#PrimeiroAssédio Mulheres relatam primeiros casos de assedio em campanha no Twitter

Shutterstock: Yuganov Konstantin

A repercussão sobre os comentários de cunho sexual feito nas redes sociais a participante Valentina, de 12 anos, do MasterChef Júnior, causou tamanha polêmica que o grupo Think Olga resolveu organizar uma ação no Twitter #PrimeiroAssédio, incentivando as mulheres a relatarem os primeiros casos de assédio que sofreram na infância/adolescência.

+ Deixem as Valentinas em Paz

A hashtag ganhou tamanha repercussão que chegou aos TT’s do Brasil, gerando muitos comentários, relatos chocantes de mulheres que foram assediadas na infância.

“O assédio acaba sendo invisibilizado por dois motivos. O primeiro é que, ao reclamarmos dele, sobretudo quando crianças, ouvimos que é normal, que homem é assim, que ‘ele estava bêbado’, que estávamos com certa roupa e por isso não devemos reclamar”, argumenta Luíse Bello, publicitária e gerente de conteúdo e comunidade do Think Olga.

#PrimeiroAssédio 2

O assédio está longe de figurar só as redes sociais e ganham a vida real. Dados oficiais do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontam que, das 500 mil mulheres que são vítimas de estupro por ano no Brasil, 70% são crianças e adolescentes – sendo 51% menores de 13 anos.

“E isso vai ficando invisível para os homens porque normalmente não acontece na frente deles. Se uma menina está acompanhada pelo pai ou pelo irmão quando está andando na rua, dificilmente um homem vai mexer com ela – isso vai acontecer quando estiver sozinha”, completa.

Apesar de ser uma campanha bem pesada, sou favorável a que estas histórias não fiquem só na mente das garotas que sofreram o assédio, mas que ganhem a internet para que o problema seja discutido da maneira mais ampla possível. Confira abaico alguns chocantes relatos que chegaram no Twitter.

Você, mulher, já viveu algo parecido? Divida a sua história e NÃO silencie este tipo de violência: ‪#‎PrimeiroAssedio‬.

O que fazer: sofreu, conhece casos ou presenciou assédio? Denuncie! Disque 100. O número é responsável por receber denúncias e pode acionar uma rede de proteção.

Fonte: Revista Fórum

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »