Existe diferença entre cerveja de lata e garrafa?

erá que a bebida na garrafa é realmente mais gostosa?

Uma polêmica comum que ronda as mesas de boteco é quanto ao tipo de embalagem que conserva a cerveja. Será que realmente existe diferença entre cerveja de lata e garrafa? Se positivo, será que a lata leva desvantagem na conservação do fermentado?

Desculpe, mais uma vez, decepcionar os considerados ‘expert’ cervejeiros, mas as diferenças existentes entre um produto e outro são quase imperceptíveis aos leigos.

“Uma cerveja de uma determinada marca tem a mesma receita, seja ela armazenada em lata, garrafa ou barril. Há uma pequena variação na quantidade de gás carbônico, pois, dos três, o barril é o mais resistente, e a lata, a menos”, explica a beer sommelier Cilene Saorin ao site Uol.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Confira algumas razões para você abandonar de vez o mito de que uma cerveja é melhor do que outra só pelo recipiente.

1# Elas têm o mesmo tempo de maturação

Existe diferença entre cerveja de lata e garrafa 2

Tanto a cerveja de garrafa, lata ou barril tem o mesmo tempo de maturação. O líquido da garrafa ganha mais carbonatação do que a lata só por causa do material que veda as tampinhas ser mais permeável aos gases que o alumínio. Isto é feito somente para manter a carbonatação ao longo do prazo de validade.

O resultado é a cerveja na latinha e no chope levemente mais suaves ao paladar. Mas, mesmo assim, essa diferença não é notada pelo consumidor comum.

2# Os processos de pasteurização são quase o mesmo

Para aumentar o prazo de validade da bebida, é realizado a pasteurização da cerveja. Ela é feita tanto no alumínio quanto na garrafa.

3# Materiais que não proporcionam sabores à bebida

A liga metálica de alumínio, assim como a garrafa, foram escolhidas para guardar sua cerveja por não deixarem sabor ou gosto particular.

“À exceção acontece nas latas de 5 litros — mais comumente conhecidas como KEG — as quais utilizam ligas de ferro em sua composição e podem deixar a cerveja com sabor metálico ou oxidado”, aponta o mestre cervejeiro Paulo Schiaveto ao site Brejas.

4# Por incrível que pareça, na latinha pode ser até melhor

Existe diferença entre cerveja de lata e garrafa

Diferente de alguns tipos de garrafa, que fazem o líquido sofrer com ação da luz (causando o famoso efeito de gambá), na latinha isto não acontece. Ou seja, além de não interferir no sabor, protege ainda mais do que o vasilhame.

Por isso, esqueça o preconceito da latinha de uma vez por todas. E, se você ainda duvida, faça o teste cego e conte o resultado para a gente!

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »