Ju Romano e histórico ensaio plus size que deveria inspirar todas as mulheres

Blogueira faz ensaio inédito e sem photoshop para revista de moda e quebra paradigmas

QUEBROU A INTERNET! Esqueçam tudo o que vocês já viram na web! Gostaria de mostrar para vocês esta imagem da blogueira brasileira Ju Romano em uma revista de moda, um marco para a mídia feminina não só brasileira, mas mundial.

Esqueçam a polêmica capa de Kim Kardashian na revista Paper Magazine, onde ela aparece photoshopada, bezuntada no óleo, destacando seu derrière avantajado. Nada, nem ninguém foi tão positivamente polêmico do que a blogueira Ju Romano ao fazer um ensaio para a ELLE Brasil mostrando seu corpo, sem nenhuma edição de imagem.

+ Coisas que uma mulher gordinha precisa saber

Se você pensa que o ensaio faz parte de uma reportagem sobre plus size, errou. O objetivo de revista é apresentar a diversidade do corpo feminino e iniciar um processo de aceitação das suas formas, curvas, pintas, celulites e estrias. Ao invés de ficar neurótica com padrões pré-estabelecidos, correndo atrás de dietas absurdas e incisões cirúrgicas, que tal simplesmente desencanar e aceitar seu corpo tal qual como é?

“Não é sobre a gordura em si, é sobre a LIBERDADE de tomar as próprias decisões sobre o nosso corpo, sobre esquecer a ideia irreal de “perfeição corporal”, sobre DIVERSIDADE – sendo gorda, magra, alta, baixa, etc”. (Ju Romano)

Ju Romano e o ensaio plus size que deveria servir de inspiração para todas as mulheres 2

Particularmente, conheço Ju Romano já há algum tempo e acompanho seu trabalho para aumentar a autoestima da mulher e mostrar a ela que não existe padrão de beleza. A mulher com uns quilinhos a mais pode e deve se sentir completa assim. Fiquei ainda mais fã (e de cara!) ao ver seu ensaio, um marco para a imprensa de moda, sempre preocupado com estereótipos, estética e perfeição corporal.

Em seu blog, ela nos leva a uma reflexão:

“Bom, o que eu mais ouvi dos meus amigos e parentes foi “Uau! Que coragem!”… Mas vejam, eu não preciso de coragem para ser eu mesma! Por que eu tenho que ter coragem de mostrar algo que eu já vejo todo dia? Por que eu tenho que ter coragem de mostrar o meu corpo, se todo mundo tem um diferente e cada um a sua maneira? Não é coragem mostrar seu corpo só porque ele tem curvas a mais do que o que a gente está acostumada. E se a gente visse mais imagens como essas acima, pararíamos de ficar tão chocadas quando uma mínima gordura aparecesse na vida ou no espelho”. (Ju Romano)

Além da necessidade da mulher se reafirmar no mercado profissional, o mundo moderno colocou outras pressões no sexo feminino: ser linda, sempre perder peso, antenada, saber levar seu parceiro à loucura na cama, fazer tratamentos antienvelhecimentos para continuar jovem, usar e abusar de produtos de beleza, etc…

Ju Romano e o ensaio plus size que deveria servir de inspiração para todas as mulheres 5

Mas, esqueceu de colocar itens primordiais dentro das necessidades dela: a de ser feliz com o que tem, com seu corpo e a liberdade de escolher o que fazer.

E para os que patrulham a vida alheia e evangelizam a vida saudável, fica outra dica da Ju Romano:

“O CORPO É MEU E EU FAÇO O QUE EU QUISER COM ELE E NINGUÉM TEM NADA COM ISSO! (não me leve a mal, que dos meus exames entendo eu, ok?)”

Sim, sei que o MHM foi criado para transformar o homem em um cara melhor. Mas, sinto a necessidade de falar com sua parceira, amiga e até com você mesmo para entender que esta busca insana pela perfeição é errada.

Assim como amamos nossas parceiras independente do peso, altura, celulite ou estrias, precisamos que ela se sinta segura como ela é.

É claro que ficamos felizes ao ver uma mulher preocupar-se com a beleza e estética para ficar ao nosso lado, mas estes cuidados não valem sofrimentos, insatisfações e mau humor. Mas vale um simples e verdadeiro sorriso do que anos de dietas em busca de uma perfeição que não existe.

Ju Romano e o ensaio plus size que deveria servir de inspiração para todas as mulheres 7

Assim como a blogueira pregou em seu site, gostaríamos de que essa mensagem fosse repassada e divulgada tanto para mulheres como homens. Este ensaio foi um marco para quebrar tabus e preconceito, mas esperamos que muitos outros do tipo apareçam e a mídia se preocupe mais com a felicidade feminina do que com ideais de perfeição.

Por fim, preciso falar mais uma coisa pra você, Ju Romano:

-VOCÊ FOI FODA!

Ju Romano e o ensaio plus size que deveria servir de inspiração para todas as mulheres 6

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »