Nem todo careca é feliz com sua calvície. Alguns preferem disfarçar, outros assumem geral e ainda existem aqueles que ficam no meio do caminho. Para quem quer dar um ar mais estiloso a sua cabeça (como a do ator Jason Statham), mesmo com os cabelos rareados, existe a técnica de tatuagem capilar, muito acessível do que o implante. Entenda como funciona.
O que é a tatuagem capilar?
Uma alternativa para quem tem pouca telha, a micropigmentação do couro cabeludo (Scalp MicroPigmentation, ou SMP nos EUA) é essencialmente o processo de ter seu couro cabeludo tatuado com pequenos pontos que se assemelham a aparência de barba por fazer, dando-lhe a aparência de um cabelo que recém foi passado a máquina. A diferença aqui é que, como ele é feito uniformemente, não dá a impressão de ter buracos sem cabelo na cabeça enquanto outras regiões tem.
É como se você, sem problemas de calvície, resolvesse raspar geral. É apresentado como uma ‘solução imediata para queda de cabelo. Não há nenhuma cirurgia invasiva, sem cicatrizes e pode durar por muito tempo na sua cabela.
Por que eu iria querer um?
A micropigmentação, pelo menos, dá uma aparência de ter um cabelo um pouco mais uniforme. Ela também possibilita para mascarar cicatrizes e atingir áreas onde não há mais raízes de cabelo.
Vale lembrar que este procedimento de micropigmentação já é feito por algumas mulheres que querem preencher a sombrancelha ou por caras que querem ter um estilo barba por fazer.
O que isso implica?
A micropigmentação não penetra a pele tão profundamente quanto uma tatuagem normal, e a cor pode ser combinado para o seu tom de pele e cor do cabelo que antes você tinha.
O tatuador vai fazer centenas de minúsculos pontos sobre seu couro cabeludo. A sessão normalmente pode durar até 8 horas, dependendo da área a ser tratada.
O tratamento é permanente, mas pode ser modificada (e em alguns casos invertida). E não se preocupe em ir cinza – se o resto do seu cabelo faz, o tratamento pode ser tocado até o jogo.
É doloroso?
Dói menos do que ter uma tatuagem regular, e certamente muito menos do que um transplante de cabelo. Anestésicos estão disponíveis para usar no couro cabeludo, embora a maioria dos homens preferem não usá-los.
Quanto custa?
Existem muitas empresas gringas que fazem isto, mas por aqui já tem lugares que prestam o serviço. Os preços variam dependendo da área do couro cabeludo que precisa ser tratada, mas você encontra valores a partir de R$ 2,5 mil. Para efeito de comparação, o implante capilar custa a partir de R$ 5 mil.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso