Você pode ter escolhido estudar em uma outra cidade, fazer um intercâmbio, optar pela liberdade de sair das asas dos pais ou mesmo por causa do trabalho. Mas, em todos esses casos, você terá que conviver com uma realidade muito idealizada, sonhada desde a adolescência e que você só descobre a real quando convive pessoalmente: morar sozinho.
+ Homens solteiros gastam mais do que casados
+ Mulheres preferem homens com breve relacionamentos
Tire logo da cabeça aquelas histórias de oba-oba, festas sem fim, bebedeira todo dia e o fato de não dar satisfação a ninguém. Para encarar uma ‘carreira solo’ é preciso muita disciplina, atenção e responsabilidade.
Para tentar dar um help para quem começou esta empreitada, confira algumas dicas básicas de coisas que você precisa saber sobre morar sozinho.
Antes de morar sozinho
Será que dá?
Antes de anunciar que vai sair de casa para seus pais, você precisa botar no papel o quanto que isso irá impactar no seu orçamente e, principalmente, a viabilidade disso tudo. Aluguel, condomínio, água, luz, internet, alimentação são algumas das coisas que deve ser levado em conta. A partir daí você poderá escolher se vai pegar um lugar para morar sozinho, se vai dividir com amigos ou mesmo com a parceira.
Escolha as pessoas certas para dividir o espaço com você
Se você não conseguiu morar sozinho, terá que dividir o espaço com outra pessoa, seja amigo, colega ou mesmo a parceira. Tirando o último caso, o ideal é que você escolha pessoas que tenha o ritmo de vida parecido com o seu, para ter harmonia.
Se você é um cara tranquilo e escolher uma pessoa que goste de fazer festas todo final semana, terá problemas para conseguir dormir. Se você namora, evite dividir o espaço com um mulherengo, pois o entra e sai de mulheres pode incomodar a sua garota.
Organização das atividades
Se você divide o espaço com alguém, saiba otimizar as potencialidades de cada um. Se uma pessoa é boa com limpeza, deixe-a cuidar dessa área e foque em cozinhar e/ou passar a roupa. Caso ninguém seja especialista em nada, divida e faça um rodízio semanal. O mais importante: se você se comprometeu com algo, faça!
Morando sozinho
Controle suas finanças
Morar sozinho envolve muitos gastos além do próprio aluguel. Para que você não deixe nada de lado, faça uma planilha com as contas fixas para você se programar, agende pagamentos no seu banco e evite pagar depois da data limite.
Outro ponto a se observar é a forma de pagamento. Contas de consumo (alimentos, gasolina, transporte, água, luz, telefone, internet, TV à cabo e condomínio) devem ser pagas em débito, já que no outro mês elas estarão lá. Caso você efetue o pagamento no crédito, isso pode levar a um efeito bola de neve, acumulando dívidas sem controle.
Cuide da sua alimentação
Não é porque você saiu da casa da sua mãe que agora vai comer só junkie food. Morando sozinho, você terá que tomar muito mais cuidado com o que vai comer e precisa balancear a alimentação, ou a balança vai denunciar seu novo estilo de vida. Escolha um ou dois dias para uma alimentação mais desregrada e o resto dos dias priorize comida saudável e uma dieta variada.
Saiba que não é toda comida que fica pronta em 5 minutos, como o miojo. Cozinhar vai demandar tempo e muita louça suja para limpar. Tente otimizar fazendo pratos para mais de uma refeição, e conserve na geladeira ou até freezer.
Gestão alimentos
Faça listas do que você precisa comprar e deixe-as em um ambiente acessível para ir acrescentando durante os dias. Se você não tem muito tempo para ficar na cozinha, evite alimentos que estragam em poucos dias. Mantenha um estoque de alimentos coringas (macarrão, molho pronto, miojo, enlatados, arroz, creme de leite, leite condensado, biscoitos, óleo, sal e temperos).
Para os pratos que você fizer, deixe, no máximo, três dias na geladeira. Uma vez por mês faça uma vistoria geral na geladeira e jogue fora coisas muito antigas e com prazo de validade vencido.
Atenção especial com a limpeza
Se você quiser viver em um ambiente decente e confortável (e possivelmente queira receber visitas ou garotas nele), precisa se preocupar com a limpeza. Divida as tarefas e programe-se durante os dias da semana. Caso seu orçamento permita, avalie contratar alguém que cuide disso uma vez por semana. Assim você otimiza seu tempo com outras coisas a não ser o cuidado com o espaço.
Roupa suja
Ao contrário da casa dos seus pais, morando sozinho as roupas não aparecerão nas gavetas limpas e passadas. Você terá que programar pelo menos um dia na semana para lavá-las e outro para passar. Na hora de lavar, separe as roupas coloridas das brancas para não manchar. Quando for passar, escolha a temperatura ideal para o tecido e cuidado com as estampas.
Não dê festas todos os dias
Nos primeiros meses, você vai querer chamar todo mundo para seu espaço, vai querer dar festas todo final de semana e tudo mais. Mas, lembre-se que esta é sua casa e seu espaço. Por isso manere nos eventos em casa e evite chamar qualquer um. Ou você terá coisas destruídas ou furtadas em seu apartamento.
Outro importante é na hora de chamar uma garota para sua casa. Apesar de ter o espaço para você, evite chamar qualquer uma. Até porque uma vez com o endereço na mão, a louca pode atormentar você por muito e muito tempo depois…
Nada se resolve sozinho!
Essa é uma coisa que você vai aprender com os erros e problemas que aparecerem no seu espaço. Inevitavelmente as coisas vão quebrar, precisarão de alguém que assuma as responsabilidades e este será você. Com ajuda da internet e por tentativa e erro, você chega lá.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso