Deixem as Valentinas em paz

masterchef junior valentina

Seja sincero, o que você achou desse tweet? Engraçadinho? E se eu te disser que a tal Valentina é uma garota de 12 anos? Continua sendo engraçado?

+ Mulheres relatam primeiros casos de assedio em campanha no Twitter

Para mim, como mulher, ler uma coisa dessas chega a me dar arrepios. Na real, dá vontade de chorar. Digo isso porque vivi na pele, a minha adolescência inteira, o assédio de homens mais velhos, desconhecidos ou não. Se você conversar direitinho com algumas amigas, vai descobrir que isso é mais comum do que parece.

Sabe quem assedia menores? Não, não são (só) monstros pedófilos. São carinhas aparentemente normais, que sempre acharam ok reparar na bunda de uma menina de 14 anos e dizer “já guenta”. Ou universitários que curtem ir em festinhas de 15 anos para pegar umas “novinhas fáceis”.

size_810_16_9_12140172_1917314541826474_7460533478355932938_o

Vou dar a letra, então: isso pode até parecer normal e você pode achar que não passa de brincadeira. Mas não é. Por mais que meninas pareçam mais velhas ou tentem se comportar ‘como adultas’, elas não são adultas.

A maioridade civil não existe à toa – nós passamos a ser considerados adultos depois dos 18 anos pela lei porque até então não somos totalmente donos das nossas decisões.

“Ah, mas a menina é safada!”

“Já tem corpo de mulher”

“Sabe bem o que está fazendo”

Será mesmo? Pense em quanta merda você fez quando era adolescente se achando o ‘adultão’. Se você tivesse nascido menina, teria o agravante de, desde cedo, ser estimulada a parecer mais madura, assumir mais responsabilidades (porque afinal “meninas amadurecem mais cedo”) e, pior ainda, ser bombardeada com a ideia de que tem que parecer atraente para os meninos – mesmo quando você só quer brincar em paz no parquinho.

1116573-valentina-integrante-do-masterchef-950x0-3

Se você tivesse nascido menina, provavelmente aos 16 anos já estaria acostumada a ouvir “delícia”, “gostosa” e “chuparia toda” de homens na rua e na escola há pelo menos uns seis anos. E chegaria aos 18 anos talvez achando isso normal, ou talvez tendo pavor de sair de casa.

Por isso, a partir do momento em que você se torna um adulto (civilmente), tem a responsabilidade de tratar crianças e adolescentes como menores que são.

Ter maturidade significa também saber assumir o seu poder de decisão em relação à outra pessoa. E de respeitar o direito de meninas e mulheres andarem por aí sem serem importunadas pelo seu julgamento sobre a aparência delas.

TWWET VALENTINA 2

É fácil dizer que os caras que tuitaram isso são doentes, monstros. Na verdade, é uma maneira de tentar mostrar que não tem nada a ver com isso. Difícil mesmo é prestar atenção nas piadinhas que sempre fez.

Mas, se você chegou até aqui sem se convencer de que enxergar sexualidade em crianças é criminoso, é melhor ir se tratar mesmo.

► Texto por Ana Carol Nunes. Comunicadora, amante de esportes, otimista inveterada, fala sozinha na rua e está há 0 dias sem comprar briga no Facebook.

Quer ter seu texto publicado aqui? Mande um e-mail com sugestão [email protected] e quem sabe nós não publicamos.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »