dois times para tomar alguma coisa juntos depois da partida.

Você precisa enxergar a competição como algo benéfico para você. Ela vai te motivar a se esforçar mais para tornar seu produto (trabalho, empresa, equipe) ainda melhor. Sem um bom adversário, você perde este parâmetro.

10# O sucesso vem de jogar com Paixão

Reprodução

Rugby não é um esporte para um cara apático. Talvez mais do que qualquer outro atleta, jogadores dedicam-se a cada partida com o coração, paixão e um amor para o esporte que os leva a ganhar. Basta saber, que o esporte é amador em muitos países ainda, com salários absurdamente inferiores ao futebol, onde atletas ganham cifras milionárias e, ainda assim, muitos entram sem a dedicação devida.

Para fazer bem qualquer coisa em sua vida, é necessário dedicação, esforço e paixão. Sem isso, você será um executor apenas um funcionário, empresário ou empreendedor mediano e medíocre.

 

 

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »