Guia prático de como fazer uma boa massagem

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Uma boa massagem pode salvar o seu dia – ou, pelo menos, aliviar o estresse e relaxar seus músculos para que você recupere a disposição e enfrente seus problemas com mais tranqüilidade.

Um estudo realizado no Centro Medico Cedars-Sinai, em Los Angeles, concluiu que uma boa massagem pode até provocar alterações biológicas no corpo de quem a recebe!

Os voluntários experimentaram reduções significativas nos níveis do hormônio cortisol – responsável pelo estresse – no sangue e na saliva, e também um aumento no número de linfócitos, os glóbulos brancos do sangue que são parte do sistema imunológico.

Então, se você é altruísta e está afim de aprender uma técnica bem simples de massagem para relaxar suas amigas ou a pessoa que você ama, preparamos um guia prático e didático. Quem sabe, depois de mostrar suas habilidades você também não recebe uma massagem em troca?

Qual é a melhor técnica?

Existem vários tipos de massagem e técnicas diferentes. Para descobrir a melhor para você, é importante saber qual o seu objetivo com ela.

Se você quer aliviar o estresse, por exemplo, técnicas como a Shiatsu ou a Reflexologia são excelentes opções mas, se você procura tratar algum problema muscular, é melhor procurar um profissional para receber a orientação correta.

Quer aprender?

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Para realizar uma boa massagem profissional, ou desenvolver suas habilidades em técnicas específicas, é indispensável realizar um curso. Afinal, massagens mais elaboradas exigem um conhecimento mais avançado do corpo humano e, se você tentar realizar alguma técnica mais difícil sozinho, pode acabar lesionando quem vai receber a massagem.

Por isso, vamos ensinar uma das técnicas mais simples – mas não menos efetivas – para relaxar.

Dicas importantes

  • Antes de começar a massagem, é importante tirar qualquer acessório – como joias e relógios – e prestar atenção no tamanho das suas unhas. É meio óbvio, mas se elas estiverem um pouco grandes podem machucar bastante a pele e acabar com o propósito da massagem.
  • A cama parece uma excelente opção pra começar, não parece? Mas, ao contrário do que muita gente pensa, o colchão pode absorver toda a pressão dos movimentos. Por isso, use um daqueles tapetes de yoga, se preferir, deite a pessoa que vai receber a massagem diretamente no chão.
  • Não há problema algum em utilizar óleo de amêndoa para atenuar o movimentos das mãos, mas fuja dos hidratantes corporais para não ter riscos de irritar a pele.

Passo a Passo

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Antes de tudo, é claro, deite a pessoa que vai receber a massagem de barriga para baixo. Deixe claro também que ela pode reclamar da intensidade e dizer se quer movimentos mais fortes ou mais leves!

Para começar, ligue uma música bem tranquila e, se a massagem for na sua namorada ou parceira, sinta-se livre para escolher uma playlist mais sensual. Só tome cuidado para as músicas não serem estimulantes demais e agitarem o corpo dela em vez de relaxar os músculos, né? Afinal, ainda não estamos falando de massagem erótica.

Siga a ordem

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  1. Coloque um pouco de óleo em uma colher de chá e espalhe pelas costas inteiras com bastante calma – não é pra jogar o óleo todo de uma vez, certo?
  2. Deslize a palma das mãos abertas em formato de “V”nos dois lados das costas e mescle os movimentos descendo até a cintura e subindo até o pescoço. Cuidado para não pressionar a coluna vertebral!
  3. Depois de repetir três vezes primeiros movimentos, você pode concentrar a massagem na região dos ombros porque essa é a área mais tensa do corpo.
  4. Aliás: você sabia que a rouquidão pode ser causada pela tensão concentrada no pescoço e nos ombros? Pois é: concentrar a massagem nessa área pode até ajudar a aliviar esse problema!
    Faça a massagem nos ombros como se estivesse amassando um pão, unindo os quatro dedos com o polegar em um movimento de pinça. É interessante realizar esse movimento por pelo menos um minuto.
  5. Agora, volte para o terceiro passo e, depois, repita o quarto mas, dessa vez, deslizando as mãos por toda as costas – um lado de cada vez.
  6. Intercale todos os movimentos com o terceiro passo, ok?
  7. Para “levantar os músculos”, você pode fechar a mão e deixar o polegar para fora – como se fosse a pata de uma lagosta – então, você aplica pressão em movimentos de torção. Continue seguindo os movimentos e alternando as mãos em um movimento de “para-brisa”, como mostra a imagem.
  8. As técnicas de petrissage trabalham com movimentos mais curtos e circulares. Ao amassar a pele com pressão e com esses movimentos rotativos, você aumenta a circulação. Com a palma das mãos, inicie o movimento na cintura em vez dos ombros e percorra as costas inteiras por dois minutos.
  9. Faça movimentos circulares com os polegares ao redor da coluna, na região do pescoço e na direção da cintura.
  10. Provavelmente, você já fez uma massagem neste estilo: coloque as duas mãos na clássica posição de um dos golpes de karatê e, com bem mais leveza, é claro, bata em toda a extensão das costas.
    Agora, com a mão em formato de concha, dê leves palmadas nos dois lados das costas.

Pronto! Agora que você sabe as técnicas básicas, é só testar. Lembre-se que você também pode fazer esse tipo de massagem em uma cadeira. Se quiser improvisar, use uma cadeira simples de computador e peça para que a pessoa se sente ao contrário, com o peito apoiado no encosto. O ideal é que ela esteja sem camisa ou de biquíni.

Se você não tiver tanta intimidade com a pessoa – o que seria um pouco estranho, afinal, você está fazendo uma massagem nela sem cobrar nada por isso – pode levantar apenas a parte de trás da camiseta e trabalhar os movimentos normalmente.

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