Apesar da pose sensual, Kim Kardashian foi alvo de uma piada racial

A celebridade reproduziu a pose famosa de uma escrava negra

PS: Você pode navegar nesta página de duas formas. Pode consumir as imagens como mais uma celebridade exibindo sua bunda em poses sensuais. É só não ler o texto e não ligar para algumas fotos fora do contexto. Se quiser entender o contexto da porra toda, pode fazer uma reflexão bem mais aprofundada sobre esta parte do corpo feminino. É só conferir o post completo.

_____

Na quarta, 12/11, as redes sociais foram inundadas com imagens da revista Paper Magazine, onde Kim Kardashian aparece nua, bezuntada no óleo, destacando o seu bumbum avantajado e apoiando uma taça de champanhe nele. A intenção da publicação estava não só clara, como explícita na capa da revista: Queriam quebrar a internet.

Apesar da pose sensual, Kim Kardashian foi alvo de uma piada racial 3

Logo, milhares de pessoas elogiaram o corpo e a ousadia da moça. Outra parte maior ainda execrou a atitude da celebridade, mais uma vez expondo seu corpo nu para chamar a atenção. Para fazer as fotos, o renomado fotógrafo francês Jean-Paul Goude foi escolhido, um dos mais respeitados profissionais do mundo da moda, responsável pela maioria das campanhas da Chanel.

Para contextualizar, a Paper é uma revista americana com pegada moderna, quase uma bíblia entre os descolados do planeta. Teria a publicação e o fotógrafo sucumbido somente ao dinheiro para produzir uma simples imagem que irá rodar à exaustão toda internet e virar muitos memes?

Enquanto o mundo discutia se a mãe Kim devia mostrar ou não sua bunda, poucos sabiam que aquela imagem é uma recriação que o fotógrafo Jean-Paul Goude fez de uma imagem icônica chamada “O incidente do champanhe”, com Grace Jones, em 1979. Confira se não é igual?

Apesar da pose sensual, Kim Kardashian foi alvo de uma piada racial 10

Com uma pequena pesquisa, descobri que ele não só fez imagens plasticamente belas e artísticas de Kim, como conseguiu trazer várias camadas a ela. Aquilo que parecia uma ode a um dos derrières mais famosos do planeta e uma imagem totalmente sexista, transformou-se em uma referência sutil a Saartjie Baartman, uma escrava negra do século 19, que era usada como atração de circo na Europa por ter seu bumbum avantajado.

Fui confuso agora, nê? Vou explicar!

Por ter um bumbum desproporcional (assim como Kim), Saartjie “Sarah” Baartman (1789- 1815) aos 19 anos foi levada para Londres para se apresentar em um “circos de horrores”. Ela era exibida como um ser meio humano, meio macaco. Nestes shows, dançava como um animal e, por um pagamento extra, o público podia tocar suas nádegas.

Apesar da pose sensual, Kim Kardashian foi alvo de uma piada racial 8

A sua exibição em Londres causou escândalo. Os grupos de defesas dos negros da época conseguiram proibir o show na Inglaterra, o que levou seu dono a vendê-la a um francês, domador de animais. Considerando que a adquirira como prostituta ou escrava, o novo dono mantinha-a em condições muito mais duras.

Na França, ela foi ainda mais humilhada, e as apresentações ficaram ainda mais agressivas. Em Paris, cientistas do Museu de História Natural requisitaram ao dono de Saartjie que ela fosse alugada para estudos (lembre-se que ela era escrava, uma propriedade, não uma pessoa). Foi exposta a multidões que zombavam dela. Era alvo de caricaturas, mas chamou também o interesse de cientistas e pintores. Cientistas fizeram vários desenhos de seu corpo, tiraram suas medidas e observaram seus costumes como se ela fosse um animal exótico.

Por fim, Saartjie ficou doente e viciada em álcool, foi obrigada a se prostituir até morrer de doenças venéreas e pneumonia, em 29 de dezembro de 1815.

***

Você pode até pensar que eu estou viajando demais, mas a relação das duas e a referência do fotógrafo tem um tom muito mais crítico do que de veneração. Veja por que?

Se você não conhece direito Kim Kardashian, vou apresentá-la a você:

Apesar da pose sensual, Kim Kardashian foi alvo de uma piada racial 4
Ela é socialite, personalidade da moda e das mídias sociais, aspirante a estilista, empresária, modelo, participante de reality show e atriz americana. Ganhou fama depois que sua sextape vazou pela internet, tornando-a conhecida internacionalmente.

Até o momento, ela tem 25 milhões de seguidores no Twitter, cerca de um milhão a menos do que Oprah Winfrey e quase 5 milhões a mais que a CNN Breaking News. Sua conta Instagram, onde ela é uma fornecedora infindável de selfies, é o terceiro mais popular. Ela ostenta o título de ser dona de um do bumbum mais famoso do mundo e faz questão de exibi-lo de todo o jeito para câmeras e paparazzis como forma de promoção da imagem.

Já começaram a entender as semelhanças?

Apesar da pose sensual, Kim Kardashian foi alvo de uma piada racial 5
Assim como Saartjie Baartman, Kim vive da exposição de sua bunda. A pequena diferença é que, enquanto a escrava do circo de horrores fazia uma exposição explícita, a outra vive da repercussão de suas fotos e poses sensuais na internet, gerando nome, marketing próprio e dinheiro.

Só isso? Não!

Apesar da pose sensual, Kim Kardashian foi alvo de uma piada racial 7
Questionada sobre o fato de ter seu corpo explorado, a própria Sarah Baartman declarou que não se considerava vítima de coação e tinha o perfeito entendimento que lhe cabia metade da receita das exibições. Ou seja, não importa o que era feito com ela, o importante é que ela ganhava por isto.

Será que Kardashian não pensa o mesmo?

Apesar da pose sensual, Kim Kardashian foi alvo de uma piada racial 6
Apesar das críticas negativas e todos os memes gerados, no fim do primeiro dia de apresentação da capa, Kim Kardashian conseguiu estar nos holofotes da imprensa mais uma vez. Isto vai resultar, provavelmente, em uma renovação do contrato do seu programa de TV e vai aumentar seu faturamento com roupas, perfumes, sapatos e games. Sem falar em todas as revistas que ela irá vender.

De acordo com uma consultoria, a socialite tem patrimônio estimado em quase 50 milhões de dólares.

Só para finalizar…

Apesar da pose sensual, Kim Kardashian foi alvo de uma piada racial 9
Depois de morta, os resultados da autópsia constavam que Saartjie era uma mulher “inteligente, com excelente memória e fluente em holandês”.

No twitter, Kim escreveu sobre uma das fotos do ensaio. “E ainda dizem que eu não tinha um talento… tente equilibrar uma taça de champanhe na sua bunda!”.

Pois é, acho que o fotógrafo Jean-Paul Goude foi muito feliz na sua sutil comparação. Você não?

Apesar da pose sensual, Kim Kardashian foi alvo de uma piada racial 11

Fonte: Styleite

Para saber mais sobre Saartjie Baartman, acesse este link

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »