Com o tempo que gasta no Facebook, você conseguiria ler 200 livros em um ano

Com o tempo que gasta no Facebook, você conseguiria ler 200 livros em um ano

Acha que lê pouco? A culpa, além da sua preguiça, é provavelmente do Facebook. O tempo que você gasta na rede social poderia te dar uma brecha no seu dia para ler cerca de 200 livros em um ano.

Sabe aquela desculpa de não ter tempo para ler? Então, ela é uma furada. Tudo na vida é prioridades e, neste caso, a sua prioridade provavelmente é passar boa parte do seu tempo vendo seu feed de notícias.

Quem garante isso é o escritor norte-americano Charles Chu, que comprovou a própria tese em 2015, quando lançou a si mesmo o desafio de ler pelo menos 3 livros por semana.

A ideia começou quando ele descobriu que seu ídolo, o investidor Warren Buffett, atribuía o próprio sucesso à força da sua relação com os livros.

Segundo o bilionário em uma entrevista para o USA Today, o ideal para o sucesso é ler 500 páginas por dia: “É assim que o conhecimento funciona, é construído (…) Qualquer um é capaz de ler 500 páginas por dia, embora a minoria realmente faça isso”.

Na época que leu essa entrevista, Chu estava no seu “emprego dos sonhos” e seus amigos e familiares o consideravam um vencedor, mas, mesmo assim, ele sentia um vazio gigantesco em relação às próprias escolhas.

Então, ele decidiu então seguir o conselho de Buffett e investir, com força, nos livros. Funcionou: ele não conseguiu chegar ao máximo de 500 páginas por dia, mas depois de 2 anos já tinha terminado mais de 400 livros.

“Os livros me deram coragem para viajar, a convicção para me demitir, me deram modelos e heróis e significado em um mundo em que eu não tinha nenhum”, escreveu ele em seu site, Better Humans.

Para alcançar esse objetivo, Chu dá a dica: não desista antes de começar e pense o óbvio. Estatisticamente, os norte-ameircanos leem entre 200 e 400 palavras por minutos. Um livro de não ficção, por exemplo, tem em média 50 mil palavras. Multiplique isso por duzentos e elas serão 10 milhões e palavras.

Depois, divida 10 milhões por 400 – que seria a sua capacidade de leitura por minuto – e pronto: ser˜åo necessários 25 mil minutos, ou 417 horas, para ler 200 livros.

Agora, tudo o que você precisa fazer é encontrar tempo. Segundo Chu, o norte-americano médio passa 608 horas nas mídias sociais e 1642 horas na frente da televisão: “São 2250 horas por ano gastas com lixo” reforça. “Se fossem gastas lendo, você poderia ler mais de mil livros por ano!”.

Entendeu o raciocínio? Então, defina suas prioridades!

Quer boas sugestões para trocar pelo Facebook? Se liga nas nossas recomendações!

Reportagens

Com o tempo que gasta no Facebook, você conseguiria ler 200 livros em um ano

Reportagens é um livro em quadrinhos com as principais reportagens do jornalista  Joe Sacco que, nos últimos anos, tem se voltado cada vez mais ao estilo para relatar os conflitos que cobriu ao redor do planeta. Reunidas pela primeira vez, essas reportagens mostram por que Sacco é um dos principais correspondentes de guerra dos nossos tempos.

São histórias de refugiados africanos em Malta, de contrabandistas palestinos, de criminosos de guerra e de suas vítimas. E ainda de uma incursão com o exército americano no Iraque, em que ele vê de perto a miséria e o absurdo da guerra. Um de seus trabalhos mais maduros, Reportagens traz Sacco nas linhas de frente dos conflitos, relatando com sensibilidade e crueza os horrores — e as esperanças — da humanidade. Vale a leitura.

Admirável Mundo Novo

Com o tempo que gasta no Facebook, você conseguiria ler 200 livros em um ano

Este é um livro que todo mundo dever ler na vida. Um clássico moderno, a distopia de Aldous Huxley é excelente para quem procura um dos exemplos mais marcantes da ficção científica que aborda estados autoritários, ao lado, é claro, de 1984, escrito por George Orwell.

 

Como toda boa ficção científica, Admirável Mundo Novo usa acontecimentos não-reais para a discussão de vários temas presentes na sociedade. Na trama existe uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos. Nela, a simples menção das antiquadas palavras “pai” e “mãe” produzem repugnância.

Um mundo de pessoas programadas em laboratório, e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento. Um mundo no qual a literatura, a música e o cinema só têm a função de solidificar o espírito de conformismo. Curtiu a sinopse?

Você não tem ideia do que é o livro por completo.

Caixa de Pássaros

Com o tempo que gasta no Facebook, você conseguiria ler 200 livros em um ano

Este romance de estreia de Josh Malerman é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai te deixar completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Tem gente comparando o suspense do livro com os trabalhos do Hitchcock.

Quer ter uma ideia? Se liga na sinopse: “Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão”.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »